Calçadão Vitória – Luciano Gagno foi o Secretário de Cultura que iniciou a obra do Mercado da Capixaba

Calçadão Vitória – Luciano Gagno foi o Secretário de Cultura que iniciou a obra do Mercado da Capixaba

Luciano Gagno - Secretário de Cultura que iniciou a obra do Mercado da Capixaba. A inauguração do Mercadão da Capixaba é a mais importante realização conquistada no Centro de Vitória e a obra foi uma das inúmeras realizações que o morador do Centro, Luciano Gagno conseguiu iniciar em sua passagem pela Secretaria Municipal de Cultura.

Um dos mais importantes Monumentos tombados  pelo Conselho Estadual de Cultura ficou abando nado por mais de uma década, envergonhado toda uma sociedade pela falta de zelo pela história cultural da cidade de Vitória.  Ao vencer ás eleições o  prefeito Lorenzo Pazolini assumiu o compromisso de não medir esforços para tirar, virar esta página de incoerência absurda da falta de respeito com o patrimônio tombado pelo  Conselho Estadual de Cultura e de resgatar, incentivar a ressignificação do outrora glorioso comercio local” relatou Luciano Gagno.

Na composição do secretariado o prefeito Lorenzo Pazolini nomeou o professor universitário e  advogado Luciano Gagno, Secretário de Cultura de Vitória  e lançou inúmeros desafios a gestão  em todas as áreas de ação política. Um dos compromisso que a gestão assumiu desde o período de campanha eleitoral foi disponibilizar investimentos para revitalização e resgatar, incentivar a ressignificação do outrora glorioso comercio local no Centro da Cidade.

É fato que o Centro de Vitória ficou abandonado,  abandono de mais de 20 anos sem investimentos em todas as áreas. “Nós moramos no Centro e somos  aliados do prefeito Lorenzo Pazolini desde o primeiro instante, quando possuía apenas 2% das intenções de votos nas pesquisas e o passo para vitória nas eleições foi dado. Portanto ao atuarmos na equipe de secretários, tivemos a determinação em resgatar o Mercado da Capixaba, uma obra a muito cobrada por lideranças políticas, comunitárias, comerciantes  principalmente por moradores de toda cidade, de todos os bairros”,  declara Luciano Gagno.

” Quando assumi a Secretaria de Cultura de Vitória, uma das mais importantes OBRAS QUE O PREFEITO DEFINIU FOI A RECOSTRUÇÃO,  REFORMA DO MERCADO DA CAPIXABA e como secretário de cultura, junto a nossa equipe de trabalho e demais secretários, dedicamos toda atenção a este importante resgate do  Monumento Cultural. Reformar, reconstruir o MERCADO da CAPIXABA FOI PRIORIDADE NA NOSSA PASSAGEM PELA SECRETARIA DE CULTURA DE VITÓRIA” , afirma Luciano.

A obra orçada em aproximadamente R$ 9 milhões de reais foi  executada pela Estrutural Construtora e  a inauguração foi no prazo previsto e anunciado pelo secretario de obras, Gustavo Perin.

O projeto de restauração abrange uma área total construída de aproximadamente 2.230 m², dividida em dois blocos: um retangular de dois pavimentos e outro em forma de “U” térreo, além de um pátio central de cerca de 700 m². O projeto inclui a reabertura de quatro acessos originais e a adaptação do interior para usos comerciais e culturais. A revitalização do entorno incluiu a transformação da Rua Arariboia em uma via exclusiva para pedestres, criando um ambiente mais seguro e acolhedor.

O Mercado da Capixaba, sofreu um grande incêndio na antiga loja da SPOZER Material Esportivo, em 2002, ficando destruído e abandonado, mas foi um desafio  torna-lo totalmente restaurado.

Além das lojas, o mercado será um espaço ideal para estabelecimentos gastronômicos, como bares, choperias, cafés e restaurantes. No pátio interno, a infraestrutura permitirá a realização de eventos culturais, incluindo exposições e shows. Todos os estabelecimentos estão vinculados à cultura e gastronomia capixaba, garantindo uma experiência autêntica e rica para os visitantes.

A operação do Mercado da Capixaba terá início nos próximos meses, após a seleção dos empreendimentos pela empresa vencedora da licitação para a gestão do espaço.

Além das lojas, o mercado será um espaço ideal para estabelecimentos gastronômicos, como bares, choperias, cafés e restaurantes. No pátio interno, a infraestrutura permitirá a realização de eventos culturais, incluindo exposições e shows. Todos os estabelecimentos estão vinculados à cultura e gastronomia capixaba, garantindo uma experiência autêntica e rica para os visitantes.

Prefeito – Lorenzo Pazolini

“Estamos em um processo de concretização de sonhos, unindo a cidade de Vitória. Já respondemos a várias obras pelo Centro e, agora, entregamos este local que possui memórias afetivas, muito amor e união. Este é o marco da revitalização do Centro de Vitória, que agora está vivo, pulsante e com a economia restaurada”, afirmou o prefeito Lorenzo Pazolini.

 Diretor-presidente da CDTIV, Marcus Gregório, 

“É um imenso prazer estarmos aqui hoje, nesse momento tão esperado, para devolver ao povo capixaba uma alegria rara, um ponto de encontro. O Mercado da Capixaba é um destino por si só, mas será também um ponto de referência, um ponto de partida para outros passeios, um centro de gastronomia, lazer e cultura, vibrando no coração de Vitória. Este mercado vai pulsar e devolver a dignidade a quem mora na cidade, além de oferecer aos turistas a oportunidade de conhecer a rica história desse patrimônio.”

HISTORIA

O Mercado da Capixaba é um edifício localizado no centro da cidade de Vitória, capital do Espírito SantoBrasil.

O Mercado da Capixaba foi construído no ano de 1926 e durante a gestão do governador Florentino Avidos. O seu endereço é um dos principais redutos do centro, a Avenida Jerônimo Monteiro. Esta antigamente se chamava Avenida Capixaba,

O local possui formas ecléticas e neoclássicas, tendo sido desenvolvido pelo arquiteto checo Joseph Pitilick para substituir o antigo mercado municipal.

O prédio foi tombado pelo Conselho Estadual de Cultura no ano de 1983.

Infelizmente, na noite do dia 13 de setembro de 2002, ocorreu um incêndio iniciado no térreo e que acabou por destruir o teto do segundo pavimento.

 Mercado da Capixaba em 2019, antes do início do processo de restauração.

FONTES:

GAZETA ON LINE –

PMV – COMUNICAÇÃO SOCIAL