Pazolini visita obras de restauro do viaduto Caramuru, no Centro de Vitória
As obras de restauro do viaduto Caramuru estão a todo vapor. As intervenções incluem a manutenção/ recuperação do tabuleiro, adornos, postes, muros de arrimo e do pavimento de concreto do viaduto. Com investimento de R$ 841 mil a previsão de conclusão é até dezembro deste ano. Na manhã desta quarta-feira (19), o prefeito Lorenzo Pazolini visitou o local.
“O viaduto Caramuru é mais um equipamento público que estava abandonado. De imenso valor histórico para a cidade de Vitória o viaduto está sendo restaurado, assim como estamos restaurando o Museu Capixaba do Negro – o Mucane – e o Mercado da Capixaba. Estas intervenções além de aumentar a autoestima dos moradores e comerciantes atrai novo público para o Centro”, disse o prefeito Lorenzo Pazolini.
A estrutura possui 40 metros de comprimento e largura média de 8,4 metros, tendo como modelo estrutural duas cabeceiras e três apoios intermediários, no total são quatro vãos de aproximadamente 10 metros tendo no sentido longitudinal uma viga central e duas de bordo.
O trânsito de veículos é pequeno e a faixa de estacionamento é em um dos seus lados. As calçadas encontram-se muito danificadas, com trechos soltos e/ou faltantes, além de muitas trincas, prejudicando a segurança e o conforto do fluxo de pedestres.
Os trilhos remanescentes serão mantidos e recuperados, além de receber tratamento anticorrosivo. Também será realizado a reconstrução do pavimento da calçada e da faixa de tráfego de veículos. Além da recuperação dos postes metálicos existentes, estão sendo implantados outros três.
“Durante as obras de restauro identificamos que as infiltrações estão danificando a estrutura. Então vamos eliminar as infiltrações impermeabilizando o pavimento em paralelo às obras de restauro”, explicou o secretário de Obras Gustavo Perin.
Histórico
A rua Caramuru é uma das mais emblemáticas da história da cidade de Vitória. Inicialmente denominada Rua do Fogo, a atual Caramuru foi palco de uma batalha entre locais e invasores holandeses, em que os últimos foram expulsos. Foi somente em 1872, que a Rua do Fogo veio a ser nomeada Rua Caramuru.
No início da década de 1930, essa, que então era uma viela, foi substituída por uma rua de quinze metros de largura, dando acesso à Cidade Alta. Para tanto casas antigas foram demolidas no local da rua, sendo antes desapropriadas amigavelmente. O Viaduto foi construído na gestão do governador Florentino Avidos (1924- 1928).
Fonte : PMV
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente em seu celular. Clique Aqui