Calçadão Vitória – Praia do Canto, Curva da Jurema e Guarderia terão faixa de areia ampliada

Calçadão Vitória – Praia do Canto, Curva da Jurema e Guarderia terão faixa de areia ampliada
Praia do Canto

Ainda mais conforto para quem frequenta três das mais belas praias de Vitória. Além disso, um atrativo a mais para o turismo e para valorização do nosso litoral. A Prefeitura de Vitória lançou, nesta segunda-feira (19), edital para obras de recuperação da faixa de areia das praias do Canto, Guarderia e Curva da Jurema, situadas entre o Iate Clube e o Hotel SENAC, na Ilha do Boi.
Jansen Lube
Praia do Canto
Praia do Canto 

Esse trecho foi artificialmente construído durante os aterros hidráulicos realizados na cidade de Vitória na década de 70. Ao final das obras, a faixa de areia será ampliada de 35 metros até 65 metros a partir da atual linha da costa. O orçamento é de R$30.045.906,08, para 180 dias de obras.

O edital foi assinado na sala anexa ao gabinete do prefeito, com a presença de lideranças comunitárias, representantes da sociedade civil e do comércio e serviços da região.

“Essa obra faz parte do projeto Vitória de Frente para o Mar, que requalifica a orla da ilha de Vitória. Estamos com obras na orla da Grande São Pedro e, na próxima sexta-feira, vamos lançar a segunda fase desse empreendimento. Estamos projetando as orlas de Andorinhas, Pontal de Camburi e Praia do Canto (no canal de Camburi). Em breve, teremos obras na orla do Centro de Vitória e agora lançamos o edital para ampliar a faixa de areia da Curva da Jurema, que está com obras de requalificação do ambiente urbano, além da Guarderia e Praia do Canto”, disse o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini.

Leonardo Silveira
Curva da Jurema e Praia da Guarderia
Curva da Jurema

Analisando as imagens aéreas dos últimos 20 anos, é possível estimar um recuo médio em 1,0 m por ano na faixa de areia no extremo sul da Praia do Canto. Nos últimos 2 anos, observa-se a intensificação desse recuo com até 4 metros em um ano.

A ampliação da faixa tem o objetivo de atender à demanda crescente de uso comum e conter o recuo da linha de costa, expondo a vegetação da área de lazer e as estruturas urbanas localizadas na porção ao sul da praia (enroncamento e tubulação de drenagem).

A recuperação das praias será feita com a utilização de jazidas de empréstimo no mar no total de 261 mil m³, que equivalem a 43,6 mil caminhões de 6m³. Uma draga sugará a areia de uma jazida no fundo do mar a transportará para um flutuante, de node a areia será bombeada para a praia.

Um trator de esteira espalhará o material depositado, nivelando aterro, formando assim a nova faixa de areia. Após essa etapa a vegetação de restinga será recuperada e novos bancos e lixeiras serão instalados.

Jansen Lube
Praia da Guarderia
Guarderia
Fonte: PMV – Comunica