Entrevista – Moises Alves – A nossa Campanha tem obtido resultados e apoios espontâneo.

Entrevista – Moises Alves –  A nossa Campanha tem obtido resultados e apoios espontâneo.

"Quem achou que eu ia fazer uma campanha movida a dinheiro, por ter poder econômico como empreendedor, empresário, se enganou. Nossa campanha a vereador está crescendo naturalmente, obtendo uma multiplicação espontânea a cada caminhada que fazemos, graças ao apoio de amigos, comerciantes, clientes e moradores de Vitória;" define Moises Alves.

Entrevista

Moises Alves – Candidato a Vereador – Vitória.

Edição e texto – Mário Antônio Berardinelli Bernabé

O candidato a vereador Moisés Alves é Cristão, capixaba natural de Vitória.  Na origem, a família morou em Alto Lage, município de Cariacica até, Moisés completar 15 anos.

Aos 16 anos, buscando trabalho, Moises Alves  mudou-se para a Ilha do Príncipe, bairro próximo à Vila Rubim, onde começou sua trajetória  chegando após 42 anos de Vila Rubim, ao nível empresarial da atualidade. De origem humilde, foi criado por uma mãe solo, lutadora, que sempre o orientou com os valores cristãos do trabalho.

Iniciou sua vida profissional na Vila Rubim como vendedor de picolé, engraxate, sapateiro, guardador de carros e vendedor ambulante. Posteriormente abriu se próprio negócio.

“Quem achou que eu ia fazer uma campanha movida a dinheiro, por ter poder econômico como empreendedor, empresário, se enganou. Nossa campanha a vereador está crescendo naturalmente, obtendo uma multiplicação espontânea a cada caminhada que fazemos, graças ao apoio de amigos, comerciantes, clientes e moradores de Vitória;” define Moises Alves.

Em entrevista, expõe o candidato claramente e com muita propriedade sua capacidade de gestor, como gestor de uma empresa que teve trágico episódio e das cinzas, renasce como uma fênix.  Uma luz no Céu escuro que se encontra o comercio no Centro de Vitória.

–  As pessoas acreditavam que o sr. iria fazer uma campanha de muito dinheiro por possuir êxito na vida profissional como empresário na Vila Rubim há 42 anos?

  A campanha esta surpreendo pelo número de voluntários que me procuram, me alegro quando um cliente, amigo, comerciante, morador, eleitor, me liga me incentivando, dizendo como pode ajudar a multiplicar nosso pedido de apoio. Vem até nossa equipe e pega material, vem dá um abraço e busca nos “Empoderar”,  com apoio o poder nasce. “Empoderado” somos, Empoderado sou!

– O que significa EMPODERAR ?

O poder, o mandato de vereador dura 4 anos, chamo de” Empoderar” o povo com um significado no mandato, elegendo um representante na Câmara Municipal de Vitória, com poder, EMPODERADO PELO SEU VOTO, comprometido em  abrir a discussão do nossos problemas, comunidade unificada por propósitos.

Moradores, Jovens, idosos, os comerciantes, as pessoas que trabalham aqui,  professores, médicos, motoristas, operários, balconistas, os garis que a noite vivem a zelar pela cidade limpa, ordeira, uma cidade Viva.

Sabendo que ao amanhecer nossos bairros são agraciados com qualidade de vida.

– Como está acontecendo seu crescimento como candidato?

Estaremos como vereador, como bom gestor de empresa, pelo poder do voto, trabalhando pela educação de nossos filhos e netos.

Buscando e trazendo mais segurança, esporte, lazer, cultura.

Como exemplo cito na saúde, precisamos de um PA na região do Centro  de Vitória, precisamos reabrir lojas, gerar empregos trabalho, dignidade, fortalecendo nossa lojas, nosso diversificado comercio. Os eleitores, tem o poder do voto, o cidadão que entende a mensagem, esta nessa eleição fortalecendo com seu apoio a ” missão politica”, apoiando e multiplicando o apoio, por que os objetivos são verdadeiros.

