Entrevista – Marquinhos é referencia na luta pelo fim dos alagamentos em Vila Velha

Entrevista – Marquinhos é referencia na luta pelo fim dos alagamentos  em Vila Velha

. Sim. Podemos sim, ter a esperança de vencer o trauma dos antigos alagamentos devastadores , que absurdamente foram destruindo nossas conquistas durante anos e anos, décadas de sofrimentos.

Edição e textos –  Por Mário Antônio Berardinelli Bernabé

Marquinhos, assim é tratativa de forma carinhosa no dia dia do reconhecido advogado Dr. Marcos de Souza nas comunidade do município de Vila Velha. Principalmente no bairro Cobilândia onde, possui seu escritório de advocacia.

Porém, o Dr. Marcos de Souza, carinhosamente Marquinhos é uma referencia no estado pela capacidade de construir nas administrações públicas um trabalho que vem tornado gestões de prefeitos referencias em nível estadual e nacional.

Marquinhos faz parte de um novo conceito de político. Especializado em compliance. Explico: Compliance é hoje o principal antídoto das empresas e órgãos públicos, contra os problemas causados pela corrupção e falhas na conduta humana.

Enfim, Marquinhos foi na atual gestão uma luz no fim do túnel. O jovem prefeito Arnaldinho Borgo, confiou ao Advogado Marquinhos a missão de coordenar um dos mais contundentes serviços a bem avaliada gestão no município de Vila Velha. A Transparência.

Sim, uma das colunas mais fortes que uma gestão política pode desenvolver em uma administração pública é a transparência dos atos de todo e qualquer funcionário público. Dr. Marquinhos foi Ouvidor Publico e um dos responsáveis pelo maior legado que toda a maquina pública de Vila Velha possui. para conhecimento de toda a população, é bom citar e enaltecer que o município de Vila Velha é reconhecido nacionalmente pela Transparência nos atos da atual gestão, liderada pelo jovem prefeito, Arnaldinho Borgo.

Por esse modelo de gestão devemos parabenizar a todo funcionalismo público, não apenas ao chefe do executivo municipal, devemos obter sempre ter muito respeito ao erário, ao dinheiro público, ao patrimônio público.

Quando falamos em serviços que população busca, falamos em merenda escolar, obras, medicamentos, aquisições que se bem administradas, com ética e respeito, multiplicam a capacidade da prefeitura de servir ao povo, aos moradores, a comunidade, a sociedade como um todo. receita básica para o êxito da gestão capaz de realizar e direcionar uma cidade ao futuro de forma promissora em rumo a qualidade de vida, pela qualidade dos homens que exercem suas funções pública em entendimento unificado pela transparência, pelo trato com os valores inovadores que a boa gestão do Dr. Marcos de Souza nos direcionou como Ouvidor Público, e evidentemente pela inovação que o Compliance proporciona, proporcionou em Vila Velha e em qualquer gestão, empresa ou órgão público que adota o “Não a corrupção”.

Em entrevista o nobre advogado, nos dá, uma ampla visão de sua capacidade de atuação como candidato a vereador da cidade, ao disponibilizar seu respeito a população do bairro que ama, e dedica  esforços para resolução de problemas que o torna a Grande Cobilândia, notícia em calamidades durante décadas e décadas.

– Quem é o advogado,  Dr. Marcos de Souza?

Sou carinhosamente conhecido como Marquinhos,  sou formado em direito pela Universidade de Vila Velha – UVV. Filho do sr. Valério de Souza e dona Zenita, nascido em Vila Velha,  na Grande Cobilandia onde,  atuo com escritório de advocacia no bairro, exercendo a profissão dedicando sempre meu tempo as causas sociais.  Sou casado com a sra. Vania Souza, estudei em escolas públicas do município e reconheço a importância das escolas públicas na formação de bons cidadãos.

 – Trata-se de uma estratégia fundamental a decisão de inserção do hábito de transparência em uma gestão realizadora, inovadora?

Sem duvidas, as pessoas, os moradores de uma cidade, de um estado, de um pais aguardam a muito que nós homens públicos necessitamos ter respeito com o exercício do poder, no Poder Executivo – prefeito, no Poder Legislativo – vereadores e no Poder Judiciário, também.

A transparência dos gastos do dinheiro arrecadado com impostos é fundamental nas nova política. Em todos os níveis da politica, Em nível municipal, estadual e federal.

Nos” Três Poderes” –  Executivo, Legislativo e Judiciário os cidadãos brasileiros há muito merecem o respeito nos gastos, nas ordenanças, nas contratações que visem atender a população, a sociedade civil, está cansada de noticias da cultura da corrupção do dinheiro público.

–  Ouvir o cidadão, a sociedade, as comunidades, as entidades representativas,  é uma coluna que a nova visão política deve declinar e assim atuar, planejar e executar?

Marquinhos é referência na luta para conquista das Obras de Macrodrenagem na Grande Cobilândia e em todos os bairros que durante décadas sofreram com alagamentos em Vila Velha.

– Ouvir o cidadão, a sociedade, as comunidades, as entidades representativas,  é uma coluna que a nova visão política deve declinar e assim atuar, planejar e executar?

