Calçadão Serra – Adaptação escolar: profissionais da educação dão dicas para auxiliar os pequenos no processo

Calçadão Serra – Adaptação escolar: profissionais da educação dão dicas para auxiliar os pequenos no processo

Diálogo com a criança e conhecer a rotina da unidade de ensino podem ser aliados

Diálogo com a criança e conhecer a rotina da unidade de ensino podem ser aliadosAdaptação escolar: profissionais da Educação dão dicas para auxiliar os pequenos no processo

Começo de ano letivo e um dos maiores desafios para as crianças é se acostumar com a rotina da escola. Principalmente os pequenos de primeira viagem que, ao se depararem com algo totalmente novo, normalmente podem sentir medo e terminar por adotar comportamentos de insatisfação.

Assim, é comum a crise de choro na porta do CMEI, o que acaba também dando trabalho e angústia para alguns pais. Mas há solução para que a ida para o colégio não seja sinônimo de chororô.

Nayara Perovano, professora de Educação Infantil, explica que é comum meninos e meninas demonstrarem insegurança na primeira ida à escola.

Afinal, é uma nova rotina que surge, acostumados com o dia-a-dia passado em casa com os pais ou avós. De uma hora para outra, tudo vai mudar. É importante que a criança não seja pega de surpresa. Assim, conversar com ela é fundamental.

“Uma primeira sugestão é dialogar com a criança sobre a importância da escola, no intuito de valorizar a unidade de ensino e seus profissionais, mostrando a importância deles para o processo de desenvolvimento e aprendizagens das crianças”, ressalta.

Esse diálogo deve ser feito de acordo com o grau de compreensão da criança. Falar para ela que ela irá sair de casa para conhecer um lugar diferente, cheio de outras crianças que podem ser suas amigas, ter coleguinhas para brincar e onde vai fazer atividades que vão dar orgulho aos pais, estimula a curiosidade e diminui a ansiedade infantil.

“Estimule a confiança. Se a criança está insegura e demonstra que está sofrendo com essa separação, é necessário mostrar que você vai deixá-la por um período, mas que retornará para busca-la na hora combinada”, lembra Nayara. Portanto, nada de atraso na hora da saída.

Outra atitude que pode ajudar a não fazer da hora da escola algo desagradável é já acostumar o menino e a menina com os horários das novas atividades a partir do que é vivido com a família.

“Ajuda muito nesse processo de adaptação criar uma rotina, organizando os horários de despertar, se alimentar e dormir. Esse último, inclusive, é essencial para o desenvolvimento das aprendizagens das crianças”, reforça.

Escola pode ajudar

O processo de adaptação pode ser estimulado também com a ajuda da escola. A pedagoga Cássia Loss, que atua no CMEI Oceania, em Cidade Continental Setor Oceania, diz que é comum os pais ficaram até mais angustiados que os filhos.

“Já houve casos que familiares ficaram ansiosos, disseram que iriam levar a criança de volta. Essa ansiedade acaba influenciando os pequenos. Para isso, estamos aqui para tranquilizar, dizer que nós somos uma unidade escolar e dizer a eles que a educação básica vem da família mas nós estamos aqui pra contribuir, complementar e trazer outros conhecimentos”, explica.

Ela diz que o choro da criança, num primeiro momento, faz parte da adaptação dela com a rotina da escola. “Cada criança tem o seu tempo, é natural. Os pais e familiares devem ter confiança nas equipes pedagógicas e de professores dos nossos CMEIs pois são formadas por profissionais preparados para lidar com essas situações”, acrescenta.

Cássia recomenda que a família esteja em conexão com o CMEI. “Conheça os professores, pergunte sobre o planejamento do que vai ser oferecido para as crianças, fique por dentro da rotina da escola. Isso ajuda a diminuir a ansiedade. Nós, aqui no CMEI Oceania, temos essa prática. Num primeiro momento, dependendo do caso, a gente até deixa acompanhar os filhos na sala de aula”,

Dicas para auxiliar na adaptação escolar das crianças:

  1. Faça com que a criança volte à rotina gradualmente, sem estabelecer mudanças bruscas, pois ela sofre mais com mudanças radicais;
  2. Estimule a confiança. Se a criança está insegura e demonstra que está sofrendo com essa separação, é necessário mostrar que você vai deixa-la por um período, mas que retornará para buscá-la na hora combinada;
  3. Fale para a criança dos novos colegas, dos professores, das brincadeiras, daquilo que aprenderão no ambiente escolar;
  4. Saia de casa com antecedência para que a criança não chegue atrasada e tenham na Unidade de Ensino um momento de acolhimento coletivo com outros colegas e professores;
  5. Pergunte a criança como foi o dia dela. Procure saber detalhes, pois isso estimula a criança a voltar no dia seguinte;
  6. Prestigiar os eventos da escola é importante, como forma de valorizar o espaço de aprendizagens da criança;
  7. Demonstre confiança nos profissionais da educação que estarão responsáveis pela criança naquele espaço de ensino;
  8. Lembre-se que a adaptação não é instantânea, é um processo que requer bastante paciência tanto das famílias quanto das crianças.

Foto: Marcelo Pereira

Fonte: PMS – Comunicação Social