Mudanças em polos de gastronomia de Vitória

Mudanças em polos de gastronomia de Vitória

Rua Sete de Setembro e Gama Rosa vão passar por obras de reurbanização.
Projeto tem previsão de ser entregue até março.

As ruas Gama Rosa e Sete de Setembro deverão ter, em breve, um projeto de polo gastronômico para chamarem de seus. A previsão é de que até março seja entregue a proposta final. O prazo para conclusão da obra ainda não está definido.

O passo seguinte é dar início ao processo das obras. A informação é da secretária de Desenvolvimento das Cidades e Habitação, Anna
Cláudia Dias Peyneau.

“A gente tem a previsão da entrega do projeto até março de 2023 para daí fazer as tratativas necessárias para depois começar as obras” afirma.
Entre as intervenções, estão melhorias de acessibilidade, novo mobiliário com trocas de bancos, mesas e parque infantil, além de faixas elevadas para pedestres e substituição de pisos.
A iluminação das vias será com fiação subterrânea, para que não haja poluição visual. A praça Ubaldo
Ramalhete deve se tornar um ponto de conexão entre as duas vias.

Associação de Moradores do Centro de Vitória (Amacentro), Lino Feletti, os polos gastronômicos da região não são discutidos com os moradores há mais de oito meses.
“O polo gastronômico não é iniciativa dos moradores e, sim, dos comerciantes. O que envolve a comunidade na discussão é que existem impactos nas relações com os moradores. A gente imagina que essa discussão volte à tona quando começar o projeto”, afirma Lino.

O presidente da Amacentro afirma que a grande maioria dos moradores entende como positivas as intervenções propostas no estudo.
Contudo, ele critica a falta de diálogo com relação a certos pontos do projeto.
“No projeto inicial, havia uma supressão das vagas de veículos na Rua Sete de Setembro. Aprovaram o projeto com mais espaços para o pedestre, só que um grupo de pessoas quis manter as vagas. Daí, ao invés de discutirem o problema com os moradores, o município aceitou o pedido sem nos consultar” explicou.

A secretária afirma que o projeto de urbanização da Gama Rosa e da Rua Sete de Setembro está em desenvolvimento conforme discutido com a comunidade.
“A praça Ubaldo Ramalhete está inserida nesse projeto. Estamos em fase de finalização dos anteprojetos e planilha orçamentária que tem previsão de entrega em abril de 2023”, completa Anna.

Três regiões conhecidas por serem points de lazer na capital já estão com obras de requalificação em andamento. São elas: a reurbanização da Baía Noroeste, em Ilha das Caieiras, Rua da Lama (Jardim da Penha) e Curva da Jurema.

A secretária de Desenvolvimento da Cidade e Habitação, Anna Cláudia Dias Peyneau, destaca os pontos principais em comum entre as três intervenções.

¨Foco está na prioridade para os pedestres, melhorias na iluminação e no mobiliário urbano, arborização, estrutura urbanística”.

Os prazos de entrega mais curtos estão nas obras da Rua da Lama e na Curva da Jurema, com conclusão no primeiro semestre deste ano. Já a Baía Noroeste deve esperar mais um pouco.

A entrega do polo da Ilha das Caieiras está prevista para o segundo semestre de 2024. É uma obra mais ampliada, pois conecta com outras praças e tem foco maior em infraestrutura, com direito a obras de saneamento”, diz.

No Triângulo das Bermudas, está sendo realizado um tratamento com melhorias na estrutura existente. “Por ora, temos algumas melhorias pontuais”, destacou.

Quanto ao Mercado da Capixaba, no Centro de Vitória, a obra tem previsão de entrega no início do segundo semestre de 2024.

A reurbanização das ruas do Centro faz parte do pacote da prefeitura de R$ 1 bilhão de investimentos em várias áreas, até 2024.

Restauração
Já foi assinada a ordem de serviço para a obra de restauração do Viaduto Caramuru, na Cidade Alta, no Centro de Vitória. A previsão de entrega é em 180 dias, ou seja, no início do segundo semestre de 2023.
Entre as intervenções, estão a reconstrução do pavimento da calçada, melhoria da iluminação e a recuperação dos postes metálicos.

O objetivo da obra é resgatar e preservar a história do viaduto, que foi construído em meados da década de 1920 e liga as ruas Francisco Araújo e Dom Fernando, passando por cima da Rua Caramuru.

Cronograma
Rua da Lama e Curva da Jurema são obras que já ultrapassaram a fase de projetos e estão em andamento. A entrega dos dois polos gastronômicos está prevista para o primeiro semestre de 2023.

Ilha das Caieiras (Baía Noroeste) – entrega prevista para o segundo semestre de 2024, por ser mais complexa, recebendo intervenções como no saneamento.
Triângulo das Bermudas – está recebendo intervenções com melhorias da atual estrutura, capitaneadas pela Central de Serviços.

Rua Sete e Gama Rosa – entrega do projeto até março deste ano.
Mercado da Capixaba – restauro com previsão de entrega no início do segundo semestre de 2024.

Mata da Praia – conversa iniciada em 2021 com moradores e comerciantes deve ser retomada, sem prazo determinado.

Fonte: PMV