Calçadão Carnaval Capixaba – SAMBÃO DO POVO e o cenário da Baía Noroeste no “Carnaval da Ilha do Mel – Cidade Presépio

Calçadão Carnaval Capixaba –  SAMBÃO DO POVO e o cenário da Baía Noroeste no “Carnaval da Ilha do Mel – Cidade Presépio

O Complexo Walmor Miranda por está localizado no bairro Mário Cypreste, na Grande Santo Antônio no inicio da Orla da Baía Noroeste da "Cidade Presépio - "Ilha do Mel", a obra em si é simples, porém o cenário é cinematográfico

A arquitetura do Sambão do Povo é simples. porém por está localizado no bairro Mário Cypreste, na orla que dá inicio a Baia Noroeste da cidade de Vitória – capital do ES, na região da Grande Santo Antônio, a cinematográfica paisagem valoriza o patrimônio público inaugurado em 1987.

Inaugurado no reinicio da democracia em cidades e capitais do Brasil, a obra foi autorizada e concluída pelo Poder Executivo Municipal, então exercido pelo primeiro prefeito eleito pelo voto, pós ditadura.

Hermes Laranja soube governar a cidade de acordo com a liberdade de expressão. Sufocada pela ditadura Militar, oprimindo a arte e o direito de expressão.

Hermes Laranja – primeiro prefeito eleito pelo voto, pós ditadura imposta pelos governos militares, opressores da liberdade de expressão. 

Sábia decisão do então prefeito Hermes Leonel Gonçalves Laranja que pelo conselho e apelo de  secretario de cultura Sinvaldo Siri, em nome das agremiações carnavalescas, apontaram a iniciativa de construção do palco do carnaval capixaba em Vitória, como viável, saudável a cultura, turismo, economia, lazer e a principalmente a evolução futura e a memória do nosso carnaval local.

O palco do carnaval do povo capixaba foi construída em 112 dias de trabalho incessante. 

Como óbvio, falando de desfiles, no cenário o mais importante passa a ser?

uma simples avenida …

… uma reta de 388 metros de extensão uma estrutura que atualmente abriga 15 mil pessoas em suas arquibancadas e camarotes, a passarela do samba capixaba possui 388 metros de extensão na sua avenida. A Passarela do samba capixaba no dia dia abriga escola e possui vida, como uma simples e cinematográfica avenida a beira mar da ilha de Vitória.

” Uma reta asfaltada”, bem pintada em demarcações e arte no piso bem liso, como um palco. A reta, estruturada para três de dias de triunfo, nos dias de festividade a avenida, é transformada e passarela pelo conjunto das seguras e boas adequações e adaptáveis estruturas metálicas instaladas para receber ordenadamente um crescente público, divididos em arquibancadas e camarotes, para confortavelmente permitir a cidade e ao estado, inicialmente, avaliar, vibrar e julgar quesitos das  evoluções no palco do Carnavl de Vitória.

Passarela da fama, onde por volta de 60 minutos, 19 agremiações carnavalescas, oriundas dos bairros, comunidades e cidades, por tradição com muito talento, samba no pé, músicas suor , alegria estampada no rosto e muita garra, promovem arte, triunfo, se apresentam nos dias de hoje, 19 agremiações se apresentam desfilando, no palco que carinhosamente foi denominado “Sambão do Povo”.

Nas 19 Bandeiras, devemos inserir um Selo de qualidade. Bênçãos que o tempo constituiu desde a inauguração 1m 1087.

O Selo, um marco ao inicio oficial da Era do Profissionalismo – Industria do Carnaval. Consolidado no carnaval de 2025.

Dezenove bandeiras, dezenove Selos de empreendimentos que a cada edição capacita e remunera profissionais dedicados.

Podemos certificar que o carnaval hoje faz jus, justiça e fidelidade ao nosso avalista financeiro político Adelpho Monjardim, que com seu testemunho vivenciou ensaios e amigos fez. Milhares de amigos a casa edição de nossa festividade.

A família Monjardim, nosso debito em homenagem.

Devemos a eles, aos ex prefeitos de Vitória, Adelpho Monjardim nossos agradecimento e emissão de muita  luz em seu sepulcro, na menor homenagem, como homenagem, registro. Verdade. Lembranças. Testemunho…

Devemos e agora no inicio do ápice profissional do Carnaval Capixaba, navegando a galeno, conduzido pelo líder, presidente da LIESE,  Edson Neto, um navegar rumo a uma nova era a partir dos dias dia 21,22 e 23 de fevereiro 2025, Era profissionalizante do Carnaval de Vitória – capixaba.

a consolidar de  uma dedicada homenagem contemporânea. Uma família que inicia o exito no estado, na capitania falida, desde nosso Barão de Monjardim, que imponente museu nos doa pode ver o sangue de volta a boa política municipal, como é divino  Leonardo

As prefeituras de Vitória – capital e sede do evento, juntamente com as também metropolitanas cidades da Grande Vitória, Cariacica, Serra e Vila Velha são as que mais se dedicam a fomentar, investir e viabilizar alegria de cada componente, que durante o ano inteiro, em um todo, se dedica pelo Carnaval Capixaba, que envolve telespectadores pelo mundo, e nos, projeta com nossa alegria ao desfilar. Cultura Capixaba.

