Vitória avança em vários índices da educação e conquista destaque nacional

Vitória avança em vários índices da educação e conquista destaque nacional
Apresentação Resultados PAEBES e Repactuação das Metas do Idebes

 A capital capixaba acumula conquistas e consolida, diariamente, avanços significativos na Educação

Vitória avança em vários índices da educação e conquista destaque nacional


Jansen Lube
Apresentação Resultados PAEBES e Repactuação das Metas do Idebes
Apresentação Resultados Paebes e Repactuação das Metas do Idebes.(ampliar)
Jansen Lube
Apresentação Resultados PAEBES e Repactuação das Metas do Idebes
Apresentação Resultados Paebes e Repactuação das Metas do Idebes.(ampliar)

A capital capixaba acumula conquistas e consolida, diariamente, avanços significativos na Educação. Em Vitória, cada vez mais estudantes do 2º ano do ensino fundamental estão fluentes no ato de ler. Os resultados do Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo (Paebes) mostraram que a cidade registrou um aumento de 72 pontos nesse quesito em relação a 2022. Outra grande conquista é que, agora, 75% dos estudantes encontram-se nos padrões proficiente e avançado em leitura, sendo que, em 2022, esse percentual foi de 51%. Isso demonstra que a capital está à frente da média nacional. Segundo a Unicef, 56,4% das crianças no Brasil ainda não sabem ler e escrever.

Além disso, outra grande conquista é referente ao 5º ano do ensino fundamental, que entre os municípios com mais de 3000 estudantes avaliados, Vitória se destaca como o que possui maior proficiência e o que mais cresceu em Língua Portuguesa e Matemática. No 9º ano do ensino fundamental, o destaque é que entre os municípios com mais de 2000 estudantes avaliados, Vitória novamente lidera como o Município com maior proficiência em Língua Portuguesa e Matemática.

Para celebrar as conquistas e compartilhar o reconhecimento com todos os que se empenham diariamente por um ensino de qualidade e que faça a diferença na vida e nas famílias dos estudantes, a Secretaria de Educação de Vitória (Seme) realizou, na tarde desta segunda-feira (29), uma solenidade no auditório da Prefeitura de Vitória (PMV) para apresentar os resultados do Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo (Paebes), além da repactuação das metas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica do Espírito Santo Ideb). Estiveram presentes autoridades municipais e estaduais, além dos diretores das 104 unidades de ensino da capital.

A secretária de Educação, Juliana Rohsner, apresentou os detalhes das ações realizadas pela pasta na rede municipal de ensino, que são desenvolvidas a partir de três eixos: ampliar o acesso e permanência nas unidades de ensino, elevar a qualidade da aprendizagem dos estudantes e garantir a excelência na gestão escolar. Assim, a pasta garantiu que os avanços na aprendizagem de crianças e estudantes fossem consolidados de forma efetiva.

“Quero expressar meu sincero agradecimento e parabéns a todos os profissionais da educação nesta ocasião tão importante. Reconhecemos a importância do esforço e empenho de cada um de vocês, que contribuem diariamente para o crescimento da aprendizagem. Juntos, estamos transformando vidas por meio da educação. Agradeço também a liderança do prefeito, que nos inspira a continuar nosso trabalho em prol de uma educação de qualidade para todos!”, frisou a gestora.

O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, fez questão de participar do evento para celebrar os avanços na Educação da capital, e parabenizou toda a rede municipal de ensino. “Esta tarde se reveste de especialidade, trazendo à tona resultados concretos, visíveis, palpáveis. Agradeço a cada um de vocês, pelo empenho, comprometimento e dedicação. Fizemos um grande esforço para aumentar a capacidade de investimentos com recursos próprios, e mostramos que por meio do planejamento e da gestão pública eficiente, é possível entregar políticas públicas de qualidade. Parabéns a todos os servidores da educação pelos resultados”, destacou o prefeito.

Avanços na alfabetização

No total, 3.064 estudantes da rede municipal de ensino no 2º ano do ensino fundamental foram avaliados. Os dados também evidenciam que 92,3% das escolas da capital tiveram crescimento em fluência leitora no 2º ano, alcançando os padrões de desempenho proficiente e avançado, um feito que reflete o empenho e a dedicação dos educadores e estudantes. Além disso, 82,7% das escolas também demonstraram crescimento notável em Matemática.

