Vitória realiza sensibilização e combate ao abuso e exploração sexual infantil
No mês de referência da campanha Maio laranja, para sensibilizar quanto a importância de prevenção a crimes de abuso e exploração sexual infantil, Vitória promove várias ações alusivas ao tema. O trabalhadores da Secretaria de Assistência Social de Vitória (Semas) vão às ruas para alertar e orientar a população sobre esse tema tão relevante. O ponto de encontro da ação será em frente ao Memorial Araceli, localizado no final da Praia de Camburi, na quinta-feira (18), a partir das 16h. Já a Secretaria de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid), realiza a ação Maria da Penha Vai à Cidade, para falar sobre proteção de crianças e adolescentes, nesta quarta-feira (17), das 8h às 11h, na feira livre de Itararé.
Cartazes, cataventos e margaridas, que são símbolo da campanha Maio Laranja, serão utilizados pelos trabalhadores da Semas no Memorial Araceli, para chamar a atenção da sociedade para a proteção às crianças e adolescentes. Os participantes deverão estar vestidos de branco, amarelo ou laranja e prometem proferir palavras de ordem e alerta. Também haverá muita música durante a ação.
O evento marca os 50 anos do assassinato de Araceli. No local, acontecerão abordagens a motoristas e pedestres, apresentação do coral Encantar, oficina “corpo em Movimento” ( do serviço de Convivência e Fortalecimento de Vinculos para pessoa idosa de Jardim Camburi). Além de contar com a participação dos adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) Continental.
De acordo com a gerente de Proteção Social de Média Complexidade Fabíola Calazans, a ação visa destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes.
A secretária de Assistência Social, Cíntya Schulz, ressaltou que a mobilização é mais um esforço coletivo de todos os trabalhadores do Sistema Único da Assistência Social (Suas) na garantia do direito de toda criança e adolescente. “O direito ao desenvolvimento de forma segura e protegida livre do abuso e da exploração sexual”, enfatizou a secretária.
Desde o início do mês os serviços da prefeitura de Vitória tem se movimentado com ações e atividades para dar visibilidade ao enfrentamento ao abuso e exploração sexual.
Maria da Penha Vai à Cidade falar sobre proteção de crianças e adolescentes
Também como ação do Maio Laranja, a Secretaria de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid) promove o combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. A primeira ação de prevenção será nesta quarta-feira (17), das 8h às 11h, na feira livre de Itararé, e será realizada pelas integrantes do projeto Maria da Penha Vai à Cidade.
“Vamos empregar nossa experiência com abordagens e escuta ativa da população para envolver mulheres e homens na proteção das crianças contra abusos”, explica a coordenadora da Políticas para as Mulheres da Semcid, Adelina Diniz. De janeiro de 2021 a dezembro de 2022, a coordenação realizou abordagens educativas com mais de 50 mil pessoas.
No dia 28, a mesma ação será realizada na feira livre de Gurigica. A iniciativa faz parte das ações pelo Dia Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, 18 de maio. A data foi instituída em 2000, em referência ao assassinato de Araceli, em Vitória, em 1973.
Famílias livres da violência
A gerente de Direitos Humanos da Semcid, Renata Segóvia, lembra que as diferentes formas de violência praticadas contra as mulheres afetam gravemente as crianças. “Por isso é tão importante fortalecer as mulheres, falar sobre os tipos de violência e a Lei Maria da Penha, mostrar que podem recorrer à rede de atendimento especializado em Vitória para superar a situação de abuso e violação de direitos. Assim, protegemos toda a família”, diz.
“Temos que conversar com as famílias, sensibilizar a população para garantir a infância e a adolescência livres de violações, cercadas de amor e respeito, leves, como tem de ser”, diz o secretário de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho, Diego Libardi.
Confira a programação
Quarta-feira (17)
Das 8h às 11h, Maria da Penha Vai à Cidade falar sobre proteção de crianças e adolescentes, na feira livre de Itararé;
Às 9 horas, ação de conscientização na Feira de Santo Antônio;
Quinta-feira (18)
Das 9 às 10 horas – Ação de conscientização + construção de jardim de margaridas em frente ao Centro de Esportes Unificados )CEU) de São Pedro.
Logo após, caminhada até a Emef Eliane Rodrigues dos Santos, com a participação do Projovem e NISPI São Pedro I;
Das 9h às 10h30 – Ação da Rede Centro, receberá as escolas no CCTI Centro, com participação da Secretaria Municipal de Educação (Seme) e dos Centros de Convivênvia para Crianças e Adolescentes e pessoa idosa dos bairros do Quadro e Centro.Haverá Circo, Grupo Árvore, Orquestra Alef Bet, teatro maculele, aulão de Taekwondo e Serenata de Favela;
Das 9 às 11 horas- Ação com a Rede Intersetorial de Maruipe, na Praça de Eucalipto, com palhaçaria, percussão e contação de história;
Das 9 às 12 horas – Blitz educativa conjunta com a Polícia Rodoviária Federal, na entrada do Porto de Capuaba;
Das14 às 15h30 – Ação de conscientização + construção de jardim de margaridas em frente a UBS de Santo André em parceria com enfermeiros e assistente social;
Das 16 às 19 horas – Ação em frente ao Memorial Araceli, localizado no final da Praia de Camburi.
Sexta-feira (19)
Das 9h às 11 horas – Ação da rede de Jucutuquara, na Praça do bairro, com faixa nos semáforos e entornos, distribuição de folders e percussão
Domingo (28)
Das 8h às 11h, Maria da Penha Vai à Cidade falar sobre proteção de crianças e adolescentes, na feira livre de Gurijica.
Fonte : PMV
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.