Sucesso na Multivacinação: mais de 11 mil jovens imunizados em Vitória
Ao longo de três semanas, mais de 11 mil crianças e adolescentes, entre seis meses e 14 anos, foram imunizadas em Vitória durante a Campanha de Multivacinação. Com uma rede de salas de vacinas em todas as regiões de saúde, a Secretaria Municipal de Saúde de Vitória (Semus) também abriu postos de vacinação aos sábados para ampliar ainda mais o acesso à imunização.
“Precisamos lembrar a população de que as doenças não foram embora. Elas podem estar sob controle, mas a medida que a cobertura vacinal cai, eu abro janelas e portas para os vírus voltarem. Não apenas a Covid-19, mas doenças como pólio, sarampo, caxumba, rubéola, que estão controladas, com a diminuição da cobertura vacinal, as pessoas voltarão a adoecer”, explica a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Vitória, Tatiane Comério.
Apesar do fim da Campanha, todas as vacinas ofertadas continuam disponíveis nas unidades básicas de saúde (UBS) de Vitória. Para se imunizar, basta comparecer a unidade de saúde mais próxima com documentos de identificação (CPF e/ou Cartão Nacional de Saúde) e caderneta de vacinação.
Para crianças de até seis anos de idade (06 anos 11 meses e 29 dias) estão disponíveis as seguintes vacinas: BCG, Hepatite B, Penta, Pólio inativada, Pólio oral, Rotavírus, Pneumocócica 10-valente, Meningocócica C, Febre amarela, Tríplice viral (SCR – sarampo, caxumba e rubéola), DTP, Hepatite A e Varicela.
Já para as crianças a partir dos sete anos até menores de 15, as vacinas disponíveis são: Hepatite B, Febre amarela, Tríplice viral, Difteria e tétano (dT), Meningocócica ACWY, HPV quadrivalente e dTpa.
Programa Nacional de Imunizações
Neste ano, o Programa Nacional de Imunizações (PNI) completa 50 anos. Desde sua criação, em 1973, o número de vacinas disponibilizadas gratuitamente a toda população só vem crescendo.
Quando o Programa foi criado, seus principais objetivos eram coordenar as ações de imunizações de forma contínua e com ampla área de cobertura, atingindo todos os cidadãos brasileiros, sem distinção de qualquer natureza. Hoje, 50 anos após a sua criação, o PNI é referência mundial em imunização.
Fonte: Prefeitura de Vitória.