Editorial – CDTIV e Lieges – Evandro Figueiredo e Edson Neto iniciaram no Carnaval 2022 a era profissional no Carnaval de Vitória.

Editorial – CDTIV  e Lieges – Evandro Figueiredo e Edson Neto iniciaram no Carnaval 2022 a era profissional no Carnaval de Vitória.

O recurso destinando pela Prefeitura de Vitória, através da CDTIV e o apoio das demais secretarias, juntamente com o Governo do Estado, ampliaram o expoente investimento no Carnaval de Vitória possibilitando a geração de milhares de empregos e o retorno de aproximadamente R$ 50 milhões na economia municipal, com lotação de hotéis e fomento de toda a cadeia produtiva que cerca o Carnaval de Vitória. Certamente nosso carnaval hoje está entre as maiores festas populares do país.

Por – Mario Antônio Berardinelli Bernabé – Editor.

Evandro Figueiredo – !Presidente da CDTIV ( 2022 e 2023) e o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini 

 Planejamento e profissionalismo levando êxito para as comunidades que promovem o evento reconhecido pelo público regional, nacional e internacional . Evento carnavalesco que a cidade oferta ao mundo via tv Gazeta/Globo.

Evento que faz a abertura do Carnaval do Brasil. 

A cada edição, o a organização da festividade e a alegria está consolidada como um grande sucesso, projetando e gerando divisas a capital do estado do Espirito Santo. Valorizando esforços das 19 escolas de samba capixabas.

No pós pandemia o Carnaval de Vitória passou por uma verdadeira transformação, com propostas inovadoras capitaneadas pela Companha de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Vitória (CDTIV – PMV), há época comandada por Evandro Figueiredo e pela Liga das Escolas de Samba do Carnaval de Vitória (Lieges) na época e até hoje comandada pelo presidente Edson Neto.

Necessitando reacender a economia do turismo e fomentar a cultura, no meio de muitas incerteza, conseguiram convencer as autoridades da área de saúde, garantindo a realização de um Carnaval de Vitória com total segurança sanitária, mostrando ao mercado que estavam começando a superar o terror da inercia física e econômica do carnaval, proibido de realizar a fertilidade, pelo período de imposta pela medida sanitária de proibição de realização de eventos.

Edson Neto, Evandro Figueiredo, Lorenzo Pazolini e Alex Mariano no

Sambão do Povo Carnaval 2022.

Edson Neto -Presidente da Liga das Escolas de Samba do Grupo Especial – Lieges

A CDTIV em conjunto com a Lieges , representadas por Evandro Figueiredo e Edson Neto atuaram em conjunto se valendo do compromisso com o turismo e desenvolvimento da cidade, trazendo inovações que perduram até hoje no Carnaval de Vitória.

Apostaram em inovações tecnológicas como a instalação de telões para que o público das arquibancadas pudessem ver os detalhes das transmissões da televisão, trouxeram marcas famosas para o Carnaval de Vitória como a P12 e investiram pesado no conforto do folião, tanto os que acompanhavam das arquibancadas e camarotes, bem como para os foliões que desfilavam.

Algumas dessas melhorias foi dobrar o número de banheiros químicos e bares dentro e fora do Sambão do Povo, investir em nova iluminação, possibilitar a entrada das arquibancadas e camarotes pelo lado de Santo Antônio, a ampliação dos pontos de embarque e desembarque de táxis e investimento pesado em segurança, principalmente no beco atrás do Sambão do Povo, onde ocorria muitos furtos e assaltos. A comunidade do entorno do Sambão do Povo também foi beneficiada com as mudanças, com a CDTIV através de seu diretor-presidente Evandro Figueiredo destinar dezenas de barracas destinadas gratuitamente para que os moradores pudessem vender comidas e bebidas e com isso gerar emprego e renda nos dias de festa.

Foi justamente todos esses avanços, que foram dados continuidade nos anos de 2023 e 2024, que fizeram o Carnaval de Vitória de 2025 chegar no tamanho atual, com praticamente todos os ingressos e fantasias das escolas de samba vendidos com antecedência e se esgotando em vários setores.

O recurso destinando pela Prefeitura de Vitória, através da CDTIV e o apoio das demais secretarias, juntamente com o Governo do Estado, ampliaram o expoente investimento no Carnaval de Vitória possibilitando a geração de milhares de empregos e o retorno de aproximadamente R$ 50 milhões na economia municipal, com lotação de hotéis e fomento de toda a cadeia produtiva que cerca o Carnaval de Vitória. Certamente nosso carnaval hoje está entre as maiores festas populares do país.

Agora nos desfiles das 19 escolas de samba que passarão pelo Sambão do Povo nos próximos dias 21, 22 e 23 de fevereiro de 2025, quem estiver presente no Sambão do Povo vai descobrir o potencial desta festa popular, que foi construído por gerações de amantes do samba, ao longo de século.

Nosso carnaval é um valioso patrimônio da cidade de Vitória e as figuras de Evandro Figueiredo e Edson Neto colocaram essa festa em outro patamar. Vale ainda destacar e registrar, que todos os avanços só foram possíveis porque o prefeito Lorenzo Pazolini proporcionou e disponibilizou todas as ferramentas possíveis com a máquina pública para que as inovações fossem possíveis. Aliás Lorenzo Pazolini é um verdadeiro amante e baluarte do Carnaval de Vitória.

Na atualidade, somos o evento nacional que promove a abertura do Carnaval Brasileiro. Projetando nossa qualidade de vida crescente trazendo inclusive turistas de outros países para prestigiar a festa. Vitória merece esse destaque nacional e internacional.

Do frevo ao desfile da Sapucaí, aos trios elétricos e suas multidões, no turismo, cultura, carnaval, visão de indústria, gerando receitas. Mas o êxito maior está amplo no quesito alegria, o segredo místico do povo capixaba e de todo carnaval Brasileiro e a nossa inserção no calendário que a anos é reconhecido no mundo, ora em guerras e tristezas.

Marques de Sapucaí  – desfile carnaval Rio de Janeiro – Exemplo para os capixabas.

Na luz e herança do Carnaval do Rio de janeiro e  São Paulo, exemplos. Nítidos para nós que desfilamos e florimos nossa passarela primeiro, somos agora responsabilizados e julgados, como início do carnaval no Pais do Carnaval.

Da era da primeira visão de águia, futurista da gestão do prefeito Hermes Laranja, na atualidade a visão de águia do atual prefeito Lorenzo Pazolini, a nova performance renasce com excelência e profissionalismo, que  a bem avaliada e reeleita gestão pública municipal da capital, seriamente se debruça e apoia cada ano, cada edição…

.. é bom citar, a prefeitura e o Governo do Estado, possuem  compromisso com a arte popular no sangue, respaldando, destinando recursos, estruturando, promovendo ordem e segurança consolidando a ação de milhares de mãos, que revela talentos de profissionais, músicos, coreógrafos, passistas, interpretes, compositores, ritmistas, costureiros, voluntários, aristas de todas as tendências e valorosa competência.

Vitória tem carnaval no Sambão do Povo e tem carnaval de ruas, a beira mar e no estado todo, balneários e montanhas ofertam nossa capacidade humana acolhedora.

Vitória – Carnaval de Ruas – Blocos – Programação  acesse – informações –  jornalcalcadao.com.br

Relacionados