Editorial – Sergio Borges e o MDB é formula de êxito democrático a ser seguido
Sergio Borges aliado de Ricardo Ferraço inicia atuação com reuniões em municípios, e Guarapari já é agenda com reunião realizada.
O experiente aliado de Ricardo Ferraço está a frente do MDB. Sergio Borges foi referência como deputado estadual por Guarapari e demais municípios do sul do estado quando atuou na ALES por varios mandatos consecutivos.
Engenheiro civil, Sergio Borges a frente do Diretório Municipal de Vitória fez o Partido MDB renascer na capital com sua experiência política elegendo o verador João Flavio representante do MDB na Câmara Municipal de Vitória – CMV.
O MDB sob a liderança do Dr. Sergio Borges é um fator que êxito consolida, firma.
Visando bem a frente politicamente o Dr. Sergio Borges que também tem histórico de serviços prestados ao estado do Espirito Santo como Conselheiro do Tribunal de Contas – ES, inicia jornada de reuniões com foco em Guarapari ao reunir empresérios, políticos atuantes na cidade e no litoral sul para um “Papo sobre Política Contemporânea”, digamos assim.
Estiveram reunidos com Dr. Sergio Borges o professor José Luiz Santos, atual secretário adjunto da fazenda de Guarapari , o experiente vereador com histórico de quatro mandatos na “Cidade Saúde” Marcos Borges, o engenheiro Eduardo Ribeiro entre outras lideranças empresariais e políticas no município que hoje é liderado pelo jovem prefeito Rodrigo Lemos Borges, ex vereador e em primeiro mandato como chefe do executivo eleito por bases de bairros perifericos onde, por herança familiar precisa ouvir e consultar o experiente respeitado, renomado líder que a família Borges possui.
Rodrigo Lemos Borges é neto do saudoso Hugo Borges e filho do ex presidente da CMV – Huguinho, Hugo Borges Filho
Lembrando que o prefeito de Guarapari Rodrigo Lemos Borges é neto do saudoso Hugo Borges e filho do ex presidente da CMV – Huguinho, Hugo Borges Filho, ambos falecidos mas, memoráveis serviços possuem legados.
O princípio com Dr. Hugo Borges Deputado por tres mandatos – Presidente da ALES – Assembléia Legislativa, substituido por Dr. Sergio Borges como representente do sul, Guarapari como Dep. Estadual,
A geração do presidente da CMV – Capital , presidindo a Camara Municipal de Vitória – Hugo Borges Filho que faleceu aos 53 anos de forma inesperada também. oportuna a política o jovem Huguinho Borges Neto – digo mais, sendo forjado como um bom aço, o irmão de Rodrigo Borges, admiravel Hugo Borges Neto – lembro e creio a quem devemos revelar potencial humanista e cultural a ser semeado.
Huguinho Borges Neto incentivo ser um parlamentar em nivel estadual pelo grau de intelectualidade e serena oratória de líder de tradição reconhecida há decadas pelo eleitor do litoral sul do estado.
Como exemplo a ser seguido, vejo e sei que fará correção o jovem e iniciante prefeito que mal assessorado vinha cometendo erros que por falta de dialogo podem, se não estancados, “declinar o bico do avião da gestão” na cidade em diagnóstico.
Prefeito de Guarapari – Rodrigo Lemos Borges – No primeiro ano de governo o verão 2026 está sendo um ator de diagnóstico para acertos e busca de parcerias públicas e privadas visando nacionalizar e internacionalizar o turismo na “Cidade Saúde” – Diálogo é o passo em busca de êxitos.
Pós, um ano de governo municipal ,ignorar o diálogo com comunidades periféricas e de potencial turistico internacional e nacional em fase próspera, restrigindo bases eleitorais de força política e econômica de participação nos avanços que a cidade necessita fazer enfrentamento. o desenvolvimento requer, atraindo investimentos públicos e privados.
Cariacica é exemplo, cuida porque ama. “Quem ama cuida”, é a formula do êxito que o prefeito Euclerio Sampaio – MDB impõe aos que a gestão municipal buscam diálogo.
Parcerias com governo estadual é fato que amplia qualidade de vida nas 78 cidades que a gestão José Renato Casagrande e Ricardo Ferraço edificam, é um a rota, azimute que o eleitor no proximo dia 4 de outubro há de ver, votar e a norte a política de desenvolvimento ofertar ao eleitor por meio democrático permitir boas polícas e bons gestores credibilizar a seguir por direito da população que requer exito que oferta o estado em Finanças de Conceito A em desenvolvimento oferta a populaçãp de Guarapari e a gestão do jovem e promissor prefeito. Hugo Boeges Neto insiro.
Sem falar nas força do dialogo o êxito edificar ao propor, buscar projetos e investimentos nas parcerias que a gestão José Renato Casagrande PSB e Ricardo Ferraço MDB podem ofertar a população da “Cidade Saúde” que já aponta diagnósticos de inicio de “enfermiddes” por absoluto e repudiante isolamento.
