Luto – Papa Francisco falece aos 88 anos na madrugada pós Pascoa

Primeiro papa latino-americano faleceu na madrugada desta segunda-feira (21), em Roma. Informação foi confirmada pelo Vaticano
1936 ★ 2025
Morre Francisco, primeiro papa latino-americano, aos 88 anos

Francisco ocupou o principal cargo da Igreja Católica por 12 anos.
Quem foi o Papa Francisco?
O argentino Jorge Mario Bergoglio desembarcou na ilha de Lampedusa, onde a Europa mais se aproxima da África, e foi envolvido por refugiados etíopes, eritreus e somalis, que haviam sido resgatados no Mar Mediterrâneo. Queria ouvi-los. Pouco importava se fossem católicos. Queria encontrar as periferias. Era a primeira viagem de seu pontificado. Ela criaria uma imagem que acompanharia Francisco até o fim: a do papa que ia às fronteiras do mundo e suscitava expectativas de reforma. Quase ninguém compreendeu que a mudança, para o pontífice, não estava nos dogmas, mas no acolhimento, na ternura de sua pastoral.
Esse argentino, de 88 anos, morreu nesta segunda-feira, 21, em Roma, em razão de complicações causadas por uma pneumonia dupla. Um dia antes, ele apareceu em público no Vaticano em uma missa de Páscoa, quando fez a última saudação aos fiéis.
Uma outra doença pulmonar, sequela da gripe asiática de 1957, mudara seu destino ao impedir o ainda jovem jesuíta de partir em missão ao Japão. Ele teve de extrair parte do pulmão direito, o que – acreditava-se – o incapacitaria para o trabalho no Oriente.
Relembre a única visita do papa Francisco ao Brasil
Durante a passagem pelo Brasil, o papa Francisco incentivou os jovens a protagonizarem mudanças sociais.
O papa Francisco visitou o Brasil em julho de 2013 para participar da Jornada Mundial da Juventude. Foi uma semana intensa de atividades, cujo ponto alto foi uma missa em Copacabana, no Rio de Janeiro.
Mais de 3,5 milhões de pessoas foram à Jornada Mundial da Juventude. Segundo o Ministério do Turismo, foi a maior movimentação oficial de visitantes em uma única cidade do Brasil até hoje.
Antes de chegar no Rio de Janeiro, Francisco visitou a Basílica de Aparecida, onde permaneceu por poucas horas. Durante a sua passagem pelo Brasil, o papa Francisco voltou a incentivar que os jovens sejam os protagonistas de mudanças sociais na sociedade e defendeu o casamento.
Francisco pediu à multidão na Praia de Copacabana que não ficasse “trancafiada” e assumisse uma missão missionária e de fortalecimento da Igreja, em especial na América Latina. “A Igreja precisa de vocês, do entusiasmo, da criatividade e da alegria que lhes caracterizam”, disse aos fiéis.
Em plena Favela da Varginha, no Rio, ele fez um dos discursos de cunho social mais importantes de seu pontificado e convocou os jovens a continuar pressionando por melhorias. Francisco atacou a estratégia de “pacificação” das favelas no Rio de Janeiro, alertando que, enquanto a desigualdade social não for resolvida, “não há paz duradoura”.
Ele ainda manifestou seu apoio a todos aqueles no Brasil que lutam por mudanças sociais, em uma referência aos protestos que ganharam as ruas do País em junho daquele ano.
Fonte; Folha Vitória.
https://www.folhavitoria.com.br/
Editor – Empreendedor no setor de publicações independentes e fundador do Jornal Calçadão em 1988 – agosto. Fundador do Parque Pedra da Cebola – onde com o Jornal Calçadão durante 10 anos construiu uma tese : Notícias Saudáveis transformam a sociedade doente.. Editor da Revista Municípios do Espirito Santo – 1998 a 2010 – Com 18 edições.