Sequência didática lúdica promove aceitação do cardápio escolar e muita diversão

Sequência didática lúdica promove aceitação do cardápio escolar e muita diversão

Sensibilizar e conscientizar as crianças sobre o direito a uma alimentação digna e de qualidade e ainda incentivar o consumo de alimentos naturais e saudáveis. Para isso, o Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Nelcy da Silva Braga, que fica em São Cristóvão, realizou uma sequência didática pra lá de especial com as crianças do grupo 3, no turno vespertino.

Tudo começou com uma contação da história “O Sapo Comilão”, dos autores Stela Barbieri e Fernando Vilela. A história acompanha um sapo que estava cansado de sempre se alimentar das mesmas coisas e, ao se deparar com uma fazenda cheia de frutas e legumes que não conhecia, decide experimentar cada um deles.

O Cmei procurou a Coordenação de Alimentação e Nutrição Escolar (Cane) da Secretaria Municipal de Educação (Seme), responsável por preparar os cardápios alimentares para os pequenos, e propôs que fossem utilizados as frutas e legumes que o personagem da história havia conhecido, uma vez que a maioria das crianças ainda não estavam aceitando alguns alimentos durante as refeições na escola.

Sequência didática lúdica promove aceitação do cardápio escolar e muita diversão

Com a orientação da Cane, as professoras organizaram uma dinâmica especial na hora do lanche das crianças, oferecendo alimentos como milho cozido, macarrão sem molho, uva, salada e melancia, os mesmos que o “Sapo Comilão” havia provado na fazenda. A dinâmica fez sucesso com os pequenos, como conta a professora Simone Dias.

“Me surpreendeu porque eles até comiam macarrão por exemplo, mas bem pouco! Nessa atividade eles comeram muito e se tivesse mais, eles queriam. Acho que foi o preparo que estimulou, pois a melancia foi em pedaços maiores e eles aceitaram mais que quando vem servida na refeição cotidiana”, contou.

Conhecendo os alimentos

O pequeno Heitor Vieira contou que “gostou do tomate e do macarrão”, e Maria Júlia “comeu um macarrão que estava delicioso”. Já o pequeno Apolo Schulthais disse que “adorou o milho”, e Hugo Moreira comeu bastante uva e depois viu o sapo voltando para sua casa.

Após o momento de experimentação dos alimentos, as crianças se reuniram e produziram uma ilustração coletiva, sobre a história e também sobre os alimentos que haviam conhecido.

Fonte : PMV

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