Engajamento Estudantil: Comitê se Reúne para Discutir Gestão da Cidade

Engajamento Estudantil: Comitê se Reúne para Discutir Gestão da Cidade

Protagonismo estudantil e fortalecimento da gestão democrática foram os pilares da 1ª reunião do “Comitê Municipal de Participação e Protagonismo Infantojuvenil na Gestão da Cidade de Vitória”, realizada na manhã desta segunda-feira (16), na sala de reuniões da Secretaria Municipal de Educação (Seme), localizada no bairro Itararé. O encontro promoveu o debate e troca de experiências entre os nove estudantes que compõe o comitê, sobre iniciativas que possam contribuir para a gestão do município.

Os estudantes Iago Marchi, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Padre Guido Ceotto, de Jardim Camburi; Saffira Ramos e Kethellen Oliveira, da Emef Ceciliano Abel de Almeida, em Itararé; Amanda Cruz, da Emef Tancredo de Almeida Neves, localizada em São José; Kemilly Santos, da Emef Professora Regina Maria Silva, de Bela Vista; Mariana Pereira, da Emef Heloisa Abreu Júdice de Mattos, em Inhaguetá; Daniel Correia, da Emef Juscelino Kubitschek de Oliveira, e Matheus Mululo e Sophia Motta, da Emef Francisco Lacerda de Aguiar, em São Pedro, são os nove estudantes que compõem o comitê.

Os alunos foram eleitos na Semana Municipal da Infância e Adolescência, realizada no ano passado, que tem por objetivo proporcionar aos estudantes espaços de fala e escuta sobre suas realidades e os desafios que enfrentam, bem como expor seus anseios e propostas para a efetivação de seus direitos, desenvolvendo ações que enfatizem a importância da participação desses atores sociais na gestão das escolas municipais e da cidade.

Sendo assim, o comitê deve realizar encontros periódicos para discutir e dialogar sobre esses desafios, além de formular propostas que devem ser levadas aos gestores para contribuir na gestão municipal. Eles foram acompanhados no encontro desta segunda-feira pela equipe da Gerência de Gestão Escolar (GGE), por meio da Coordenação de Acompanhamento aos Conselhos de Escola e Colegiados Estudantis (Coces).

Quem também fez questão de encontrar os estudantes para ressaltar a importância do comitê para a cidade foi a secretária de Educação, Juliana Rohsner. “É muito bom ter vocês aqui. Queremos possibilitar o espaço para que vocês dialoguem e contribuam com a gestão da cidade. Saibam que vocês têm a responsabilidade enorme de representar os 43 mil estudantes da rede de Vitória. Tenho certeza de que vocês podem contribuir com ideias, propostas e novas perspectivas para que possamos continuar qualificando o atendimento em nossas unidades de ensino. Agradeço a equipe da Seme, que possibilita esse encontro e ajuda a conduzir vocês por este trabalho tão importante”, disse.

Os estudantes puderam abordar e dialogar sobre importantes áreas da cidade na reunião, como meio ambiente, segurança, saúde e educação. Para os alunos, a experiência é positiva e muito importante para o fortalecimento do protagonismo estudantil e dos colegiados estudantis.

“Eu adorei a reunião, foi muito interessante conversar com os colegas do comitê sobre diversos assuntos, e refletirmos sobre como podemos enfrentar esses desafios, além de pensar possíveis soluções para eles”, disse Iago Marchi.

 

“Achei essa reunião muito importante, pois analisamos diversos aspectos do nosso município. Juntos, refletimos sobre alguns problemas que foram trazidos, e mais importante ainda, debatemos quais as soluções e como poderíamos melhorar. Sabemos que é um grande desafio gerir uma cidade, ainda mais uma capital, como Vitória”, ressaltou o estudante Daniel Correia.

Fonte: Prefeitura de Vitória.

Relacionados