Vitória é cidade pioneira na implantação do Atendimento Domiciliar Sociassistencial
A Assistência Social de Vitória segue se destacando no atendimento humanizado e de qualidade ofertado aos moradores da capital em situação de vulnerabilidade. A Prefeitura de Vitória anunciou, nesta segunda-feira (23), a implantação do Serviço de Proteção Social Básica no Domicílio para pessoas idosas e pessoas com deficiência (SAD).
Com o novo serviço, Vitória passa a ser o primeiro município da Região Metropolitana e o terceiro entre todos os 78 municípios capixabas a executar esse serviço no leque garantido pela Política de Assistência Social.
Na ocasião, a secretária de Assistência Social em exercício, Carla Scardua, apresentou, também, o aprimoramento do Serviço Especializado de Atendimento Domiciliar ao Idoso e Pessoas com Deficiência (Sead).
As ações são concretizadas em função do repasse de R$ 2 milhões da Câmara de Vereadores para a Prefeitura. Antes da apresentação para a sociedade, a Secretaria de Assistência Social (Semas) apresentou a proposta desses serviços para os conselhos municipais do Idoso (Comid), da Assistência Social (Comasv) e da Pessoa com Deficiência (Comped)
Para implantação do SAD, a Semas já está realizando o processo seletivo para contratação da equipe de atendimento aos usuários e às famílias. Quanto ao público-alvo, a secretaria já tem cadastrados 63 usuários, referenciados pelo Sead, para acompanhamento.
O evento também contou com a participação do prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, que destacou a importância da iniciativa. “Temos a certeza de que estamos dando um salto de qualidade, incorporando novos colaboradores e, em breve, novas residências serão visitadas, evitando qualquer tipo de violação de direitos à pessoa idosa, pessoa com deficiência, pessoa idosa e a todas as pessoas em situação de vulnerabilidade. Seguimos focados em cuidar cada vez mais da população, especialmente de quem mais precisa”.
Padronização
De acordo com a gerente de Atenção à Família da Semas, Cremilda Astorga, o SAD é um serviço previsto na Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais. Essa normativa possibilitou a padronização em todo território nacional dos serviços de proteção social básica e especial, estabelecendo seus conteúdos essenciais, público a ser atendido, propósito de cada um deles e os resultados esperados para a garantia dos direitos socioassistenciais.
O SAD tem por objetivo complementar o trabalho social feito com família, prevenindo a ocorrência de situações de risco social e fortalecendo a convivência familiar e comunitária. O serviço é voltado ainda para a prevenção da institucionalização e a segregação de idosos e das pessoas com deficiência, assegurando o direito à convivência familiar e comunitária.
“Esse serviço visa promover acessos a benefícios e serviços socioassistenciais, fortalecendo a rede de proteção social de assistência social nos territórios, contribuindo para o usufruto dos usuários aos demais direitos”, complementou a gerente de Atenção à Família.
Para a gerente em exercício, Cristiane Pecine, o aprimoramento do SEAD contribuirá para que a oferta de cuidado às famílias seja ampliada, proporcionando atividades de convivências familiar e comunitária, e contribuindo para a superação da violência.
“É mais uma grande entrega que somadas as outras já implementadas no âmbito da secretaria, farão diferença na vida do cidadão, sabemos o quanto o trabalho com idosos e pessoas com deficiência é essencial para os indivíduos e suas famílias”, destacou Carla Scárdua.
Fonte: PMV
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente em seu celular. Clique Aqui