A Seme desempenha um papel crucial nesse progresso, investindo consideravelmente na potencialização do aprendizado da leitura e escrita. O projeto “Educar para Vitória”, concebido para recompor as aprendizagens dos estudantes do Ensino Fundamental, envolve assessoramento pedagógico, avaliação diagnóstica (Avaliar Vitória), formação continuada, acolhimento e acompanhamento aos estudantes.

Jansen Lube
Apresentação Resultados PAEBES e Repactuação das Metas do Idebes
Apresentação Resultados Paebes e Repactuação das Metas do Idebes.(ampliar)
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Aprendizagem cresce no 5º e 9º ano

No 5º ano do ensino fundamental, 2.904 estudantes foram avaliados, e os resultados divulgados trazem mais boas notícias: a rede pública de Vitória cresceu 18 pontos em Língua Portuguesa e 10 pontos em Matemática em relação a 2022. Notavelmente, 66,6% das escolas cresceram em matemática, e 46% dos estudantes avaliados encontram-se nos padrões proficiente e avançado em Matemática.

Além disso, 62% dos estudantes do 5º ano encontram-se nos padrões proficiente e avançado em Língua Portuguesa, um aumento significativo comparado aos 49% de 2022. Os resultados também proporcionaram outro motivo para celebração: em 2021, a nota da rede em produção de texto era 5,7 e, em 2023, a nota divulgada foi 6,6, com 87% dos estudantes nos níveis intermediário, adequado e avançado.

Já no 9º ano do ensino fundamental, última etapa dos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano), 2249 estudantes foram avaliados, e os resultados indicaram que 62,5% das escolas de Vitória cresceram.

Idebes-Alfa

O Índice de Desempenho Educacional do Espírito Santo na Alfabetização (Idebes-Alfa) foi desenvolvido para aferir a qualidade do ensino no Espírito Santo, a partir de três indicadores: fator de Equidade Educacional; taxa de participação na avaliação e proficiência média na disciplina Língua Portuguesa e Matemática dos estudantes. Os cálculos do Idebes-alfa são gerados a partir dos resultados da avaliação somativa do Paebes, sendo o Idebes-Alfa o índice do 2° ano.

Sendo assim, a meta do Idebes Alfa estabelecida para 2023 no 2º ano era de 2,6, e a rede pública da capital alcançou um índice de 3,4, registrando um crescimento de 48%. Esses números também evidenciam que, em 2023, superamos 17% da meta projetada para 2024, que é de 2,9.

Avaliando os resultados por unidade de ensino, os dados mostraram que 5 escolas da rede municipal alcançaram a meta de 2023, e 40 escolas alcançaram a meta estabelecida para 2024, o que significa que 90% das escolas cresceram na alfabetização.

Por meio de comparativo entre os municípios com mais de 3000 estudantes avaliados, os dados divulgados pelo Paebes mostraram que Vitória se destaca como o Município com maior proficiência que mais cresceu em Leitura e Matemática.

Idebes: 5º ano e também no 9º ano

Já os dados referentes ao 5º ano do ensino fundamental também mostraram crescimento: a meta estabelecida para 2023 era de 3,0, e as escolas alcançaram o índice de 3,6, registrando um crescimento de 28,6%. Os números também mostraram que 90% das escolas cresceram, segundo avaliação dos estudantes que cursam último ano das séries inicias (1º ao 5º ano).

Destaque internacional

Protagonismo estudantil e conquistas incríveis marcam a história do estudante Lucca Volnei Medina Bitti Padilha, do 8º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Álvaro de Castro Mattos, em Jardim da Penha. Neste domingo (28), Lucca protagonizou mais uma grande conquista: ele recebeu a medalha de ouro na categoria Secondary 1 da Olimpíada Internacional de Matemática da Tailândia (TIMO), em solenidade realizada pela organização do evento.

Lucca chegou na rede pública de Vitória no 5º ano e logo passou a ser atendido pelo Atendimento Educação Especializado (AEE), pela equipe que atua com estudantes que tem indícios de altas habilidades e/ou superdotação, no programa de enriquecimento curricular. Na Emef de Jardim da Penha, a sala de aula em que esses estudantes se encontram é carinhosamente apelidada de “Porão a sonhar”, local onde Lucca passou a aprimorar seu talento geral em matemática e literatura.

Jansen Lube
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FONTE. PMV-ES
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO