Calçadão Guarapari – Prevenção para evitar proliferação do mosquito é a melhor medida

Calçadão Guarapari – Prevenção para evitar proliferação do mosquito é a melhor medida

A Prefeitura de Guarapari, através da Secretaria Municipal de Saúde, alerta à população sobre a iminência do período sazonal da dengue. A doença, causada pelo vírus transmitido pela picada do mosquito Aedes aegypti, apresenta sintomas como febre, dores no corpo, dor de cabeça e manchas avermelhadas. Em casos mais graves, manifestações hemorrágicas podem indicar complicações severas da infecção. "É crucial compreender que, até o momento, não há um tratamento específico para a dengue, apenas medicamentos que visam aliviar os sintomas. Repouso e hidratação são recomendados, mas em casos mais críticos, a internação pode ser necessária para evitar complicações graves", alerta a Secretária de Saúde, Alessandra Albani. Como medida preventiva, a Secretaria destaca a importância de evitar a proliferação do mosquito, impedindo o acúmulo de água parada, onde o Aedes aegypti se reproduz. Algumas medidas simples podem ser adotadas: - Manter a caixa d’água sempre fechada; - Colocar areia na borda dos pratinhos das plantas para evitar o acúmulo de água; - Trocar água das plantas aquáticas semanalmente; - Descartar lixo de maneira adequada; - Evitar entulhos no quintal; - Limpar calhas periodicamente; - Manter a piscina sempre limpa; - Higienizar recipientes de água para animais ao menos duas vezes por semana; - Tampar ralos pouco utilizados; - Evitar objetos que acumulem água da chuva. Ações educativas estão programadas para serem realizadas ainda esta semana, envolvendo os Agentes de Endemias, Agentes de Saúde e outras secretarias, visando conscientizar a comunidade sobre a prevenção da dengue.

A Prefeitura de Guarapari, através da Secretaria Municipal de Saúde, alerta à população sobre a iminência do período sazonal da dengue. A doença, causada pelo vírus transmitido pela picada do mosquito Aedes aegypti, apresenta sintomas como febre, dores no corpo, dor de cabeça e manchas avermelhadas. Em casos mais graves, manifestações hemorrágicas podem indicar complicações severas da infecção.

c

Como medida preventiva, a Secretaria destaca a importância de evitar a proliferação do mosquito, impedindo o acúmulo de água parada, onde o Aedes aegypti se reproduz. Algumas medidas simples podem ser adotadas:

– Manter a caixa d’água sempre fechada;
– Colocar areia na borda dos pratinhos das plantas para evitar o acúmulo de água;
– Trocar água das plantas aquáticas semanalmente;
– Descartar lixo de maneira adequada;
– Evitar entulhos no quintal;
– Limpar calhas periodicamente;
– Manter a piscina sempre limpa;
– Higienizar recipientes de água para animais ao menos duas vezes por semana;
– Tampar ralos pouco utilizados;
– Evitar objetos que acumulem água da chuva.
Ações educativas estão programadas para serem realizadas ainda esta semana, envolvendo os Agentes de Endemias, Agentes de Saúde e outras secretarias, visando conscientizar a comunidade sobre a prevenção da dengue.

Fonte: Comunicação Social PMG.