Vitória anuncia o lançamento do Novo Bolsa Atleta Municipal em 11 de julho
Atletas e paratletas de alto rendimento, moradores de Vitória, vão contar com uma novidade neste ano. A prefeitura da capital, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Semesp), lançará o novo Bolsa Atleta Municipal 2023. A cerimônia de apresentação será na próxima terça-feira, dia 11 de julho, na sede da Prefeitura, em Bento Ferreira.
Além de promover o esporte e incentivar atletas da capital a investirem na carreira, o novo Bolsa Atleta 2023 traz uma série de benefícios inéditos para os contemplados.
Reajuste e ampliação
Seguindo o planejamento da atual gestão municipal, o programa foi novamente ampliado. Nesta edição serão ofertadas 70 bolsas (eram apenas 50 em 2021), com novos valores, representando um reajuste de 40% a mais nas verbas recebidas pelos atletas, homens e mulheres.
Vale lembrar que o valor do benefício estava congelado há anos, e não sofria nenhum reajuste desde 2005. “Agora, para além da transferência de renda, o Bolsa Atleta Municipal de Vitória se configura, cada vez mais, como uma política pública de incentivo e apoio integral a esportistas de alto rendimento”, explica o secretário de Esportes e Lazer, Rodrigo Ronchi.
Plano Atleta
A partir deste ano, atletas e paratletas atendidos pelo programa terão acesso a serviços específicos de saúde na rede municipal (exames laboratoriais), além de descontos e facilidades em preparação física, fisiologia, educação e assessorias técnicas. Tudo incluído no programa da nova bolsa esportiva, que também traz outras novidades em 2023.
Edital
A publicação do edital do novo Bolsa Atleta 2023 também está prevista para acontecer na próxima semana. O documento oficial, com todas as orientações e informações sobre o programa, será publicado no Diário Oficial do município após da cerimônia de lançamento. Assim que for publicado, será divulgado no site e nas demais mídias da Prefeitura de Vitória.
Bolsa Atleta de Vitória
O benefício consiste no apoio financeiro e estrutural à atletas e paratletas de alto rendimento. São praticantes de modalidades esportivas olímpicas, não olímpicas e paralímpicas, vinculadas ao Comitê Olímpico e Paralímpico Brasileiro (COB). O incentivo é concedido por meio da Lei Jayme Navarro de Carvalho, em três categorias: nacional, estadual e internacional e abrange uma série de benefícios, que passam a ser implementados a partir de 2023.
“O município de Vitória tem esse caráter pioneiro no apoio ao atleta, tanto é verdade que a Lei Jayme Navarro de Carvalho data de 1991, ou seja, muito antes deste incentivo ser discutido de maneira generalizada no Brasil. Agora, inovamos novamente, com o Plano Atleta integrado ao Bolsa, que, muito além do incentivo financeiro, oferece uma rede de suporte em áreas necessárias para o desenvolvimento dos desportistas de alto rendimento”, avalia o secretário Rodrigo Ronchi.
Fonte: Prefeitura de Vitória.