Crianças da Educação Infantil de Vitória se encantam com a arte da fotografia
Fotografar é escrever ou desenhar com luz e contraste. Uma fotografia é o registro de sentimentos, a expansão de tempo e espaço, é o desejo exposto de que um momento se eternize e, ao mesmo tempo, se apresente a novas emoções proporcionadas por cada novo olhar ao que está capturado na foto.
Nas turmas do grupo 6 do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Reinaldo Ridolfi, em Maria Ortiz, as professoras Beatriz dos Santos Silva e Maria Aparecida Rodrigues da Costa Santos trabalharam algumas obras do artista Hid Saib, fotógrafo que faz um trabalho com fotografia neon, numa sala projetada com refletores e luz negra, cujo objetivo foi proporcionar a apreciação dessa mistura de cores e o impacto estético que o neon revela com tal composição/sobreposição das cores.
“Ao tratarmos sobre etnias e a constituição do povo capixaba, nossa intenção foi exatamente esta, desta mistura dos povos e da importância de cada um para a constituição dessa gente. As crianças se encantaram com a proposta e se envolveram significativamente, explorando as cores, misturando e sentindo o momento vivido naquele instante”, destacou a professora Maria Aparecida.
O encantamento provocado pelo projeto e pela visita pedagógica à exposição “Projeto Neon”, no Shopping Jardins, em Jardim da Penha, fica registrado nos depoimentos das crianças.
“Eu amei, foi muito legal. Eu amei as luzes escuras no meu corpo inteiro, foi muito divertido”, contou Manuela Louzada Ferreira, do grupo 6B. A atividade desenvolvida na escola também foi a preferida de Lara Faria Leal, da mesma turma. “Eu gostei muito que a gente se pintou, que a Yasmin me pintou e que eu pintei a Yasmin”.
A pequena Luciana do Nascimento, também do grupo 6B, contou um pouco de como foi o projeto e o que ela mais gostou. “Quem fez essa pintura foram as professoras e quem teve esta ideia foi o artista Hid Saib e eu gostei muito porque as cores eram neon e brilhavam no escuro. Eu pintei as costas da minha amiga Débora”.
Arte na sala de aula
O trabalho com a fotografia neon, de acordo com a professora Maria Aparecida, é uma ação vinculada ao projeto institucional de sala: “capixaba sim senhor, com orgulho e muito amor”. A proposta surgiu dos diálogos com as crianças sobre a composição do povo capixaba e a mistura de etnias que compõe o nosso povo: povos originários, imigrantes europeus e negros.
As professoras do grupo 6 levaram para as salas de aula a arte de Hid Saib com o propósito de trabalhar com as turmas a apreciação das cores, o brilho e o impacto que o neon provoca, por entenderem que, na Educação Infantil, as experiências são muito importantes enquanto processos vividos e foi exatamente esta ideia que pretenderam ao contextualizar o projeto neon desse artista plástico, além de ser um artista da nossa terra.
“Trabalhar com a arte é algo inspirador, as crianças sempre acolhem e curtem estas propostas, elas estão sempre em busca do novo, elas se entregam. Como professora desta faixa etária, compreendo a Educação Infantil desta forma, um espaço que precisa ser intencionalmente pensado e vivido para instigar a imaginação, a experimentação e os processos inventivos das crianças. Não há um modelo, ou uma técnica, ou uma pasta com os ‘trabalhinhos’ xerocopiados, é preciso caminhar por lugares e territórios que enriqueçam os nossos fazeres nesta etapa da Educação e a arte é, sem dúvida, esse lugar”, destacou a educadora.
Vivências na Educação Infantil
Segundo a pedagoga Kênia Guadagnin Gallup, o trabalho com arte na Educação Infantil utiliza vários meios e diferentes formas de expressão, que estimulam o percurso criador das crianças. “Possibilitar a elas experiências diversificadas com a arte é aprimorar a apreciação, a imaginação e a elaboração de ideias, levando-as a constituir suas preferências, estética, além de uma infinidade de competências criadoras”, afirmou.
A professora Beatriz ressaltou o trabalho com a diversidade realizado junto das turmas. “Esta proposta foi muito interessante porque proporcionou as misturas de cores levando a uma provocação sobre importantes aspectos da diversidade. A liberdade de expressão corporal combinando as cores mais diversas nesse movimento de entrelace artístico e estético, para as crianças e também para nós adultos é essencial”, disse.
A presença das crianças no espaço da exposição, conversando com o artista e vivenciando um momento de fruição artística, na avaliação das educadoras, é parte importante do processo de desenvolvimento e de experiências proporcionadas pela Educação Infantil.
“Eu vejo e compreendo que a arte não se resume a momentos e atividades isoladas no contexto escolar, professores, profissionais da educação e sobretudo, as crianças precisam viver momentos como este, ir a museus, galerias e tantos outros espaços em que a arte esteja presente, ou seja, nutrir a alma de arte. É necessário que o trabalho realizado na Educação Infantil traduza importantes aspectos na totalidade do olhar, da escuta e das diferentes linguagens que se expressam mobilizando todos os sentidos das crianças, isto implica pensar a arte na Educação Infantil desde a mais tenra idade, como educação estética, algo para além dos muros da escola e que se realiza no dia a dia”, detalhou a professora Maria Aparecida.
Fonte: Prefeitura de Vitória.