Prefeito de Vitória lidera. Surgimento do nome de Da Vitória é atribuído a forte presença dele no interior.

BRASÍLIA – AGENCIA CONGRESSO – A mais recente pesquisa realizada no Espírito Santo sobre a corrida eleitoral para o governo e Senado realizou 1001 entrevistas domiciliares em todos os municípios do ES.

Foi feita pelo Instituto FlexConsult, de 25 de fevereiro a 10 de março, e aponta os principais candidatos ao governo, uma vaga, e ao Senado, duas vagas, para as eleições do ano que vem.

 Se as eleições fossem hoje, o prefeito da capital, Lorenzo Pazolini (Republicanos), teria mais chances que o vice governador Ricardo Ferraço (MDB), que aparece em segundo lugar, seguido pelo deputado federal Da Vitória (PP).

O levantamento mostra que mais da metade dos entrevistados, 58%, não estão interessados na eleição, em candidaturas ou disputas políticas.

Para o diretor do instituto e responsável pela pesquisa, o cientista político Fernando Pignaton, o instituto que fizer pesquisa sem observar a proporcionalidade correta dos eleitores de cada cidade no plano amostral poderá cometer erros graves porque os candidatos tem reduto, e se o reduto estiver subestimado ou superestimado o resultado poderá atrapalhar ou favorecer o candidato.

REDUTO RURAL E URBANO

Pignaton explicou ainda que o mesmo vale em relação a proporção de eleitores urbanos e rurais: “Tem candidatos que tem bom desempenho na área rural e ruim na área urbana. Se a amostra não prestar atenção nisso e garantir a proporção correta da população poderá prejudicar ou ajudar algum candidato”, concluiu.

CRITÉRIO ADOTADO NA PESQUISA

As entrevistas realizadas foram domiciliares e nos pontos de afluências para o domicílio (em cidades com somente um ou dois entrevistados nas áreas rurais, estes são abordados nos centros comerciais das cidades das microrregiões), sendo os entrevistados escolhidos aleatoriamente em quantidade proporcional a população de cada cidade em todas as 10 microrregiões do estado, seguindo a proporcionalidade entre habitantes urbanos e rurais em cada uma delas.

FLEXCONSULT ® – Instituto de Pesquisa de Opinião e Mercado
Coordenação: Fernando Pignaton, cientista político, especialista em políticas públicas e médico. Supervisão: Ana Paula Levivier, psicóloga e doutora pela Universidade de Paris 7.Fernando Pignaton é cientista político representante do Brasil na AIFRIS ( Associação Internacional de Pesquisa e Formação em Políticas Sociais, sediada na França).

DA VITÓRIA COMEMORA

“A gente fica feliz quando tem o trabalho reconhecido pelos capixabas. Acho que reflete a dedicação e o compromisso que temos com o Estado. Mas ainda há um longo caminho até o processo eleitoral do ano que vem. No momento certo o Progressistas vai se reunir para definir 2026. Agora, estamos com foco no mandato.”, disse o deputado Da Vitória, presidente do Progressistas no ES.

O prefeito Pazolini e o vice governador Ferraço foram procurados mas não deram retorno até o fechamento da matéria.

 

CASAGRANDE ESTÁ MAIS FORTE NA GV

Para o Senado, o governador Renato Casagrande (PSB), lidera com folga. Ele é mais forte no interior.

O ex-governador Paulo Hartung (sem partido) aparece na segunda posição, sendo melhor avaliado pelos eleitores da GV.

Já o deputado estadual Sérgio Meneguelli (Republicanos) em terceiro, também é melhor avaliado na GV.

Neste cenário o deputado Da Vitória aparece a frente do senador Fabiano Contararo (PT), candidato a reeleição. Mas Da Vitória não pretende disputar o Senado, e sim o governo.

O prefeito Pazolini e o deputado Helder Salomão (PT) também são pré candidatos ao governo. Gilvan da Federal (PL) não será mais candidato ao Senado, e sim a reeleição.

A ausência de Gilvan favorece a candidatura ao Senado do deputado federal Evair de Melo (PP), que tem apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro, apesar da resistência do senador Magno Malta, dono do PL no ES.

Gilvan da Federal e Salomão foram os mais votados para Câmara Federal em 2022, e podem ser reeleitos com facilidade para Câmara.

O levantamento mostra ainda que o senador Marcos do Val (Podemos) não tem a menor chance de se reeleger.

TEXTO SOBRE METODOLOGIA DA PESQUISA

A característica mais importante da metodologia dessa pesquisa é o fato dela ter sido realizada em TODAS as cidades do Espírito Santo com a quantidade de entrevistados PROPORCIONAL AO NÚMERO DE ELEITORES DE CADA UMA DAS CIDADES.

Em pesquisas anteriores tanto quantitativas como qualitativas do nosso MONITORAMENTO DO SISTEMA POLÍTICO CAPIXABA temos observado que uma das características deste momento do processo eleitoral para o governo do estado, é que TODOS OS CANDIDATOS POSSUEM REDUTOS EM DETERMINADAS CIDADES onde possuem mais conhecimento e história política..

A consequência desta constatação é que DESEMPENHO EM NIVEL ESTADUAL de um determinado candidato DEPENDE em grande parte DE SEU DESEMPENHO NESTAS CIDADES que são os seus redutos.

Então se uma pesquisa TEM UM PLANO AMOSTRAL QUE NÃO GARANTE A REPRESENTATIVIDADE CORRETA de todas as cidades/microrregiões, ela PODE PROVOCAR GRAVES DISTORÇÕES e COMETER ERROS SERIOS NOS RESULTADOS , pois pode subestimar ou superestimar o desempenho de determinados candidatos, se faltar ou exceder a quantidade proporcional de eleitores nas suas cidades redutos.
Por isso adotamos na metodologia a participação proporcional ao número de eleitores de cada cidade do ES.

Também, asseguramos a participação proporcional dos eleitores tanto das regiões urbanas e como das regiões rurais de cada cidade pois determinados candidatos tem desempenho muito melhor em uma destas regiões e se não for garantida essa proporção correta esses candidatos podem ser prejudicados ou favorecidos.

SOBRE O INSTITUTOS E SEUS RESPONSAVEIS TECNICOS

O Instituto Flexconsult é membro da entidade certificadora da qualidade dos institutos de pesquisa no Brasil ( primeiro ABIPEME sucedida pela ABEP- Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa de Opinião e Mercado) e no mundo ( ESOMAR) A MAIS DE TRES DECADAS.

Fernando Pignaton é cientista político representante do Brasil na AIFRIS ( Associação Internacional de Pesquisa e Formação em Políticas Sociais, sediada na França).

Ana Paulo Levivier é Doutora em Psicologia pela Universidade de Paris- França.

Fonte: BRASÍLIA – AGENCIA CONGRESSO.