Calçadão ES – SESCON – ES destaca profissão com primordial para sociedad

Calçadão ES – SESCON – ES destaca profissão com primordial para sociedad

O Contador é indispensável para sociedade capixaba, para a sociedade brasileira, somos uma profissão indispensável para o mundo, define Élido Emmerich Firme, presidente do SESCON – ES.

Tanto a homenagem realizada pelo vereador Aloísio Varejão na Câmara Municipal de Vitória, no dia 22 de abril, como a comemoração em nível nacional do dia do Contador, celebrado em 25 de abril, são marcantes para valorização de nossos profissionais do setor de contabilidade no estado e no Brasil, declara Emmerich. As datas são importantes para valorização de toda categoria, para valorização de nossos profissionais em todos os níveis, os contadores, contabilistas em nível técnico e superior são importantíssimos para o desenvolvimento social de nosso estado, de nosso pais, de toda e qualquer sociedade, em qualquer tempo.

O Contador sempre será indispensável as empresas, ao mercado. Nós somos primordiais para sociedade na arrecadação de impostos, tributos e na vida empresarial. Proporcionamos informações e dados para devidas tomadas de decisões.

Visto que o contador sendo valorizado e reconhecido através de Lei Federal,  reconhecido na importância da estrutura pública e privada. O dia do contador é um reconhecimento justo a nossa profissão que durante a pandemia do COVID -19, atuamos como médico das empresas, do setor público e do mercado. Define o presidente do SESCON – ES. Agradecemos ao vereador Aloísio Varejão pela homenagem ao contador em nossa capital, 

A CMV está de parabéns, é uma homenagem muito importante para valorização da nossa categoria., ressalta Élido Emmerichi Firme, presidente do SESCON –  ES.

HISTÓRIA

No início dos anos 90 do século XX, empresários capixabas que militavam na prestação de serviços de contabilidade e de auditoria identificaram a necessidade de criar uma entidade de classe que os representasse de forma efetiva perante a sociedade como um todo.Apesar de filiados aos Conselhos Regionais que regulavam as diferentes categorias de atividades como Pessoas Físicas, e também aos Sindicatos que os representavam como profissionais, percebiam que havia uma lacuna quando se tratava das suas Pessoas Jurídicas.

Conversas informais aqui e ali fizeram o ideal prosperar e levou que alguns buscassem informações com colegas de outros Estados onde já estavam formalizadas associações que atuavam na defesa dos interesses patronais frente aos segmentos com que se relacionavam.

A coisa prosperou até o final de 1992, quando se criou uma Comissão Coordenadora para consolidar os estudos feitos até aquele momento e preparar o terreno para a iminente criação do novo sindicato, principalmente fazendo a proposta do Estatuto Social.

Este grupo, que foi presidido por Carlos da Rocha Sampaio, em 22 de setembro daquele ano, publicou no jornal A Tribuna o Edital de Convocação para a Assembleia Geral Extraordinária, que aconteceria em 4 de outubro a seguir, dando caráter legal inicial ao processo.

Na data aprazada, com a significativa presença de representantes legais de 24 empresas e de mais 11 autônomos, que assinaram uma Lista de Presença de associados fundadores, cumpridas todas as formalidades necessárias, foi eleita então uma Diretoria Provisória.

Presidida por Fernando Campagnoli, que contou com o apoio de mais cinco colegas, ela deu seguimento aos trâmites burocráticos para cumprir em breve espaço de tempo todas as etapas legais e jurídicas necessárias à fundação de uma organização como a que se pretendia.

E isso ocorreu no dia 22, com eleição da primeira Diretoria, aprovação do Estatuto Social e definição do nome de Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis, Auditoria, Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Estado do Espírito Santo — Sescon-ES.

Como missão, trabalhar pela organização, coordenação, proteção e representação das categorias econômicas expressas na denominação social, colaborando com os poderes públicos e demais associações na solidariedade social e na subordinação aos interesses nacionais.

Logo instalado em seu primeiro endereço de sede, na Rua General Osório 127 — Edifício A Gazeta — sala 311, no Centro de Vitória, o Sescon-ES, diante do universo de classes empresariais que passou a representar, começou a dar conta das seguintes prerrogativas:

  • Representar e defender os interesses gerais de seus associados perante as autoridades administrativas e judiciárias.
  • Promover a união e a cordialidade entre as categorias representadas, difundindo a necessidade de representação sindical.
  • Impor contribuições a todos aqueles que participem das categorias representadas, nos termos da legislação em vigor.
  • Celebrar acordos, convenções e contratos, bem como acordos judiciais de trabalho, participando obrigatoriamente das negociações coletivas.
  • Propor ações judiciais de interesse coletivo das categorias representadas.
  • Colaborar com os poderes públicos e órgãos de consulta e informação no estudo de problemas que se relacionam com as categorias representadas.
  • Zelar pela fiel observância das leis vigentes, principalmente as que estão relacionadas com as categorias representadas.
  • Pleitear junto aos poderes públicos estaduais e municipais a edição de leis, portarias, pareceres ou medidas de interesse das categorias representadas.
  • Emitir opinião pública sobre projetos de lei, medidas provisórias, decretos, portarias e circulares de interesse das categorias representadas, em consonância com a Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas — Fenacon.
  • Promover e realizar cursos, treinamentos, palestras e eventos de formação profissional.
  • Firmar termos de cooperação técnica e científica com outras entidades e com o Poder Público.
  • Colaborar com os poderes públicos no desenvolvimento da solidariedade social.
  • Eleger ou designar os representares das respectivas categorias.
  • Participar de eventos nacionais e internacionais de interesse das categorias representadas.
  • Disponibilizar serviços aos associados, podendo firmar contratos de parceria com empresas e entidades com este fim.
  • Manter intercâmbio com entidades congêneres.

DIRETORIA – SESCON ES  2022 a 2026

Elido Emmerich Firme 
Presidente

Roberto Schulze
Vice-presidente Institucional

Tamara Silva Daiello
Vice-presidente Administrativo

Mario Zan Barros
Vice-presidente Financeiro

Evaldo Bortolini
Diretor Tesoureiro

Flavia de Souza Verdan Bruske
Diretor Secretário

Breno Mamari Pessoa 
Diretor de Pesquisa e Informação

Cibele Rigotti C. de Lacerda
Diretor Técnico Científico – Em Exercício

 Carla Cristina Tasso
Diretor Recreativo Cultural

 Marcos Antônio de Oliveira
Diretor de Ética Profissional

 Paula Nazareth Koehler
Diretor de Ação Social

Diretores Suplentes

 Rafael Rossi Pereira
 Ellen Schneider Ewald
 José Alvair Coradini
 Pedro Jorge de Oliveira Neto
 Marcelo Tadeu Ciuffi Munhão
 Jose Jocimar Pinheiros
 Kamila Zamprongno Bomfim
 Paulo Francisco Cantilio
 Katia Miranda Coradini
 Roney Guimarães Pereira

 Evaldo Eugenio Nascimento

Conselho Fiscal

Efetivos
 Antônio Juliano da Silva
 Antônio Celso De Almeida
 Tania Regina Gobbette Marques

Suplentes
 Miguel Dos Santos Costa
 Tullio Venturim Silva
 Roberto Lino de Souza