Expansão do Bike Vitória: Inauguração de novo posto em Santa Luiza amplia a rede para 37 estações
A mobilidade urbana é destaque em Vitória e a capacidade de recebimento das bicicletas compartilhadas continua em ampliação. Nesta terça-feira (22), foi entregue mais uma estação do Bike Vitória, desta vez no bairro Santa Luiza, esquina da Avenida Nossa Senhora da Penha com a Rua Vitalino R. Valadares.
São mais oito posições onde o usuário tem a possibilidade de alugar a “magrela” para uso pelas mais diversas motivações. Agora, Vitória conta com 37 estações do Bike Vitória, sendo três delas destinadas às crianças.
“Bicicletas compartilhadas são uma ótima opção de transporte sustentável, saudável e não poluente e iremos incentivar. O local escolhido desta vez é bem movimentado, tem um forte e variado comércio e fica em uma das avenidas mais movimentadas na capital”, disse o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini.
Crescimento
Segundo Pazolini, as estações estão bem distribuídas e são uma solução para pequenos percursos em deslocamento, facilitando a mobilidade urbana e incentivando também o lazer.
“A intenção foi impulsionar o crescimento do número de viagens e Santa Luiza está numa região populosa e com público variado. Adequamos o espaço físico existente ali para que os usuários do serviço possam alugar as magrelas com tranquilidade”, elogiou.
Segundo o secretário de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória, Alex Mariano, a intenção foi impulsionar o crescimento do número de viagens e Santa Luiza é num ponto estratégico de passagem entre bairros maiores e com destacado crescimento.
Estações
Alex Mariano disse que os usuários do Bike Vitória deverão ter, pelo menos, mais uma nova estação de bicicletas em 2023. “Nossa avaliação é constante, são muitos os pedidos de novas estações e decidimos junto às empresas parceiras e de acordo com critérios técnicos”, destacou o secretário.
Na capital, Atualmente, o Bike Vitória conta com mais de 178 mil usuários cadastrados. São agora 34 estações destinadas aos adultos e as 3 estações dedicadas às crianças que ficam na orla. O sistema possui 220 bicicletas adultas disponíveis e, para a alegria dos pequenos, 30 bicicletas infantis.
O Bike Vitória é composto por estações inteligentes estrategicamente distribuídas e as estações são alimentadas por energia solar.
As pessoas cadastradas têm a praticidade de retirar uma bicicleta utilizando o aplicativo em seus smartphones. Ao término de seu percurso, após uma hora, podem devolvê-la em qualquer uma das Estações do projeto.
Sustentável
Desde a sua implantação, o Bike Vitória já teve mais de 1,6 milhão de viagens realizadas por adultos e mais de 25 mil viagens feitas por crianças. Aproximadamente 550 toneladas de gases poluentes foram evitadas graças ao projeto.
O Sistema de Bicicletas Compartilhadas, Bike Vitória é um projeto que proporciona, na capital, uma alternativa de transporte sustentável, saudável e ecologicamente correto. Tem como principais patrocinadores a Unimed e o Sicoob.
Fonte: Prefeitura de Vitória.