Gincana movimenta adolescentes, promove convivência e fortalece vínculos
Para manter o ritmo de interesse e participação dos adolescentes nas atividades cotidianas do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – Projovem CRAS Continental, nesse período de verão e férias, a equipe técnica do espaço utilizou a gincana como dinâmica. Uma atividade que, além de lotar o espaço de convivência, movimentou a vida, as relações de amizade e, até mesmo, envolveu as famílias dos adolescentes no cumprimento das tarefas.
Para a adolescente Vitória Freire, de 16 anos, há pouco mais de um ano frequentando o Projovem, participar da gincana vai deixar lembranças muito boas. “Gostei muito. Foi muito bom para juntar o pessoal. Se não tivesse atividade aqui estaria em casa. Aqui, estou interagindo com os colegas e me divertindo”, comentou ela, enquanto participava da produção de leques.
Participando do mesmo grupo da Vitória, o adolescente Thalisson Floris Laeber, de 16 anos, disse que o melhor da gincana foi a união dos adolescentes para o cumprimento das tarefas. “Todos tiveram que interagir, superar as diferenças, se unir. Ficamos bem mais próximos. Os vínculos de amizades estão mais fortalecidos”, disse ele.
Para Thalisson, a dinâmica mais impactante foi a de fantasiar-se como membro da Família Adams. “A produção foi muito legal. Um do grupo ajudando o outro. Um indo na casa do outro montando as produções. A busca por artigos para a personagem Wandinha foi bem divertida”, reforçou o adolescente.
Na avaliação da adolescente Maria Eduarda Cristal, de 15 anos, há apenas quatro meses participando do Projovem, o melhor da gincana foi o fortalecimento da amizade com Kauane de Oliveira, 15, e Pâmela Martins, 18. “A amizade nasceu aqui e vai se juntar ao grupo de amigos que já tinha”, garantiu Maria Eduarda. Se depender de Kauane, essa amizade será duradoura. “São amigas que fiz aqui e que levarei para a vida”, enfatizou Kauane.
A técnica de referência do Projovem, Katiucia Santana Azevedo, disse que fecha o ciclo de atividades do mês de janeiro se sentindo realizada com o nível de envolvimento, comprometimento e participação dos adolescentes. Ela revelou que duas tarefas ficarão marcadas nessa primeira edição da gincana: “poste uma foto com um membro da família” e “caracterização da Família Adams”.
“A disponibilidade das famílias, os momentos registrados com elas disseram muito. As imagens retratadas registraram momentos de interação, convivência e fortalecimento dos vínculos. E a produção das fantasias foi um momento de desconstrução de tabus, estereótipos e até preconceitos. Posso dizer que o modo de fortalecimento de vínculos comunitários e familiares foi atingido com sucesso”, brincou Katiucia.
Para a secretária municipal de Assistência Social em exercício, Carla Scardua, a proposta do Verão da Convivência com a utilização dessa dinâmica (gincana) reforça os objetivos do serviço que é a promoção da convivência e o fortalecimento de vínculos entre os adolescentes, aqueles com suas famílias e com a comunidade.
Fonte: PMV
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.