Encontro de Secretários de Educação realça exemplos de boas práticas na área educacional
Troca de experiências exitosas na educação, com foco na garantia da aprendizagem. Esse foi o tema de um encontro virtual promovido nesta quinta-feira (24), pelo Programa Educar Para Valer, que reuniu secretários de Educação de diversas capitais do Brasil, dentre outras autoridades. O município de Vitória foi representado pela secretária de Educação, Juliana Rohsner.
A gestora participou do diálogo sobre boas práticas de gestão e, em sua fala, destacou a importância das reuniões de alinhamento quinzenal realizadas pela Secretaria Municipal de Educação (Seme) com os diretores das 103 unidades de ensino de Vitória. A iniciativa foi colocada em prática ainda no início deste ano, alternando encontros semanais com os gestores das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emef) e Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei).
Segundo Juliana, os diretores escolares são fundamentais para manter o bom funcionamento das escolas, sendo de grande importância para incentivar, motivar e inspirar a equipe e os alunos, garantindo a qualidade de ensino. “Acredito que o diretor é uma peça fundamental dessa engrenagem que faz a educação acontecer. Começamos as reuniões de alinhamento quinzenal para discutir sistematicamente os objetivos enquanto rede de ensino, tratando de temas transversais que visam a garantir a educação de qualidade no município. Assim, garantimos que todos estejam alinhados com as metas de aprendizagem, dentre outros temas, e também tenham todo o apoio necessário da pasta”, frisou a secretária.
Ainda de acordo com Juliana, as reuniões quinzenais também são de grande valia para que os gestores possam compartilhar desafios, dúvidas e questões pertinentes sobre o cotidiano escolar, que podem variar de acordo com o território e comunidade em que as unidades de ensino estão inseridas. “Inicialmente, quando abríamos um momento para perguntas, o tempo disponível era quase todo utilizado para os esclarecimentos. Aos poucos, os gestores foram compreendendo e se direcionando a questões mais técnicas, que podem servir para os demais profissionais”, disse.
Educação conectada
Ainda nesta quinta-feira, ocorreu também o 11º Congresso Educacional das Escolas Particulares do Espírito Santo, com o tema “Em um mundo hiper conectado: a educação tá on?”, no Centro de Convenções de Vitória, localizado no bairro Santa Lúcia. O evento teve realização do Sindicato das Empresas Particulares do Estado do Espírito Santo (Sinepe–ES).
A gestão pública municipal foi representada pela secretária de Educação, Juliana Rohsner. O evento tratou de questões pertinentes como os impactos do uso da tecnologia na educação, e também abordou as metodologias de ensino e os serviços educacionais contemporâneos, além de contar com a presença de palestrantes e autoridades da área.
“Hoje tive a oportunidade de participar do Congresso das Escolas Particulares, um congresso muito significativo que soma esforços de uma sociedade inteira em busca do cuidado das nossas crianças. Seja na rede pública ou na rede privada, é importante que a gente entenda que o compromisso pela educação de qualidade é de toda a sociedade e esse congresso foi muito positivo, trouxe à tona temas muito pertinentes, toda uma questão das novas tecnologias, de uma nova sociedade, fazendo com que as escolas possam refletir sobre o nosso papel enquanto uma educação que transforma em tempos modernos”, relatou a secretária.
Fonte: Prefeitura de Vitória.