Seremos livres para defender o nosso amigo, morador, comerciante que abraço forte me deu, e continuará honrado pela nossa campanha, PEÇO AJUDA, POSSO AJUDAR, sempre pude ajudar e ser ajudado,  servir. Estou nesse momento pedindo apoio.

A cada apoio que conquistamos, acreditamos que virão outros a entender que amamos nossa história na Vila Rubim, Na ilha do Príncipe, Caratoira, Cabral,  Quadro, Grande Santo Antônio, Centro, Cidade Alta, Romão. Forte ,  Fonte Grande, Gruta da Onça, Cruzeiro, Capixaba, Rua 7, Piedade, Jucutuquara, Grande  Maruipe, Grande São Pedro, Grande Goiabeiras, em fim, temos obtido receptividade e apoio em toda cidade.

Deus está nos unindo por um propósito”.

É verdade que sua mãe tem um papel importante nesse momento de sua vida?

Dona Odete Alves Cruz,

A minha mãe, Odete Alves Cruz tem um papel importante em todos os momentos da minha vida. Neste momento também. dona Odete nos criou sozinha, de maneira “solo”, trabalhando duro, dia a dia.

Como muitas mães da periferia, dos bairros pobres que sofrem para educar, alimentar, vestir, calçar, amar seus filhos, “Afros, negros, pretinhos como nós, eu”.

Mães que depois sofrem ao ver seus filhos novamente “acorrentados”, presos, marginalizados, trancados em celas ou aprisionados em vícios. 

Sou um homem, Cristão, temente a Deus, sou nascido no Estado do Espirito Santo, capixaba, originado em uma família de irmãos “pretinhos”. Filhos são Frutos de vidas, nós que nascemos genuinamente pobres, fomos criados com dificuldade.  

Somos de origem humilde, fomos e somos, criados por uma mães que sempre procuram nos orientar, com os valores cristãos, valores do trabalho, que iniciei na na Vila Rubim como vendedor de picolé, engraxate, guardador de carros e vendedor ambulante.

Ver  “negros, pretos, afros, caminhando lado a lado com brancos é o nosso maior ideal de PAZ, AMOR. Verdade que o EMPODEIRAMENTO me faz buscar, pedindo apoio, buscando votos”.

Minha mãe, não entendia o porque eu, bem realizado profissionalmente, arrisco meu universo para ajudar como gestor a política da minha cidade que sofre com mais de 500 moradores em situação de ruas, sistema de segurança atirando pelas costas de “negros, pretinhos”, e esses revidando com tiros também, em nossos becos, em nossa periferia, em nossos “MORROS”. Bairros.

Como gestor, COM EMPREENDEDOR , O MOISES ALVES, deseja ter um mandato de vereador em vitória?

– ISSO É O EMPODEIRAR?

Precisamos de mais de dois, três, quatro, cinco mil votos, não será fácil sem o apoio espontâneo do eleitor, amigo, morador, comerciante principalmente.

Precisamos de um novo modelo de segurança pública, a “era de tiroteio” tem que ser repaginada, não há PAZ onde não há educação, cultura, saúde, trabalho e GERAÇÃO DE RENDA para todos, em todos os BAIRROS DA CIDADE HÁ DE TER IGUALDADE. Não apenas nas orlas, praias, bairros mais nobres querem nossa evolução. Busco um “Empoderamento Pelo Voto”.

Democracia é isso, renovação na Câmara Municipal, renovação pelo “Empoderamento” que o voto tem, possui, o povo, o eleitos futuros 21 vereadores, candidatos eleitos, necessitam entender que ele chega e é o poder, pelo voto, o voto dá poder a homens e mulheres. Política”. Não posso decepcionar ao meu eleitor.

Todos nós, somos promissores empresários da região do Centro de Vitória.  Todas a mães amam como a minha ama, trabalham como a minha trabalhou, e todos os “pretinhos e Brancos” podem e devem ter oportunidade de serem  felizes, como nossa família busca ser.

Moises Alves e professor Paulo Fernandes. Unidos… Afros, negros, pretos.

Com vê a cultura AFRO, Negra, Preta?

