Enesdança 2023: Fafi brilha e leva para casa 9 prêmios
Todo esforço, dedicação e comprometimento das alunas, instrutores e coreógrafos da Escola Técnica de Teatro, Dança e Música (Fafi) foi reconhecido no último final de semana, quando a instituição conquistou nove títulos, sendo três primeiros lugares, quatro segundos lugares e dois terceiros lugares, nas coreografias apresentadas no festival Enesdança 2023, realizado nos últimos dias 7, 8 e 9 em Vitória.
“Nossa Escola tem participado por vários anos do Enesdança, que é o maior festival estadual de dança do Espírito Santo. Em 2023 levamos 11 coreografias e conseguimos premiação em nove delas! Estamos muito felizes e cientes de que essa conquista é fruto de todo um trabalho que vem sendo desenvolvido. Nossa equipe é altamente qualificada e trabalha sempre em busca de uma melhor formação técnica e artística para os nossos alunos”, declara o coordenador de Dança da Fafi, Nerdín Montenegro.
Na preparação das turmas de vencedoras, além de Nerdín, estiveram cinco instrutores e coreógrafos: Karla Rodrigues, Crislane Pereira do Rosário, Aline Charpinel, Gil Mendes e Paloma Tauffer.
“Quero agradecer a toda equipe da Secretaria Municipal de Cultura por acreditar e apoiar o nosso trabalho. A Dança tem transformado para o bem a vidas de muitas pessoas, e mesmo àqueles que não seguem carreira, certamente tem na bagagem tudo de bom que ela oferece”, completa o coordenador.
Time vencedor
Participaram da competição, que aconteceu no teatro da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), 24 alunas das 4ª, 6ª e 8ª séries do Curso Básico de Dança e Técnico em Dança. Os participantes concorreram a prêmios por categoria.
“Para mim foi importante participar do festival para mostrar nosso trabalho e também poder servir como inspiração para as pessoas que têm duvida se é isso mesmo que querem”, declarou a aluna da 6ª série do Curso Básico de Dança, Bruna Silva Mandelli.
Para a companheira de turma de Bruna, também da 6ª série, Isabela Nery Cabidelli, que participa do festival pela quarta vez, estar na competição é uma satisfação. “Sempre sonhei em ser bailarina e participar do Enesdança é uma grande realização. Já fui premiada por três anos e pretendo evoluir cada vez mais. Vou continuar me dedicando com a ajuda dos professores da Fafi que são minha inspiração” promete a adolescente de 14 anos de idade.
Lavínia Karla de Jesus Santos Nunes, de 16 anos de idade, aluna do Curso Técnico em Dança e estudante da Fafi há 10 anos a competição desperta o sentimento de gratidão e união. “É muito gratificante para mim! Por meio das competições podemos ver o quanto evoluímos ao longo do tempo. Sou muito grata à Fafi pela oportunidade”, declara.
Preparação
“Os preparativos começaram desde o segundo semestre do ano passado (2022) com o processo de criação, com foco no espetáculo de fim de ano que sempre apresentamos. Já em 2023 nos reunimos em equipe e selecionamos os trabalhos que poderiam ser apresentados nos festivais competitivos de acordo com o regulamento de cada um”, detalha Nerdín sobre a trajetória.
Quem também celebra mais essa conquista da Fafi, é o secretário municipal de Cultura, Luciano Gagno: “Investir em Cultura é valorizar o passado, vivificar o presente e semear o futuro. A Fafi é sem dúvidas uma das maiores instituições de arte e cultura do país. Estamos muito orgulhosos de tudo que vem sendo construído nesse templo do teatro, da dança e da música. Parabenizo nossas alunas por esse aproveitamento tão expressivo e também os nossos profissionais pelo alto empenho no desenvolvimento do trabalho. Vitória da Cultura!”, comemorou .
Com aproveitamento de mais de 81% confira quais foram as coreografias premiadas:
1º lugar – “O som do silêncio”
Conjunto Contemporâneo
Coreógrafa: Paloma Tauffer
Alunas da 8ª série e Curso Técnico em Dança – Anna Clara Costa Ribeiro, Clarisse Marques dos Santos, Isadora Gonçalves, Julia Alvarenga da Silva, Juliana da Silva de Souza, Lavínia Karla de Jesus Santos Nunes, Maria Eduarda Batista Vidal, Priscilla Teixeira da Costa, Sandra de Jesus do Nascimento, Sarah de Almeida Souza e Teodora Ferreira Schneider.
1º lugar – “Experimento 163”
Conjunto Estilo Livre
Coreógrafo: Gil Mendes
Alunas da 6ª série do Curso Básico em Dança – Bruna Silva Mandelli, Isabela Nery Cabidelli, Ester Nascimento Brum e Laura Andreatta Subtil.
1º lugar – “Melhores Amigas”
Duo Estilo Livre
Coreógrafo: Gil Mendes
Alunas da 6ª série do Curso Básico em Dança – Bruna Silva Mandelli e Isabela Nery Cabidelli.
2º lugar – “Dorothy”
Conjunto Jazz
Coreógrafa: Karla Rodrigues
Alunas da 4ª Série do Curso Básico em Dança – Adeluci Rosa Carvalho, Anna Helena Samora Estevão, Ellen Sophia Santos Rasseli, Helena Trindade Lopes, Julia Thomas Brandão, Lavínia Miranda Inácio, Lunna Silva de Oliveira, Sarah de Sousa Meireles e Sophia Loren Gomes Costa.
2º lugar – “Elos”
Duo Clássico – Categoria Juvenil
Coreógrafa: Crislane Pereira do Rosario
Alunas da 6ª série do Curso Básico em Dança – Bruna Silva Mandelli e Isabela Nery Cabidelli.
2º lugar – “Candeia”
Conjunto Clássico – Categoria Adulto
Coreógrafa: Crislane Pereira do Rosario
Alunas da 8ª série e Curso Técnico em Dança – Anna Clara Costa Ribeiro, Clarisse Marques dos Santos, Isadora Gonçalves, Julia Alvarenga da Silva, Juliana da Silva de Souza, Lavínia Karla de Jesus Santos Nunes, Maria Eduarda Batista Vidal, Priscilla Teixeira da Costa, Sandra de Jesus do Nascimento, Sarah de Almeida Souza e Teodora Ferreira Schneider.
2º lugar – “De Rapina”
Solo Contemporâneo – Categoria Adulto
Coreógrafa: Paloma Tauffer
Aluna da 8ª Série: Teodora Ferreira Schneider
3º lugar – “Classic”
Conjunto Clássico – Categoria Juvenil
Coreógrafa: Paloma Tauffer
Alunas da 4ª série do Curso Básico em Dança – Adeluci Rosa Carvalho, Anna Helena Samora Estevão, Ellen Sophia Santos Rasseli, Helena Trindade Lopes, Julia Thomas Brandão, Lavínia Miranda Inácio, Lunna Silva de Oliveira, Sarah de Sousa Meireles e Sophia Loren Gomes Costa.
3º lugar – “Flor do cacto”
Solo Estilo Livre
Coreógrafa: Karla Rodrigues
Aluna da 4ª série: Sophia Loren Gomes Costa
Fonte: Prefeitura de Vitória.