Calçadão Vitória – Operação Anjos da Guarda: vans escolares são alvos de fiscalização em Vitória
A volta às aulas é um momento de euforia entre os alunos, mas também de preocupação para muitos pais sobre o ir e vir dos pequenos para as escolas. Em Vitória, a Guarda Municipal também está de olho na segurança dos alunos, realizando a Operação Anjos da Guarda.
A volta às aulas é um momento de euforia entre os alunos, mas também de preocupação para muitos pais sobre o ir e vir dos pequenos para as escolas. Em Vitória, a Guarda Municipal também está de olho na segurança dos alunos, realizando a Operação Anjos da Guarda.
“São blitze para averiguar itens essenciais ao transporte de estudantes, sempre visando garantir a segurança. Além disso, as fiscalizações também inibem o transporte clandestino de alunos. É uma ação preventiva, evitando situações de risco para todos que fazem parte do trânsito”, observa Brunno Xavier, gerente de Operações e Fiscalização do Trânsito da Guarda Civil Municipal de Vitória.
Na última semana, foram feitos dois pontos de bloqueio, um em Jardim Camburi e outro em Santo Antônio, que resultaram na abordagem a 26 veículos transportando crianças. A ação contou com o Grupo Tático Operacional (GTO), Polícia Civil e funcionários do Detran.
A fiscalização observou itens básicos para o transporte seguro de alunos. “Analisamos documentos do condutor e do veículo, se tem uma pessoa preparada para acompanhar os passageiros, se as sinalizações estão corretas e o estado de conservação do veículo”, descreveu Moisés Corti, coordenador do GTO.
As blitze receberam apoio de quem passava pela região. “Tenho receio de encaminhar meus filhos de van por causa da insegurança, por não ter quem cuide deles, por isso ainda os levo diariamente. Sei que é algo que nem todos os pais podem fazer e dependem do transporte. Espero que os motoristas estejam cumprindo com as regras”, afirma Arielli Delunardo dos Santos, logo após deixar o filho no colégio.
As equipes realizaram 18 autos de infração, entre eles, más condições do veículo e não possuir curso especializado para transporte escolar. Quatro veículos foram removidos.
FIQUE DE OLHO: TRANSPORTE ESCOLAR REGULAR
VEÍCULO:
possuir faixas horizontais identificando como ESCOLAR;
possuir placas na cor vermelha;
documentos em dia: licença para transporte e IPVA.
MOTORISTA:
possuir mais de 21 anos;
habilitação categoria D;
ter curso específico do Detran;
certidão negativa criminal.
ACOMPANHANTE
indispensável para transporte de crianças menores de 9 anos;
ser maior de 18 anos
Fonte: PMV – Comunicação Social
Editor de Política e Entrevistas , Moderador de Conteúdo e Sócio Gerente da AP Comunicações e Eventos Ltda. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente em seu celular. Clique Aqui