Calçadão Cidadania – IPTU é o imposto “do povo para o povo” em investimento próprio em Cariacica”

Ota única é a forma mais positiva na adesão do imposto pois evita esquecimentos e nhã pagamento gerando inadimplência, dívida ativa do imóvel. Cariacica não para de crescer. Em cada canto do município há sinais de melhorias para que essa seja uma cidade cada vez melhor, com mais qualidade de vida, segurança, opções de lazer e mobilidade urbana. Tudo isso é possível por meio da contribuição de cada cidadão e cidadã cariaciquense.
A qualidade dos serviços público estimula a contribuição e imposto viabiliza capacidade de investimentos com recursos próprios em todas a regiões da cidade.
É possível construir uma cidade mais linda, com ações como as grandes obras, os serviços de limpeza, o calçamento de ruas e muito mais. Para isso, o cidadão deve fazer seu papel no pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e da Taxa de Coleta e Remoção de Resíduos Sólidos (TCRS).
Novos empreendimentos valoriza o mercado imobiliário no município
O IPTU é o imposto que incide sobre os imóveis, construídos ou não, localizados nas áreas urbanas. O responsável pelo pagamento do imposto é o proprietário do imóvel, o titular de domínio útil ou o seu possuidor de qualquer título. Nos casos de imóveis edificados será cobrada a taxa de lixo. Para os casos de imóveis não edificados será cobrada a Contribuição para Custeio de Serviços de Iluminação Pública (COSIP).
Em 2025, os valores poderão ser pagos em cota única, com 10% de desconto, até o dia 10 de abril. Se preferir, a contribuição pode ser parcelada em até oito vezes. Os carnês serão entregues no endereço do imóvel e também podem ser retiradospela internet, por meio do siteiptu.cariacica.es.gov.br.
Os contribuintes que não receberem o documento de arrecadação dos tributos municipais no endereço do imóvel por qualquer motivo, até 10 dias antes do seu vencimento, deverão retirá-los até o vencimento por meio do site da Prefeitura, no Centro de Administrativo da Prefeitura de Cariacica ou na Central Faça Fácil.
Confira o calendário abaixo:
Cota única com 10% de desconto – 10/04/2025
1ª parcela – 10/04/2025
2ª parcela – 10/05/2025
3ª parcela – 10/06/2025
4ª parcela – 10/07/2025
5ª parcela – 10/08/2025
6ª parcela – 10/09/2025
7ª parcela – 10/10/2025
8ª parcela – 10/11/2025
Isenção
Munícipes com direito à isenção deverão apresentar requerimento até 10 de abril, que é a data de pagamento da cota única e da primeira parcela. Os pedidos de revisão de lançamento de IPTU serão analisados e respondidos pela Coordenação de Cadastro Imobiliário e Gerência de Administração de Tributos Imobiliários.
Podem solicitar a isenção:
1 – Aposentados, Pensionistas ou Amparo Social, que recebam até 3 salários mínimos, que o imóvel seja utilizado como residência própria e que estejam em dia com os débitos de impostos alusivos à demais imóveis que possua podem solicitar isenção de 100% da residência própria, e até 50% da taxa de coleta de resíduos sólidos;2 – Contribuintes que residam na moradia que se localiza em logradouro sem pavimentação, que estejam em dia com os tributos municipais e que recebam até 3 salários mínimos, conforme Lei Municipal nº 55/2015;
3 – Áreas declaradas como de preservação permanente e/ou monumentos naturais identificados pela legislação pertinente.
Mais informações pelo telefone (27) 3354-5874 ou pelo e-mail jif.semfi@cariacica.es.gov.br
Atendimento
Para o atendimento presencial e protocolar as solicitações, seguem os locais de atendimento:
Centro Administrativo da Prefeitura de Cariacica
Avenida Alice Coutinho, nº 109, em Vera Cruz – Cariacica (Antigo Darwin)
Faça-fácil – Prefeitura Municipal de Cariacica.
Rodovia Leste-Oeste, n 154, Bairro Santo André – Cariacica (Ao lado do Terminal Campo Grande)
Tags: iptu 2025 prefeitura de cariacica
Editor – Empreendedor no setor de publicações independentes e fundador do Jornal Calçadão em 1988 – agosto. Fundador do Parque Pedra da Cebola – onde com o Jornal Calçadão durante 10 anos construiu uma tese : Notícias Saudáveis transformam a sociedade doente.. Editor da Revista Municípios do Espirito Santo – 1998 a 2010 – Com 18 edições.