Revitalização do Porto: Centro de Vitória se beneficiará com reforma dos galpões
Duas boas notícias recentes trouxeram ânimo ao Centro de Vitória. A primeira delas foi o anúncio do início da reforma nos cinco galpões do Porto de Vitória, que agora serão administrados pela Vports, conforme estabelecido no edital de privatização da Codesa. Essa mudança pode ter um impacto significativo na paisagem da região próxima à Baía de Vitória, dependendo de como esses espaços serão aproveitados.
A prefeitura de Vitória já manifestou interesse em assumir a gestão de, pelo menos, um dos galpões, construídos na década de 40 e considerados patrimônio cultural do Estado. A Vports está analisando as viabilidades, mas é importante que haja espaços destinados a atividades culturais e de entretenimento como contrapartida social para a cidade.
Ao abrir as portas desses locais para a circulação de pessoas, a região portuária ganhará uma nova vida, com mais movimento e integração, o que reduzirá a degradação.
Outra notícia relevante, que dialoga com as obras nos galpões, é a escolha da Cesan pelo Centro de Vitória para sediar sua nova sede. Diante das mudanças vividas na região ao longo das últimas décadas, há diversos prédios subutilizados. Ao optar por uma nova localização, a Cesan deixa um edifício no próprio Centro que não tinha capacidade para alocar seus 800 funcionários espalhados pela Grande Vitória, e ocupará o espaço anteriormente utilizado pelo Tribunal Regional do Trabalho (hoje localizado na Enseada do Suá).
Essa decisão é de extrema importância, assim como a permanência da sede da Ordem dos Advogados do Brasil – seccional Espírito Santo (OAB-ES) no edifício Ricamar. A permanência da Cesan no Centro foi uma exigência do governador Renato Casagrande. Em 2019, o governo estadual iniciou uma estratégia para trazer órgãos públicos de volta à região, com o objetivo de criar uma espécie de região administrativa, revitalizando o entorno com comércio e serviços para atender ao aumento da circulação de pessoas.
Atividades institucionais, comerciais, culturais e de lazer, combinadas com melhorias urbanas necessárias, têm o potencial de valorizar essa região antes abandonada. Com a chegada de mais funcionários da Cesan na região do Parque Moscoso e a possibilidade de os galpões abrigarem atividades culturais, de lazer e gastronomia, haverá um aumento significativo de visitantes no Centro. São as pessoas que tornam uma cidade mais vibrante e pulsante.