O palco carnavalesco capixaba, idealizado, construído em 112 dia  Inaugurado em 1987. Faz ressaltar a visão política iniciada pelo então prefeito Hermes Leonel Gonçalves Laranja e pelo guerreiro nativo, pescador, Sinvaldo “Siri”. Carnavalesco reconhecido por todas comunidades do universo do nosso samba, “Siri” carinhosamente Pescador e artista, que na placa da inauguração assina como secretário de cultura de Vitória

A arquitetura permite durante o ano, que o investimento público  municipal tenha vida dinâmica, e a avenida da nossa “Sapucaí ” não é apenas apenas uma rua, avenida a beira mar, o prédio no cotidiano  abriga escolas e instituições públicas municipal que prestam serviços a população. Qualidade de Vida.

No carnaval, nos  três dias de carnaval promovido pelos capixabas, uma reta, rua, asfaltada deixa de ser. o profissionalismo â  reconhecido evento  carnavalesco  do carnaval brasileiro, Passarela do Samba

Nascendo assim no calendário da cidade, uma saldável disputa na “A Passarela”, e sua forte estrutura, investimento, acolhem a arte de cada agremiação pelo tempo ideal. no  expeço de tempo, tempo precioso de 60 minutos,.. é bom dizer, as arquibancadas vazias durante o ano, são ocupadas por olhos de expectadores que fazem parte do todo do show popular.

A alegria e paz está presente nos componentes nativos,  contagiando novos componentes a integrarem nas Alas que desfilam no conjunto da apresentação, Assim a cada ano, a folia esta mais abençoada e ganhando notoriedade e adeptos que a Vitória se dirigem para viver nosso evento de cultura construído em, paz, cores, profissionalismo e muita garra. Assim está sendo a cada ano consolidado o Carnaval de Vitória – Carnaval Capixaba

Por três dias a cada ano uma nova edição é promovida pela cidade e nos próximos dias 21,22,23 de fevereiro de 2024, é franquiado ao povo o Palco de PASSOS de SAMBA , em apresentação arte e música encantam  na voz livre dos milhares de componentes das capacitadas agremiações carnavalescas, coordenada e produzida por comunidades humildes, periféricas, sub urbanas no passado.  liderando as comunidades, dirigentes comprometidos conduzem ao palco o fruto anual de 19 “Escolas de Samba, o som dos tambores e um todo de arte em harmonia, entra em cena e se expõe ao mundo,

Todo ano é assim, posteriormente, pôs carnaval, o Complexo Walmor Miranda volta a ser escola e avenida a beira mar…

mas durante três dias, é carnaval, e com excelência em comunicação social, produzida pelos capacitados profissionais da TV Gazeta – Filiada  a Rede Globo – não ´so o capixaba em seu lar também assiste e vibra ao ver nosso cidadão carnavalesco, com a sua paz e alegria individual e coletivamente, expressar arte e cultura, ao desfilar no Portal Celestial da Baia Noroeste da Cidade Presépio – Vitória.

Complexo Walmor Miranda – Vitória – capital do ES – Brasil.

O Complexo Walmor Miranda, também conhecido como Sambão do Povo ou Sambódromo de Vitória , é um sambódromo localizado no bairro Mário Cypreste, na Grande Santo Antônio. Inaugurado em 1987, o local é o palco dos desfiles das escolas de samba do Carnaval de Vitória , que ocorre anualmente.

 proximo a rodoviária de Vitória a beira mar, na divisa de Cariacica e Vitória, na entrada da Estação lameirão – manguezal, onde a brisa do mar refrigera foliões em cenário encantador da ilha, nacionalmente reconhecida como “Cidade Presépio, doce Ilha do Mel”. Inaugurado em 1987 pelo então prefeito Hermes Leonel Gonçalves laranja e pelo secretário de cultura “Sinvaldo Siri”

Walmor Miranda lutou bravamente contra a Covid-19; mas infelizmente perdeu essa triste guerra; Pedimos a Deus, neste momento de dor, que conforte esposa, filhos, pais e amigos de Walmor Miranda – Faleceu em o4 de abril de 2021

Sambão do Povo – Wikipédia, uma enciclopédia livre

O Sambão é do Povo: PMV faz do Carnaval Capixaba um patrimônio cultural

Publicada em 04/02/2025, às 15h25 | Atualizada em 04/02/2025, às 15h29

Por Eduarda Miranda (eosmjesus@vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


Marcos Salles
Mocidade da Praia

.Fotos : Arquivo Prefeitura de Vitória

Imperatriz do Forte
Finalizado em 1987, passou a abrigar os desfiles do Carnaval de Vitória, que chegou a ser conhecido como o segundo melhor do país, ficando atrás apenas do Rio de Janeiro.

Erguido em apenas 112 dias, com a força de cidadãos, foliões e sambistas e finalizado em 1987, o Sambão passou a abrigar o Carnaval capixaba, que chegou a ser conhecido como o segundo melhor do país, ficando atrás apenas do Rio de Janeiro. Foi de grande peso para a boa classificação da folia de Vitória. Mas, mesmo sendo para o povo, sempre houveram controvérsias ao se pôr em prática o fazer carnaval.

Após anos de dificuldade de acesso da população aos desfiles, segregação em quem podia ou não fazer parte de uma escola e diversas outras limitações, o Sambão finalmente tem começado a ser do povo, através de ações como ingressos sociais e capacitações para vendedores ambulantes.

Hoje, o evento se destaca não apenas como espetáculo cultural, mas como motor para a economia local, beneficiando setores como hotelaria, gastronomia, transporte e costura, além de elevar a autoestima da população.


Relacionados