Visita Educativa: Futuros guardiões ambientais conhecem operação de estação de tratamento
Mais vivências para os Guardiões Ambientais Mirins de Vitória. Na manhã desta quinta-feira (24), o grupo, formado por 40 estudantes, desfrutará de momentos de muitas descobertas e aprendizagens sobre as formas e procedimentos que operam uma estação de tratamento de esgoto, sua importância para o meio ambiente e para saúde da sociedade. Eles estarão na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da Cesan, localizada no bairro Joana D’Arc, conhecida como ETE Mulembá.
Na ETE Mulembá, os alunos terão a oportunidade de ver de perto como se dá o processo de tratamento do esgoto que saí das residências, chega até a estação de tratamento, recebe os devidos cuidados até que seja devolvido à natureza, já não mais como esgoto, agora como água que vai ser incorporada ao ambiente e contribuir com a manutenção das formas de vida.
O grupo estará acompanhado da equipe da Cesan e também por técnicos da Gerência de Educação Ambiental (GEA), da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam).
O secretário municipal e Meio Ambiente, Tarcísio Föeger, destaca que “conhecer os projetos, programas e ações realizado e em desenvolvimento pela Secretaria, e instituições parceiras na área ambiental, é uma rica oportunidade de aprendizagem que os Guardiões Ambientais Mirins levarão para o resto de suas vidas”.
Programa Guardiões Mirins
De iniciativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Seme), desde o mês de junho, quando o programa foi lançado, os estudantes têm tido contato com ações que visam à formação para cidadania ambiental e ao protagonismo infantojuvenil quanto ao cuidar do meio ambiente, tendo como exemplos de atuação os serviços realizados pelo quadro técnico da Semmam.
O Programa prevê a formação de cidadãos ambientais mirins a partir do público-alvo atendido nas unidades escolares municipais, instituições que desenvolvem atividades de cunho socioeducativas ou projetos sociais com o objetivo de estabelecer uma rede solidária. Também busca possibilitar aos estudantes terem acesso aos contextos e espaços participativos, democráticos e de aprendizagens que potencializem o protagonismo dessa geração, em contato intergeracional, quanto à disseminação de boas práticas de educação e cidadania ambiental.
Participação
Participam desta primeira formação de Guardiões Mirins cerca de 40 estudantes das turmas do 4º ano, dos turnos matutino e vespertino, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Amilton Monteiro da Silva. O programa será contínuo e novas vagas serão destinadas a estudantes da rede municipal de ensino e de instituições que desenvolvem atividades de cunho socioeducativas ou projetos sociais.
Os estudantes dessa primeira turma receberão, aproximadamente, 30 horas de formação, que serão distribuídas em nove encontros formativos e possibilitarão vivências teóricas e práticas, entre os meses de junho e outubro, quando receberão a certificação. Para mais informações, acesse o Portal Interativo de Educação Ambiental da Prefeitura de Vitória.
Fonte: Prefeitura de Vitória.