Tablets impulsionam o projeto de aprendizado com crianças
Na era digital, a educação está passando por transformações significativas, e um exemplo inspirador está acontecendo no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Professora Cida Barreto, em Pontal de Camburi. A professora Ana Paula Fernandes, à frente da turma do grupo 5C, está revolucionando a forma como as crianças aprendem, utilizando os tablets como ferramentas educacionais.
A abordagem inovadora tem como objetivo estimular a criatividade, desenvolver novas habilidades, contribuir para a coordenação motora, incentivar a autonomia e promover o compartilhamento de conhecimentos. “A tecnologia quando utilizada de maneira correta (com um planejamento) pode proporcionar diversos benefícios para as crianças na sala de aula. O uso dos tablets não é apenas para fins recreativos, mas sim uma ferramenta que amplia as possibilidades de aprendizado das crianças”, explica a professora.
De acordo com a educadora, por meio de um aplicativo chamado “Ler e contar”, é possível abordar diferentes linguagens, como a linguagem verbal, corporal, visual, sonora e digital. Assim, utilizando os tablets, ela transformou as aulas em experiências interativas e envolventes. “O desafio é fazer com que as atividades apresentem sentido para a criança, promovendo um olhar crítico a respeito da ferramenta para que possamos utilizar de forma a obter benefícios”, afirma.
Ainda segundo a professora, o uso da tecnologia na educação infantil é uma forma de proporcionar estímulos diferentes às crianças, contribuindo para o seu pleno desenvolvimento. Além disso, as ferramentas tecnológicas contribuem para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, estimulando-as a ampliarem os conhecimentos de maneira coletiva.
O contato com os dispositivos também contribui para o desenvolvimento da coordenação motora das crianças. Através de atividades que envolvem tocar, arrastar e deslizar na tela, elas aprimoram suas habilidades motoras de maneira divertida e lúdica. A abordagem também incentiva a autonomia das crianças, pois elas aprendem a usar os dispositivos de forma independente, seguindo orientações da professora. Isso fortalece sua confiança e habilidades de resolução de problemas.
Impacto positivo na aprendizagem
O trabalho desenvolvido no Cmei é um exemplo inspirador de como a tecnologia pode ser integrada de forma eficaz na educação infantil. Este projeto não apenas estimula o desenvolvimento acadêmico das crianças, mas também promove valores importantes, como colaboração e autonomia. As aulas com uso dos tablets são planejadas em conjunto pela professora Ana Paula Fernandes e pela professora da Educação Especial Patrícia Baioco, com o apoio da pedagoga Helen Cristina Correia e parceria da assistente de educação infantil Renata Flávia.
“O professor tem um papel importante no uso da tecnologia como ferramenta educacional, precisamos abraçar os avanços tecnológicos, utilizando-os de forma a acrescentar na vida das crianças. Nos dias que trabalhamos com os tablets percebemos uma enorme expectativa por parte das crianças, eles observam com atenção as explicações e realizam as atividades de forma individual ou coletiva com muita atenção e curiosidade. O tempo de uso durante as aulas é restrito e mesmo assim o resultado tem sido muito potente”, pontuou a professora Ana Paula Fernandes.
Para a professora de Educação Especial Patrícia Baioco, os resultados são notáveis. “Observamos que as crianças com Deficiência Intelectual (D.I.) aprendem de forma diferenciada e a utilização do tablet permitirá maiores condições para o aprendizado, despertando a sua curiosidade, aumentando a sua concentração, participação, desenvolvendo autonomia e novas habilidades”, afirma.
Ela ressalta que o tablet ajudar a prender a atenção dos pequenos durante o processo educativo, trazendo diversas possibilidades por meio de imagens, brincadeiras, canções, jogos, dentre outros, no qual as crianças com ou sem deficiência conseguem interagir e aprender ludicamente.
“O aplicativo ler e contar o qual estamos utilizando no tablet com as crianças, as inserem em um ambiente de aprendizagem aumentando assim suas capacidades, resoluções, favorecendo a obtenção de conceitos, colaborando para o desenvolvimento várias estratégias significativas para a aprendizagem, como habilidade psicomotora, memorização, raciocínio, conhecimento por descobertas e elevação da autoestima”, completou.
Fonte: Prefeitura de Vitória.