Guarda de Vitória Realiza 4ª Blitz Rosa: Ação Educativa Contra o Câncer
Depois de Santo Antônio, Enseada do Suá e Jardim Camburi, será a vez do bairro Jardim da Penha, na capital, receber a Blitz Rosa, da Guarda Civil Municipal de Vitória. A ação educativa é realizada pelas agentes para chamar a atenção para o cuidado com a saúde feminina. Na terça-feira, será a quarta e última edição da Blitz Rosa em alusão à campanha Outubro Rosa.
A proposta surgiu das próprias agentes em uma conversa informal, tendo um único propósito: a prevenção ao câncer de mama e de colo de útero.
“Doamos tempo e cuidado para todos que amamos mas, quase sempre, não cuidamos de nós, em especial pela sobrecarga de jornadas. A Guarda Municipal de Vitória também é composta por mulheres que trabalham para a segurança de outras mulheres. Então, desejamos deixar um recado simples para que elas cuidem da saúde”, pontua a comandante da Guarda Municipal de Vitória, Dayse Barbosa.
O efetivo da Guarda de Vitória tem 20% de agentes femininas. A ação educativa foi motivada pelo Outubro Rosa, campanha nacional de prevenção e diagnóstico precoce ao câncer de mama e de colo do útero.
A blitz educativa foi muito bem recebida pela Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer (Afecc), que apoiou a ação. “Nunca tivemos uma ação no Outubro Rosa que partisse de uma força de Segurança Pública. A cena nos chama atenção e mostra como a Guarda de Vitória está próxima da população em todos os sentidos”, destacou Gisele Araújo, representante da Afecc.
A ciência aponta que o diagnóstico precoce dá à paciente 90% de chances de cura. “Por isso disseminar essas informações é tão importante, chamar atenção mesmo, olhar-se, tocar-se e observar-se”, observa Marilucia Dalla, presidente da Afecc.
Na próxima terça-feira (31), a Blitz Rosa vai levar o recado para as motoristas e motociclistas em Jardim da Penha, bombom, lacinho da campanha e informações para o bem-estar de todas.
Fonte: Prefeitura de Vitória.