Agosto Lilás: Maria da Penha visita feiras para falar sobre o empoderamento feminino
As feiras livres de Vitória ganharão um colorido especial neste mês, com as ações da campanha Agosto Lilás que serão realizadas pelo Projeto Maria da Penha Vai à Cidade. A partir desta quinta-feira (3), a equipe do projeto vai percorrer dez bairros, abordando homens e mulheres de todas as faixas etárias, com informações sobre a Lei Maria da Penha, os tipos de violência contra a mulher e onde buscar ajuda ou denunciar situações de violência doméstica e familiar.
A primeira ação será na feirinha da Praia do Canto. As abordagens são ações de sensibilização e apresentação de materiais informativos sobre os direitos das mulheres, a realidade de violações, a rede especializada para apoio e proteção da mulher – que inclui atendimentos em saúde, social, psicológico e jurídico – e a importância da denúncia das violações.
“Mostramos a importância do fortalecimento da mulher para a família e para a construção de uma sociedade mais igualitária, estabelecendo uma cultura de paz”, diz a coordenadora de Políticas para Mulheres da Secretaria de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid), Adelina Diniz.
As ações se estendem até o final deste mês. O Agosto Lilás foi instituído em Vitória pela 9.908/2023, que determina a realização anual de campanhas de conscientização, prevenção e enfrentamento a todas as formas de violência contra a mulher no município. A lei define os tipos de violações de que trata: violência física, psicológica, sexual, patrimonial e moral.
O Agosto Lilás marca os 17 anos da sanção da Lei Maria da Penha (Lei 11.340, de 2006); e também 17 anos da criação do Centro de Referência no Atendimento a Mulheres em Situação de Violência (Cramsv) de Vitória, pioneiro no Estado neste tipo de serviço.
Maria da Penha vai à Cidade no Agosto Lilás
As ações vão ocorrer nas feiras livres dos bairros, das 7h30 às 12h
Dia 3 – na Praia do Canto
Dia 5 – em Jardim da Penha
Dia 6 – em Gurigica
Dia 9 – em Santo Antônio
Dia 11 – em Jardim Camburi
Dia 13 – Nova Palestina
Dia 16 – em Itararé
Dia 22 – no Bairro República
Dia 26 – Maria Ortiz
Dia 27 – Maruípe
Fonte: Prefeitura de Vitória.