Castração Animal: palestras têm início este mês de forma presencial e on-line
Os tutores de cães e gatos cadastrados no na capital devem ficar atentos. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) inicia, a partir deste mês de fevereiro (veja calendário abaixo), a realização das palestras educativas que são pré-requisitos para liberação do procedimento para o seu pet.
Este ano, as palestras educativas ofertadas ocorrerão em formato híbrido, podendo o tutor escolher em participar dos encontros, presencialmente, ou fazer de maneira on-line, através do portal do Bem-Estar Animal.
“O formato presencial foi lançado junto com o programa, mas agora estamos ampliando, inovando, ofertando também a palestra educativa de maneira on-line para possibilitar que aquela pessoa, que não tem tempo ou trabalha, possa participar dos encontros e receber todas as orientações para o bem-estar do seu animal e ter acesso ao serviço”, destacou o secretário municipal de Meio Ambiente, Tarcísio Foeger.
E para aquelas pessoas que não têm acesso à internet e dificuldade com informática, vamos manter as palestras presenciais. O mesmo conteúdo será disponibilizado nos dois ambientes. Mas o munícipe poderá escolher”, reforçou a subsecretária de Qualidade Ambiental e Bem-Estar Animal, Cristiane Stem.
Participação
Para participar das palestras educativas, on-line ou presencial, o munícipe precisa ter o cadastrado atualizado no portal do Bem-Estar Animal. Para conferir os dados, basta acessar o site clicando aqui e fazer o login. Feito isso, deve escolher em qual dos dois formatos quer fazer o encontro, que é obrigatório para ter acesso ao serviço.
Para o tutor que escolher o formato on-line, poderá fazer o curso a qualquer tempo. O conteúdo em vídeo ficará disponível na página do Bem-Estar Animal. O único requisito é ter o cadastro atualizado. E para assistir o conteúdo é preciso ter no computador qualquer programa que abra este tipo de arquivo (vídeo).
No final da palestra, o tutor que escolheu o modo on-line terá que responder um “quiz” (perguntas) sobre o conteúdo apresentado referente ao bem-estar animal e também sobre guarda responsável de animal doméstico para poder validar a participação e se tornar apto para receber a guia de castração, que seguirá os critérios previstos na legislação em vigor.
No ano passado, mais de 2 mil pessoas participaram das palestras presenciais, tronando-se aptos a realizar o procedimento em seus pets. Ainda em 2022, 3 mil procedimentos foram realizados. Já em janeiro deste ano, o programa foi ampliado e já promoveu 700 castrações.
O Programa
O programa Vitória da Castração Animal foi lançado em 2021 pelo município para estimular o controle de natalidade e cuidar da saúde dos animais na cidade, compreendendo a esterilização cirúrgica, com previsão de exames laboratoriais pré-operatórios para auxiliar a avaliação clínica; aplicação de microchip; e a realização de registro e o cadastro para identificação individual de cada pet.
Para ter acesso ao programa de castração animal, o munícipe deverá realizar cadastro, por meio do Portal de Bem-Estar Animal, no site da Prefeitura de Vitória. O cadastro é individual e deve conter informações básicas sobre o tutor e sobre o animal a ser submetido aos procedimentos contemplados pela iniciativa.
De acordo com o decreto em vigor, o programa prevê o atendimento, em sua maioria (80%), de protetores independentes, munícipes em situação de vulnerabilidade e pessoas que residam em áreas de interesse social. Os demais 20% são referentes ao público em geral.
Calendário das palestras presenciais educativas em 2023:
Local: Auditório da Casa do Cidadão
Capacidade: 100 vagas por mês.
Fevereiro: dia 15, quarta-feira, às 14h.
Março: dia 14, terça-feira, às 17h.
Abril: dia 11, terça-feira, às 14h.
Maio: dia 16, terça-feira, às 17h.
Junho: dia 13, terça-feira, às 14h.
Julho: dia 11, terça-feira, às 17h.
Agosto: dia 15, terça-feira, às 14h.
Setembro: dia 12, terça-feira, às 17h.
Outubro: dia 17, terça-feira, às 14h.
Novembro: dia 14, terça-feira, às 17h.
Dezembro: dia 13, quarta-feira, às 14h.
Fonte : PMV
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.