A Cultura de nossa origem, sendo revelada nos qualifica, somos Negros, Afros, culturas de mais de 5 mil anos, correm no “pulsar dos tambores”, conhecemos a dor e somos flores, humanos, somos samba, música, teatro, cinema e trabalho operário, somos artesões, somos símbolo de  muito trabalho.

Reconhecimento ao negro, afro. Preto ou Branco, somos uma etnias, Fortes, vencedoras.  Peço voto aos meus, irmãos em cores. Brancos e Negros. Peço apoio e tenho consolidado irmão perante as causas que nos afetam como etnia. Origem Africana, unidos é o poder do voto .

Necessitamos de apoio  consciente do povo que somos, as favelas, as escadas, vielas, ruas, que moram as pessoas que podem nos ajudar, entendendo a mensagem.

Com o passar dos anos e a experiência adquirida, conquistou um espaço na Praça do Palmito, onde montou sua primeira barraca de artesanatos e bolsas. Assim, surgiu a oportunidade de empreender e crescer no comércio local. Com sua trajetória, fundou a loja Alves Couros e Decorações, que em 2024 comemora 30 anos de fundação. Hoje, a loja gera empregos, renda receitas e  gerando a cada dia mais crescimento. dividendos e impostos em nível, federativo, estadual e municipal, destacando-se no comércio local, estadual e nacional pois, atende a todo mercado no município, estado e nação brasileira.

“Fui galgando e superando os desafios que a vida nos apresenta e construí minha família. Tenho muita honra em ver que minha história de vida me colocando sempre apto a superar e crescer com as adversidades e dificuldades.”

Como o senhor vê o Carnaval em Vitória?

“O Carnaval das Escolas de Samba precisa ser revisado e mais planejado. Ele  agrega grupos, pessoas a cultura da cidade e pode se tornar um trabalho de 365 dias, como qualquer setor da economia formal. O turismo, impulsionado pelo Carnaval, desenvolve a cidade e trazendo receitas ao Município.  Atualmente, temos o hábito de ver o Carnaval de Vitória como três dias de festa ou uma semana de desfiles e blocos de rua, com preparativos que duram apenas três a quatro meses. No entanto, há costureiras, coreógrafos, músicos, sambistas, passistas entre outros, que possuem talentos que podem ser atividades profissionais e fontes de renda ao longo do ano. É essencial um planejamento estratégico anual e uma política direcionada que gere renda para as agremiações e seus membros, com um calendário de atividades contínuo ao longo dos 365 dias do ano.”

Rei Momo. Sou apaixonado pela raízes do samba brasileiro, o carnaval, a cidade no cenário internacional turisticamente no futuro pois no estado e no pais, estamos em evidencia consolidada.

Carnaval Capixaba, reconhe3cido Nacionalmente. Qualidade nos produtos, arte das escolas, velha guarda, carnavalescos, costureiras, baianas,  artesãos, dirigentes, músicos foliões… plateia.  Formas e cores. Gente Feliz!

 

Mais ainda, Moisés Alves Cruz, morador do Parque Moscoso, dedica-se também, como liderança política no Centro de Vitória, buscando na UNIÃO colocar sua experiência como bom gestor. É membro da Diretoria da Associação de Moradores do Parque Moscoso (AMPAR) e Conselheiro eleito e reeleito do Conselho Municipal de Segurança Pública de Vitória, com gestões que demonstram bons resultados. a campanha hoje de Moisés Alves Couros está sendo incentivada por amigos, clientes, comerciantes e moradores de toda cidades, a se posicionar no cenário político municipal como candidato a vereador em Vitória pelo  PRD na capital.

– O que representa a Vila Rubim em sua vida?

“A Vila Rubim é meu berço, onde aprendi valores fundamentais. Aqui, conquistei minha estabilidade financeira e familiar, superei desafios e vi exemplos inspiradores de empreendedorismo que moldaram minha trajetória pessoal e profissional.”

– Devido a fatalidade que destruiu sua empresa como esta sendo a reconstrução da Alves Couros?

