Inclusão social: programa capacita pessoas em situação de rua para o trabalho
Na perspectiva de auxiliar pessoas em situação de rua a aproveitar as oportunidades de retornaram ao mercado de trabalho e crescerem profissionalmente na sua área de atuação, o Centro de Referência Especializado para Pessoa em Situação de Rua (Centro Pop) em parceria com a Unidade de Inclusão Produtiva (UIP) de Vitória, promove um ciclo de Oficinas de Habilidades e Orientação para o Mundo do Trabalho.
Ao todo, serão quatro encontros. O primeiro deles ocorreu na tarde desta quinta-feira (3), na sede da UIP, em São Pedro, e contou com a participação de 13 usuários do Centro Pop. Uma delas foi Thamara, de 27 anos. Ela fez questão de registrar sua satisfação em participar da oficina e adquirindo mais conhecimento. “É muito bom ter conhecimento das coisas. Quero participar de todas as vezes que tiver. É muito bacana receber informações e saber”, disse ela.
Os próximos encontros já têm data marcada. No próximo dia 10 de agosto, o grupo volta a se reunir para a oficina com o tema “Habilidades Socio-emocionais”.
Nos dias 22 e 25, também deste mês, ocorrem as oficinas de Currículo e Entrevista de emprego. Essas serão executadas em parceria com os estudantes do curso de Administração da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Nesses dias, as oficinas serão realizadas no espaço da própria universidade.
“Lá (na Ufes), os assistidos poderão elaborar seu currículo, além de acessarem o espaço e, com isso, aumentarem seu universo informacional”, comentou a coordenadora do Centro Pop, Danielle Solano.
A coordenadora da UIP, Beatriz Souza Oliveira, explicou que para montagem do ciclo de oficina, a assessora da unidade, Denise Passos, realizou atendimentos individualizados com os usuários do Centro Pop, para conhecer o público, seus perfis e as demandas. “A partir daí, foi feito o planejamento e a montagem da oficina. Dessa forma, atendemos as expectativa e necessidades daquele público”, destacou Beatriz.
A secretária de Assistência Social em exercício, Graziella Lorentz, enfatizou que iniciativas como essa são fundamentais para garantir à pessoa em situação de rua o acesso a direitos, nesse caso a organização e preparação do acesso ao mundo do trabalho. “Levar nosso serviço de Promoção ao acesso ao mundo do trabalho/Suas aos nossos munícipes mais vulneráveis é um diferencial da articulação Suas em seus vários níveis de complexidade. Serviço e Programa sendo eficiente diferencial na luta pela recolocação e/ou inserção dos usuários do Centro Pop e dos abrigos no mercado de trabalho”, comentou.
Fonte: Prefeitura de Vitória.