Calçadão Guarapari – Sistema de Informatização reduz o tempo de espera em UPA

Calçadão Guarapari – Sistema de Informatização reduz o tempo de espera em UPA

Outra inovação implementada é o sistema de chamada de pacientes por voz, através de telas localizadas na recepção, indicando o consultório ao qual devem se dirigir. Tal medida, visa otimizar o fluxo de atendimento e melhorar a experiência dos usuários da UPA.

Em funcionamento desde o final de janeiro, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Guarapari, o Sistema inovador de Informatização, tem contribuído para reduzir o tempo de espera dos pacientes e otimizar os processos de trabalho, assegurando maior eficiência nos atendimentos. Inicialmente implementado no atendimento médico, o sistema agora abrange também a equipe de enfermagem, marcando uma nova era na gestão dos serviços de saúde municipais.

O investimento nessa modernização, que inclui a aquisição de computadores e materiais de tecnologia da informação, totalizou cerca de 100 mil reais. Esse avanço representa um marco considerável para a UPA-24h, pois anteriormente os registros e processos eram predominantemente manuais, acarretando em desperdício de papel e potencial perda de informações.

A transição para um sistema informatizado não apenas reduz os custos operacionais, mas também aumenta significativamente a segurança do atendimento, tanto para os pacientes quanto para os profissionais de saúde. Agora, todas as informações ficam registradas eletronicamente nos prontuários dos pacientes, criando uma base histórica abrangente de todos os atendimentos realizados, não só na UPA, mas também nas unidades básicas de saúde do município. Além disso, a produção de registros é atualizada em tempo real, permitindo um melhor gerenciamento dos recursos humanos, com a realocação de funcionários para áreas que demandam mais atenção.

Outra inovação implementada é o sistema de chamada de pacientes por voz, através de telas localizadas na recepção, indicando o consultório ao qual devem se dirigir. Tal medida, visa otimizar o fluxo de atendimento e melhorar a experiência dos usuários da UPA.

A informatização completa do atendimento na UPA-24h é uma iniciativa que representa um salto qualitativo na gestão dos serviços de saúde municipais, contribuindo para uma melhor qualidade de atendimento e para a consolidação de uma assistência de saúde de alta qualidade em Guarapari.

“Estamos muito satisfeitos com a implementação bem-sucedida da informatização na UPA de Guarapari. Essa iniciativa, não apenas moderniza nossos processos, mas também nos coloca em uma posição vantajosa para oferecer um atendimento mais eficiente e seguro aos nossos cidadãos. A tecnologia tem sido uma aliada fundamental na melhoria contínua dos serviços de saúde em nosso município, e estamos comprometidos em continuar investindo nesse sentido”, destacou a secretária municipal de saúde, Alessandra Albani.

 

Fonte : PMG – Comunicação Social