Obra de acessibilidade aguardada há sete anos no bairro Santos Dumont finalmente é iniciada
Após sete anos de reiteradas solicitações, a comunidade do bairro Santos Dumont vai receber a tão sonhada rampa que ligará a escadaria Jandira Alvarenga à rua São Marcos. Na manhã desta terça-feira (21), o prefeito Lorenzo Pazolini deu ordem de serviço para início das obras, com a presença maciça da comunidade. A obra foi contratada por R$ 200 mil com prazo de conclusão de 120 dias.
A rampa será construída em concreto, com rede de drenagem para captar e direcionar as águas das chuvas para a rede de águas pluviais da rua São Marcos. Para segurança e conforto dos pedestres serão instalados guarda-corpos em aço inox e postes de iluminação em todo o trecho a ser construído, medindo aproximadamente 50 metros por 2,10 de largura, composto por rampas, degraus e patamares.
“Aqui é um local de difícil acesso. As crianças não conseguem chegar à escola. Os adultos não conseguem chegar em casa com segurança. Mas essa realidade vai mudar a partir de hoje. Estamos iniciando essa obra e em três meses vamos entregá-la”, disse o prefeito Lorenzo Pazolini.
“É uma obra que vai propiciar acessibilidade aos moradores de Santos Dumont. Um investimento pequeno se tomarmos como referência as obras em andamento pela cidade de Vitória, mas com grandes efeitos benéficos para a comunidade”, explicou o secretário de Obras, Gustavo Perin.
“Agora nossas crianças não vão mais faltar às aulas quando chover. Isso vai refletir positivamente no aprendizado”, afirmou a diretora do ao Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Valdívia Antunes da Penha Rodrigues, Patrícia Loureiro.
“A comunidade só tem a agradecer. Primeiro foi a reforma da nossa escola. Agora é essa obra de acessibilidade esperada há muito tempo”, disse Neno Bahia presidente da associação de moradores de Santos Dumont.
Promessa
“Desde que nasci que havia essa promessa de fazer este acesso. Agora vai melhorar”, comemorou Eva dos Santos Bahia, moradora de Santos Dumont.
Além de atender à comunidade de Santos Dumont, a rampa permitirá o acesso mais curto, rápido e seguro ao Cmei Valdívia, que foi reformado na atual gestão. A reforma do Cmei ocorreu em 2022, após 20 anos de espera, e foi a primeira intervenção estruturante desde a sua inauguração em 1992.
Na oportunidade, foram realizadas as seguintes intervenções: troca completa do telhado, que passou a ser de telhas termoacústicas; troca de revestimento em toda a escola; reforma dos banheiros, para atender às normas de acessibilidade; troca da parte elétrica; pintura interna e externa, reboco externo, com tratamento de infiltrações; troca de ventiladores; rebaixamento de gesso e troca de todas as lâmpadas para led.
Fonte: Prefeitura de Vitória.