Projeto Baleia Jubarte: oficina vai mostrar melhores práticas para observação

Projeto Baleia Jubarte: oficina vai mostrar melhores práticas para observação

 

A Prefeitura de Vitória e o Instituto Baleia Jubarte realizam, no final da tarde desta sexta-feira (12), a primeira reunião com os representantes do trade turístico náutico da capital para organização e preparação de equipes para a temporada de baleias, que se inicia em junho próximo e vai até outubro/novembro.

Na oportunidade, será realizada oficina de Melhores Práticas para a Observação de Baleias, com o coordenador técnico do Instituto, Sérgio Cipolotti, marcada para as 17h30, no auditório do Espaço Baleia Jubarte, que está localizado na praça do Papa, na Enseada do Suá.

“Esse é um momento de grande biodiversidade e pode ser explorado de forma sustentável pelo turismo de observação, que vem crescendo a cada ano. É preciso capacitar todos os envolvidos neste processo”, destacou o secretário municipal de Meio Ambiente, Tarcísio Föeger.

Observação

A observação de baleias jubarte tem atraído cada vez mais moradores, turistas e pesquisadores à capital pela praticidade no deslocamento e tempo para chegar até as espécies. Famosas pelos seus saltos, elas podem ser vistas de 10 a 20 milhas náuticas (entre 20 a 40 quilômetros) de distância do litoral.

Além das jubartes, outros cetáceos também podem ser observados, como o boto-cinza (mais comum na costa), golfinho pintado-do-atlântico, golfinho pan-tropical, baleia minke e cachalote (mais raros).

Espaço

O Espaço Baleia Jubarte oferece conhecimentos sobre vários cetáceos (mamíferos como baleias, botos e golfinhos, que vivem exclusivamente no meio aquático), em especial sobre as baleias jubarte que, no Brasil, encontram-se, principalmente, na costa do Espírito Santo e da Bahia em seu período reprodutivo.

Ossadas, réplicas de animais, materiais biológicos e painéis explicativos compõem o acervo do espaço, que é fruto de uma parceria entre as secretarias municipais de Cultura (Semc) e de Meio Ambiente (Semmam) de Vitória e o Instituto Baleia Jubarte.

Entre junho e outubro/novembro, período de observação das baleias jubarte, o espaço é utilizado como apoio aos embarques turísticos, também com palestras de conscientização sobre a preservação do meio ambiente.

Onde fica?

Praça do Papa, Enseada do Suá – Vitória
Funcionamento: terça a domingo, das 9 às 17h
Telefone: (27)3022-6691 / (27)98825-0440

Fonte : PMV