Vamos citar exemplo, o enfrentamento com os problemas dos alagamentos em nossa cidade. A atuação do Governo do Estado, com o governador Renato Casagrande dando apoio a cidade de Vila Velha, aos moradores que a década necessitam de uma solução. Durante décadas e décadas a sociedade gritou e ninguém ouviu, ouvia. A impressa, os vídeos, as fotos, as matérias, os depoimentos das famílias vitimas das calamidades em períodos de fortes chuvas, um dia fariam efeito positivo. Os registros são fatos que não se pode ignorar.

A transparente necessidade de uma ação inovadora de lideres eleitos pelo voto. Democraticamente a força do diálogo entre a sociedade, a população dos bairros, a cidade  em concordância  com o prefeito aliado a causa, proporcionou ao prefeito Arnaldinho Borgo, a condição de planejar e enfrentar a questão que absurdamente foi ignorada por inúmeros prefeitos.

Gestões públicas, prefeitos e secretários, faziam de conta que nos ouviam. E nada fizeram, nada faziam Especulavam a dor do povo para sei lá o que? E assim perpetuava a dor das pessoas afetadas pelo caus.

Famílias inteiras, comércios fechados, prejuízos de todas as formas, danos materiais e psicológicos perpetuaram e os problemas não eram enfrentados politicamente. Algo esteve escondido, por décadas e décadas, faltava então o que? Transparência.

– Na atualidade, existe esperança de uma busca por soluções no problema dos alagamentos em Cobilândia e em todos os bairros afetados pelos períodos de fortes chuvas?

Sim. Podemos sim, ter a esperança de vencer o trauma dos antigos alagamentos devastadores , que absurdamente foram destruindo nossas conquistas durante anos e anos, décadas de sofrimentos.

Não somente em Cobilândia, mas em todos as comunidades afetadas. Enchentes que destruíam as  estabilidades, financeiras, emocionais e matérias de centenas de família. Problemas históricos, a população ficando dias ilhados, prejuízos aos lares, prejuízos ao comercio, não apenas em Cobilandia mas, em toda cidade de Vila Velha.

As pessoas perdiam tudo, fomos para rua formamos uma comissão de advogados, entramos com ação no Ministério Público, denunciamos o descaso de décadas os alagamentos, a questão dos alagamentos na cidade, e em Cobilandia. Lideramos a ação no Ministério Público Estadual que acatou veementemente nossa denúncia pública.

O Ministério Público cumpriu seu papel institucional de forma primaz. O MP é nosso órgão institucional que funciona como guardião da democracia.

– O governo do estado tem participação no processo de enfrentamento aos problemas de alagamentos em Vila velha?

A questão foi maior e é maior. Sem dúvidas o governador Renato Casagrande tem sua marca de político que ouve as causas justas. A ação do governo do estado, foi imprescindível para solucionar o empasse, a inercia politica.

Arnaldinho Borgo, Renato Casagrande e Marquinhos.

O prefeito Arnaldinho Borgo quando eleito foi, intensificou a determinação de toda equipe de governo a planejar as formas de agir e enfrentar a questão dos alagamentos. mas o papel dos moradore e comerciantes é o fato mais contundente e a resposta está sendo desenvolvida de forma transparente, onde governo estadual, prefeitura e comunidades estão dialogando e viabilizando respostas a questão das obras de Macrodrenagem em toda cidade de Vila Velha.

Há muito por ser feito ainda, mas temos boa parte do projeto com êxito em vários pontos onde os alagamentos predominam, Vila velha tem localidades que chegam a ficar a um metro abaixo do nível do mar.

Mas a cidade foi ouvida e teremos respostas verdadeiras para questão dos alagamentos. A o Projeto de Macrodrenagem de Vila Velha hoje é uma conquista real.

Não acabamos totalmente com os alagamentos mas,  teremos controle sobre o volume de água de chuvas, com as novas galerias e o sistema de bombeamento, e as comportas . A atuação do Governo do Estado, com o governador Renato Casagrande dando apoio a cidade de Vila Velha, aos moradores,  juntamente com o prefeito aliado, Arnaldinho Borgo,  podemos sim, ter a esperança de vencer os traumas dos antigos alagamentos devastadores , que absurdamente foram destruindo nossas conquistas durante anos e anos, décadas de sofrimentos. Perdas irreparáveis.

– O senhor fez parte da revolucionária e atuante gestão do atual prefeito Arnaldinho Borgo como Ouvidor  Adjunto ?

Atuamos em equipe, junto ao prefeito e toda equipe da gestão Arnaldinho Borgo, alcançado a meta de tornar a prefeitura de Vila Velha em uma prefeitura transparente em seus atos de governo, sendo reconhecida e destacada pela transparência, nacionalmente., com o primeiro lugar em transparência pública no Brasil.

O que é a ouvidoria de um órgão público?

A Ouvidoria e um órgão, setor da administração pública que aproxima a população da administração pública, trazendo o cidadão para a gestão. Um dos fatores que faz a transparência de uma administração e a participação das pessoas  e o desejo do prefeito  e da equipe de governo em ouvir os movimentos sociais, Possibilitando uma nova era nos investimentos dos recursos, Dinheiro Público. A Ouvidoria é um canal de comunicação” , define o candidato a vereador.

.

Parcerias com o governo Renato Casagrande foram primordiais para resolução de propostas que a muito tempo a população de Vila Velha necessitava, como destaque, podemos citar, a execução do sonhado Projeto e Obras de Macrodrenagem em toda cidade, não apenas na Grande Cobilândia.