Calçadão Vitória – Rubem Braga: ação do Instituto Marlim Azul leva cinema para escolas da capital

Uma iniciativa do Instituto Marlin Azul em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura (Semc), por meio do Projeto Cultural Rubem Braga, está mudando a realidade do ensino público na capital por meio da arte: é o “Cine Animazul”.

O projeto voltado para turmas de alunos da rede municipal de ensino, rede estadual e instituições sociais interessadas, leva os estudantes para uma vivência cineclubista de introdução à linguagem audiovisual na sede no Instituto.

Foto Divulgação
Inscrições foram abertas nesta segunda-feira (19).
Inscrições foram abertas nesta segunda-feira (19).

As inscrições para as instituições de ensino são gratuitas e foram abertas nesta segunda-feira (19) por meio do site cine.animazul.org.br/cineanimazul. Ao todo serão disponibilizadas 70 sessões, sendo 50 para escolas da rede municipal de ensino de Vitória e 20 para escolas da rede estadual de educação, da região metropolitana e no interior capixaba.

Entre os vários questionamentos possíveis, os estudantes poderão refletir sobre: “Como entender e utilizar a linguagem e as técnicas do cinema para criar novos olhares e novos mundos em um mundo dominado por telas?”.

Foto Divulgação
Projeto recebe incentivo da Lei Cultural Rubem Braga.
Projeto recebe incentivo da Lei Cultural Rubem Braga.

Programação

A programação das visitas inclui diferentes exercícios de introdução à linguagem audiovisual como a simulação de uma pequena cena de cinema. Durante a atividade, os alunos criam um esquete, seus personagens, diálogos e ações para, em seguida, se distribuírem entre as diferentes funções de um set de filmagem.

A turma conta com um kit básico de realização audiovisual, como câmera, microfone, tripé, luz e claquete, para colocar a mão na massa, inventar, debater e implementar ideias em conjunto.

Outro exercício leva os estudantes para uma viagem no tempo até os primórdios da invenção do cinema. A atividade se baseia na experimentação de brinquedos ópticos, dispositivos óptico-mecânicos capazes de criar a ilusão do movimento e de ajudar a compreender o princípio básico do cinema de animação.

Dentre os experimentos estão o taumatrópio, o flipbook, o zootrópio horizontal e vertical, o fenactoscópio e praxinoscópio.

Para completar a experiência de interação entre o cinema e educação, os alunos assistem a uma sessão diversificada composta por curtas-metragens produzidos no Espírito Santo e em outros estados brasileiros.

Cronograma

Foto Divulgação
O período de inscrições vai somente até o término das vagas.
O período de inscrições vai somente até o término das vagas.

As visitas acontecerão no decorrer do primeiro semestre de 2024, de terças às sextas-feiras, no turno matutino, das 8 às 11 horas, e no turno vespertino, das 14 às 17 horas.

Cada turma inscrita mobilizará um grupo com até 35 alunos, acompanhados por responsáveis da escola ou da entidade participante.

A seleção é por ordem de inscrição até o preenchimento das 70 vagas. Como contrapartida, a escola ou instituição social inscrita será responsável pelo transporte de ida e volta dos estudantes até o cineclube do Instituto Marlin Azul, localizado no bairro de Jardim da Penha em Vitória.

O projeto

O Cine Animazul é uma realização do Instituto Marlin Azul, com patrocínio da Prefeitura Municipal de Vitória, através do Projeto Cultural Rubem Braga, e da Secretaria da Cultura do Governo do Estado do Espírito Santo, por meio dos recursos do Funcultura.

O objetivo é aproximar os estudantes da linguagem do cinema de forma prática, lúdica e envolvente e contribuir para o desenvolvimento da sensibilidade e da capacidade de interpretação e análise crítica dos participantes. A ideia ainda é desmistificar o processo de criação artística, despertar o interesse pelo audiovisual como forma de fruição, expressão e comunicação e estimular novos usos do audiovisual nas escolas.

O Instituto Marlin Azul

O Instituto Marlin Azul é uma associação sem fins lucrativos criada em 1999 cuja finalidade é promover ações direcionadas à cultura, à arte e à educação, democratizando o acesso à produção e fruição de bens culturais.

Em 24 anos de atividades, a instituição vem desenvolvendo, a partir de ações de formação, produção, difusão e inclusão audiovisuais, diversos projetos sociais, culturais, ambientais, de preservação e valorização da memória e das tradições populares, voltados para diferentes públicos do Espírito Santo e do Brasil.

Serviço:

Inscrições para visitas ao Cineclube Animazul

Quando: abertura de vagas nesta segunda-feira (19).

Onde: site cine.animazul.org.br/cineanimazul.

Local das sessões: Rua Oscar Rodrigues de Oliveira, nº 570, Jardim da Penha – Vitória.
Informações: (27) 99872-3521, (27) 3327-6999 ou e-mail [email protected].

(As Sessões serão realizadas de terças as sextas-feiras, das 8 às 11 horas, e das 14 às 17 horas, durante o primeiro semestre de 2024, conforme agendamento.)

 

Fonte: PMV – Comunicação Social