No isolamento nasce ignoramte erro de atitudes antidemocráticas em não sentar a mesa e dialogar com aliados e não aliados, fazendo o monólogo como fórmula de gestão que em acessorias e cargos ignoram a fórmula democrática como eficaz e ordinariamente imprime no seio do gestor público “proteina saldável” pelo diagnostico de um ano de gestão na “Cidade Saúde”. As gestões dos ” Tres Poderes: Executivo. Legistativo e Judiciário – insiro Ministário Píclico, inserem o poder guardião da democracia eminente na noticia boa, fatos movem o Poder da IMPRENSA, elevando a autoestima da cidade. Gera divisas, emprego, rendas, qualificando o cidadão, a sociedade, as comunidades carentes por gestões realistas, realizadoras.
Nomes como o deputado estadual Zé Preto, representante de Guarapari, de cidades do Litoral Sul, aliado do governo estadual na atuante gestão do presidente Marcelo Santos na presidencia da Assembleia Legislativa e demais bases políticas na cidade merecem respeito.
Como erro da gestão: Cito o descaso com a via de acesso a Buenos Aires – Região potencializada de Guarapari que com a chegada do período de turismo foi prejudicada pela ausência do poder executivo municipal na manutenção da estrada recentemente inaugurada pelo governo do estado em abril de 2025. Onde na placa de inauguração consta nome do Prefeito Rodrigo Lemos Borges.
Estrada sinuosa que com a má, péssimas condições coloca em risco vidas e intimida o potencial de turismo potencializado na gestão anterior na prefeitura de Guarapari, oito anos, sendo eleito e reeleito o atuante prefeito edificou uma Cidade Saude n acional e internacional por visão do gestor Edson Magalhães.
O descaso onde, na atualidade trecho contruído com recursos do erário estadual está sem obrigatória manutenção pela secretaria de obras na pessoa do secretário municipal de obras Dr. Ygor, engenheiro capacitado com histórico realizador na cidade.
Sendo assim, está sendo ignorado o direito de seguridade e conforto as comunidades rurais, estudantes, moradores, investidores em potencial, trabalhadores, comerciantes, ofuscados de diálogos pela gestão Rodrigo Lemos Borges buscam atenção e possuem nosso olhar editorial.
Por solicitação enviada a Secom – PMG, pedindo informações e posicionamentos desde o dia 10 de fevereiro, estamos aguardando informações da secretaria de comunicação na pessoa do secretário municipal. Indicado pelo secretário Ygor, que deve estár declinado a atuar favoravél em atividade de reparos da estrada de acesso e manutenções diversas. Notórias. Emergências.
Acredita – se e cresce na opnião pública o isolamento político da(s) comunifade (s) pelo êxito da potencialização da Região Turistica ter sido conquista do então prefeito Edson Magalhães e do carinhosamente atuante deputado estadual Zé Preto, nomes de lutas e serviços a cidade que precisa rever na gestão liderada por Borges, Ridrigo Lemos Borges posturas de secretários e assessores internos e externos, ditos: “conselheiros”.
Dr. Sergio Borges sabe que a partir de abril o atual parceiro no MDB, Ricardo Ferraço poderá pelo xadrez eleitoral de 0utubro de 2026, assumir legitimamente o governo estadual e com experiência de mais de 30 anos de vida publica ilibada, capacitando-os como governador o partido MDB agir em prosperidade inimagináveis o exercício do governo democático os anceios do povo capixaba, investindo nas 78 cidades continuamente, alcançando diálogos férteis nas comunidades, não apenas nos municípios do estado do Espirito Santo.
José Renato Casagrande e Ricardo Ferraço atuam em qualificar a vida do povo capixaba sendo, o gestor local aliado ideológico ou não.
Ato de nobreza democrática, pelo obrigatório e reponsável dever de servir a polpulação em cada cidade.
Atuando com as secretarias estaduais respostas, colhidas em cada comunidade que no dialogo democratico pauta, requer do governo estadual e municipal respostas – Projetos Investimentos, enfrentamento com investimentos tecnicos e recursos aplicados em desenvolvimento com êxito e ralização comum.
Aproveito a oportunidade para enviar um forte e solidário abraço ao amoroso Hugo Borges Neto, jovem que em breve veremos atuando na política estadual, creio. Pois, potencial e intelectualidade possui. Huguinho Neto, grato pela amizade que Deus me proposcionou ao conhece lo e admirro seu caráter e poder de superação.
Dr. Sergio Parabéns!
A frase eterna – Quem Ama, cuida!
Por – Mário Antônio Berardinelli Bernabé.
editor de política. jornalcalcadao.com.br
Nota – Não faço uso de IA.
Editor – Empreendedor no setor de publicações independentes e fundador do Jornal Calçadão em 1988 – agosto. Fundador do Parque Pedra da Cebola – onde com o Jornal Calçadão durante 10 anos construiu uma tese : Notícias Saudáveis transformam a sociedade doente.. Editor da Revista Municípios do Espirito Santo – 1998 a 2010 – Com 18 edições.


