Calçadão Vitória – A Prefeitura de Vitória irá fazer um novo engordamento nas praias da Curva da Jurema, Guarderia e Praia dos Namorados

Erosões voltam a causar problemas nas praias da Curva da Jurema
A Praia da Curva da Jurema voltou ser atingida pela erosão. Foto: Divulgação/Leitor
A faixa de areia da Curva da Jurema, em Vitória, está novamente sendo tomada pela força do mar. Em 2020, a Prefeitura da Capital concluiu uma obra de engordamento, mas o problema voltou a preocupar banhistas e comerciantes da região.
Na época, foram utilizados 50 mil metros cúbicos de areia em 430 metros na praia e foram mobilizadas duas dragas, embarcações que pegam areia do fundo do mar e levam até a costa. Com a obra, a praia ganhou quase 40 metros de largura.
No entanto, passados quase quatro anos, o problema volta a se repetir. Banhistas que frequentam o local reclamam que a faixa da área está menor e chegando próximo a restinga em alguns pontos da praia.
Os donos e funcionários de quiosques da região também demonstram insatisfação, já que a área virou um dos pontos turísticos da Capital e os frequentadores desses estabelecimentos estão cada vez com menos espaços. “Cada subida de maré o mar carrega mais um pouco de areia”, relata o chef Eduardo Resende.
O secretário de Obras da prefeitura de Vitória, Gustavo Perin, explicou que o problema acontece por se tratar de uma “praia artificial”, já que foi uma área que sofreu um aterro. “A praia tem um movimento das ondas que leva e puxa a areia e na Curva da Jurema, por não ser uma praia natural, naturalmente não há uma reposição. Por isso, de tempos em tempos, é necessário fazer o engordamento”, destacou.
O Secretário Gustavo Perin explicou que a Prefeitura vai lançar ainda no mês de fevereiro um edital para contração da obra para refazer a faixa de areia da praia que vai do Iate Clube do ES até a Curva da Jurema. “A intenção é que entre os meses de abril e junho a gente consiga fazer o engordamento em um prazo de até 90 dias. O valor estimado da obra é de R$ 35 milhões”. Com essa intervenção, a prefeitura quer amenizar os impactos da erosão pelo menos para os próximos 10 anos.
Fonte: Site https://es360.com.br
Editor – Empreendedor no setor de publicações independentes e fundador do Jornal Calçadão em 1988 – agosto. Fundador do Parque Pedra da Cebola – onde com o Jornal Calçadão durante 10 anos construiu uma tese : Notícias Saudáveis transformam a sociedade doente.. Editor da Revista Municípios do Espirito Santo – 1998 a 2010 – Com 18 edições.