Assistência domiciliar beneficia mais de 140 famílias de idosos e PCDs em Vitória

Assistência domiciliar beneficia mais de 140 famílias de idosos e PCDs em Vitória

O Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD) para pessoas com deficiência (PCDs) e idosos de Vitória completa 6 meses de existência, e, nesse período, já atende a 147 famílias da capital.

Para comemorar essa data tão importante, a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) realizou uma ação especial na manhã desta terça-feira (11/07). O evento, que reuniu aproximadamente 180 pessoas, ocorreu no Centro de Convivência da Terceira Idade (CCTI), no Centro de Vitória, e contou com muita alegria e diversão.

Pessoas atendidas pelo SAD, suas famílias e servidores puderam dançar, cantar, aproveitar literatura de cordel e ainda conferir uma amostra de trabalhos manuais e de fotografias.

As peças expostas, tais como pinturas, mosaicos, desenhos, entre outras, foram desenvolvidas pela população assistida pelo SAD.

Felicidade

Com 83 anos e usando cadeira de rodas, Lindaura Maria Santos Almeida ficava com muito tempo ocioso em casa, no Parque Moscoso. Quando ela e sua família entraram para o SAD de Vitória tudo mudou.

“Melhorou muito quando a Rose (educadora social) chegou. Ela sempre faz umas coisas comigo. Eu sempre bordei, mas agora eu pinto. Gosto sempre de fazer alguma coisa”, conta dona Lindaura, com um sorriso no rosto.

A filha de Lindaura, Gilmara Pires do Santos, e a neta Fernanda, também aprovam o serviço assistencial no domicílio. “Estamos satisfeitos. Ela ficava muito parada em casa, mas agora tem alguém pra dialogar com ela e pra nos dar informação também. Eu, por exemplo, não sabia de alguns direitos do meu neto autista. E, com esse atendimento, estamos correndo atrás”, ressalta Gilmara.

Maria Jueliza de Almeida tem 63 anos e vive em Tabuazeiro. Durante a pandemia ela perdeu muitos amigos e ainda traz no olhar as lágrimas dessa e de outras tristezas da vida.

 “Eu quero viver, quero ser feliz e aqui eu sou feliz!”, diz emocionada, ao ver a própria foto. Durante o aniversário do SAD, Maria Jueliza falou no microfone, dançou e cantou.

Pioneirismo

A Prefeitura de Vitória foi a primeira cidade da Região Metropolitana a implantar o Serviço de Proteção Social Básica no Domicílio para Pessoas com Deficiência e Idosas (SAD).

Na capital, o serviço é estruturado e segue as diretrizes da tipificação nacional dos serviços socioassistenciais do Sistema Único de Assistência Social (Suas).

Assim, moradores de qualquer bairro podem contar com equipes da assistência social, formadas por educadores, assistentes sociais e psicólogos.

Suas é um sistema coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e gerenciado pelo poder público e pela sociedade civil. Sua missão é organizar os serviços de assistência social no Brasil.

“A programação de hoje estimula a integração e a inclusão de todos os envolvidos no serviço de proteção social no domicílio, fortalecendo os vínculos familiares e comunitário”, explica a gerente municipal de Atenção à Família, Cremilda Astorga.

Acesso ao SAD

O Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD) para pessoas com deficiência (PCDs) e idosos complementa o trabalho social com a família, prevenindo a ocorrência de situações de risco social e fortalecendo a convivência familiar e comunitária.

Ao contrário do que pode parecer, o SAD vai além de atender PCDs e Idosos. Cuidar da família dessas pessoas, como um todo, é fundamental.

Por meio do serviço, o poder público pode prevenir a institucionalização e a segregação de idosos e de pessoas com deficiência, assegurando o direito à convivência familiar e comunitária.

A secretária municipal de Assistência Social, Cintya Schulz, reforça a importância do SAD. “Sabemos da dificuldade que muitas famílias – por questões financeiras, de mobilidade ou mesmo por falta de informação, têm para chegar à rede assistencial. Por isso, um serviço estruturado e profissional faz diferença. Temos certeza que esta é uma entrega que gera muitos bons frutos para garantia de direitos das pessoas idosas e com deficiência em nossa capital”, destacou.

Para saber mais sobre o SAD, procure o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) mais próximo da sua casa.

Fonte: Prefeitura de Vitória.

Relacionados