Editorial – O Penedo pertence a Primeira Vila.

Editorial –  O Penedo pertence a Primeira Vila.

A Baía de Vila Velha deve ser uma das novas propostas que a sociedade "Canela Verde" tem o direito a reconhecimento, pela história e pela geografia da Baia que acolheu Vasco Fernandes Coutinho

Por Mário Antônio Berardinelli Bernabé

Vitória e Vila Velha são cidades que possuem uma ligação geográfica, que ás une politicamente por termo definido pela suas história desde o período da colonização.
As civilizações de Vitória e Vila Velha  são originadas pelo inicio da colonização da Capitania do Espirito Santo. Politicamente falando.
Vasco Coutinho, Duarte de Lemos, José de Anchieta, Barão de Monjardim, hoje representado pelo excluso museu em Jucutuquara, testemunha a necessidade de rever ás relações politicas atuais.

Na política atual Vila Velha na gestão do atual grupo político, a cidade deixa de ser uma empresa que dava lucro. Sim, foi assim, e até as eleições de 2020, quando um jovem homem conquista o direito  ser  o novo modelo de Chefe do Poder Executivo local e revoluciona a admiração pública com uma nova doutrina política.
Juntos vereadores e prefeito e funcionários públicos consolidaram um direcionamento dos recursos públicos, impostos recolhidos pelo dinamismo social.

Dinheiro Público fruto colhido diariamente do trabalho de um povo de uma cidade, Primeiramente uma vila, duas vilas, hoje 78 municípios a preluzir riquezas para o Estado do Espirito Santo. Entendeu?
Falo do Erário, dinheiro arrecadado de impostos. Recursos públicos que promoveram uma revolução em Vila Vela, revolução Cultural. Cultura.

A nova cultura de como e onde gastar, investir, promovendo retorno para população com o investimento dos impostos pagos diariamente pelos cidadãos de bem de nossa cidade, famílias, pessoas, humanos aqui vivem. Cultura,
Obras e realizações em todas as esferas, setores da sociedade. Os bairros foram valorizados, os imóveis, as casas que os trabalhadores de nossa cidade, estão ladeadas de benefícios e de problemas.
Vencemos um problema, o maior de todos votando.  A mudança no pensamento do Líder, pelo PODER do VOTO, na qualidade vida, através do pensamento e ações dos designíos do dinheiro de nossos impostos. As ações do todo, não só do prefeito, da instituição Prefeitura Municipal de Vila Velha geradas ao logo do mandato de 4 ANOS – incluo o mandato da atual gestão até 31 de dezembro,
Assim, alcançamos em 2020, pelo voto, pelo amadurecer da DENOCRACIA na cidade, aflorou a valorização de nossa cidade, a palavra qualidade de vida revela como cultura. Não vencemos todos os problemas, mas a exemplo, cito as calamidades vividas por décadas, os alagamentos, no presente, estão sendo enfrentados pela obras das novas e amplas galerias pluviais, pelos projeto e investimentos em estações de bombeamentos, salvo engano 12 estações, definidos por um desejo de anos. Perdas se repetiam a cada calamidade que as fortes chuvas provocou e ainda podem vir a fazer vitimas. Mas poderemos crer que a cidade reagiu, fez, propôs, propõe e cobra da prefeitura municipal, atos, obras. As parceira com o Governo Renato Casagrande, governo estadual e municipal, unidos na necessidade de respostas aos problemas que são muitos, porem nos últimos 3 anos a 4 anos podemos avaliar como positiva a nossa sociedade na luta diária, porque não só o prefeito atua, como todo funcionalismo público municipal e estadual foi e é atuante, progressista. Capacitados.
Não só a Prefeitura Municipal temos progresso ordenado por um conjunto, oriundo de uma conjuntura política democrática.

Vereador Bruno Lorenzutti

Na Câmara Municipal de Vila Velha percebemos a atuação de diversos representantes também eleitos em 2020, vereadores, representantes dos bairros, fizeram e fazem parte da Revolução Cultural Progressista, que promoveu e promove melhorias visíveis em toda Cidade Canela Verde, Primeira Vila. Hoje Vila Velha.
Liderados pelo presidente, eleito e reeleito, Bruno Lorenzutti, cito e destaco os vereadores Flavio Pires, Osvaldo Maturano, Heliosandro Mattos, Patrícia Cinzanto, Jonimar Santos, entre outros que sustentam com Indicações das necessidades de melhorias nas comunidades, no dia dia da cidade.
Não apenas indicam as demandas de atuação dos secretários municipais, promovem e elaboram Leis que transparecem e consolidam o rumo a NORTE os passos da democracia, a frente de nossa civilizada cidade.

Vereador Devanir Ferreira, carinhosamente, DEVA.

Entretanto, dou destaque ao pastor evangélico e vereador Devanir Ferreira, carinhosamente, DEVA. Político humano e cristão, abençoado em seu currículo político com experiências de mandatos de vereador nas Câmaras Municipal de Vitória e Vila Velha, fato inédito alcançado por um vereador.

Cito também, o atuante vereador afastado do exercício do mandato Joel, Rangel no qual devemos desejar retorno a Casa de Leis Municipal pelos inúmeros serviços prestados na atual legislatura, apesar de seciado do exercício da representatividade por decisão da justiça eleitoral. Cabendo ao eleitor avaliar o nobre cidadão que muitos serviços tem na sua caminhada política.

Agora para o futuro, Vitória deve devolver a Vila Velha o Penedo, imponente Monumento Natural que é marco das caravelas que aqui atracaram e iniciaram nossa história pública, do império a república, o Penedo, a Baía de Vitória, é a bem da  verdade, Baía de Vila Velha.