Projeto Viagem pela Literatura é destaque e participará de Seminário Internacional
Um projeto realizado pela Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim foi selecionado, dentre 130 iniciativas, para uma apresentação no 14° Seminário Internacional Biblioteca Viva. É o Viagem pela Literatura, projeto que tem o objetivo de incentivar e promover a prática da leitura com atividades desenvolvidas por atores, escritores e contadores de histórias na biblioteca e espaços diversos, tendo como público alvo crianças, adolescentes, jovens e adultos.
O projeto foi destaque e já recebeu grandes prêmios, alguns deles são: Boas Práticas e Inovação em Bibliotecas Públicas (2014), promovido pelo Ministério da Cultura, 1° lugar no Vitória Inovando: Gestão participativa e inclusão social (2012), Ricardo Oiticica – Oralidade, 1° lugar, promovido pela PUC-RJ, Catedral UNESCO, além de também já ter sido apresentado em diversos congressos brasileiros.
As atividades são realizadas anualmente na Biblioteca Municipal e em outros espaços como parques, no Projeto Caminhando Juntos (Cajun), nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Auditório da Prefeitura Municipal e Associação de Moradores, priorizando as regiões com maior índice de risco ou vulnerabilidade social.
A bibliotecária Elizete Caser, comenta como é gratificante ver os bons resultados do projeto. “Ver que participantes do Viagem pela Literatura não conheciam escritores, nunca tinham assistido uma peça teatral, ouvido uma história a partir de um livro e com as atividades foram despertados para sua importância é muito bom. Com isso, acreditamos estar contribuindo para uma sociedade leitora e inclusiva”, disse.
O maior público do projeto é constituído por alunos da rede municipal de Vitória.
A 14ª edição do Seminário Internacional Biblioteca Viva trouxe conhecimento, debate e informação atualizada sobre o universo das bibliotecas públicas. As apresentações seguem até o dia 30 de junho, em formato virtual.
Fonte: Prefeitura de Vitória.