“Após um momento lamentável, nossa empresa encontrou na união familiar e dos colaboradores da nossa empresa a força para superar e se reconstruir. Hoje, estamos mais unidos e focados em nosso propósito no mercado, com dedicação diária ao trabalho e fé no futuro.”

– Dentro desses desafios em sua vida, como nasceu sua candidatura a vereador em Vitória?

“Um novo desafio está em curso e muito bem aceito, a candidatura a vereador foi  lançada em minha vida, vejo com carência  a responsabilidade  de ser representante político na CMV, sou um gestor bem assimilado pelo capacidade de resolver problemas, sou um homem, cidadão e eleitor, genuinamente preocupados com as pessoas  que aqui moram, trabalham, visitam o Centro de Vitória. 

A política é um setor complexo e crucial para o progresso social, mas frequentemente vemos políticos que não demonstram essa preocupação com os cidadãos que dependem de ações governamentais para prosperar. Não sou um político tradicional,  essas eleições é a primeira vez que disponibilizo meu nome como candidato a vereador  por Vitória.

O Sr. concorda que hoje o maior desafio da politica é a insegurança pública na nossa Cidade?

“Em Vitória, os indicadores de segurança pública mostram que novas estratégias estão dando resultados positivos, com uma redução nos casos de homicídios e nos assaltos. Estamos progredindo, mas há muito a ser feito. O COMSU  – Conselho Municipal de Segurança de Vitória, vive desempenhando um papel crucial nesse avanço. Além disso, é essencial implementar novas leis e combater a impunidade para continuar melhorando a segurança em nossa cidade.
Tenho participado de diversas reuniões com  o colegiado das associações de bairros do Centro de Vitória, onde temos buscado soluções dos problemas inerentes a segurança pública.”

O sr. mora no Centro de Vitória?

Sou morador do Parque Moscoso, dedico meu tempo também, como liderança política no Centro de Vitória, buscando na UNIÃO colocar sua experiência como bom gestor. Sou  membro da Diretoria da Associação de Moradores do Parque Moscoso (AMPAR) e Conselheiro eleito e reeleito do Conselho Municipal de Segurança Pública de Vitória, com gestões que demonstram bons resultados. a campanha hoje de Moisés Alves Couros está sendo incentivada por amigos, clientes, comerciantes e moradores de toda cidade, a se posicionar no cenário político municipal como candidato a vereador com mérito, em Vitória pelo  PRD na capital.

Moises na posse da diretoria da AMPAR.

   –  O Sr. como coordenador da (AMPAR), existem boas notícias e conquistas ao longo desses últimos quatro            anos?

Quando iniciei na AMPAR, foi minha primeira experiência na Diretoria da mesma. Começamos com a luta para manter o Batalhão de Trânsito no nosso bairro. Sensibilizamos o governador Renato Casagrande, que teve o bom senso de manter o Batalhão de Transito no Parque Moscoso, com mais de 450 policiais atuando e convivendo diariamente no Centro de Vitória.

Antes das obras.Antigo Colégio Americano Batista.

Proposta final do Futura EMEF São Vicente de Paulo – Parque Moscoso.

Consolidamos o início das obras da EMEF São Vicente de Paulo, um investimento de R$ 20 milhões que beneficiará vários bairros do Centro. Após anos de espera, na gestão do atual Prefeito  Lorenzo Pazolini, as obras foram finalmente iniciadas. Restauramos o Viaduto Caramuru, com um investimento adicional de R$ 1,2 milhão. Inauguramos o Residencial Santa Cecília, um prédio histórico que agora abriga moradores e famílias, contribuindo para a economia local e aumentando a população do bairro.

O Parque Moscoso está recebendo melhorias, incluindo a construção de um campo de futebol Society. Além disso, promovemos a ornamentação de Natal e Páscoa, que movimenta o comércio e oferece entretenimento à comunidade. Conseguimos a substituição das lâmpadas de vapor por lâmpadas de leds no entorno do Parque Moscoso. Esta sendo viabilizado a instalação de novas luminárias dentro do Parque Moscoso.

No entanto, o SESC apresentou uma proposta mais avançada de melhorias, incluindo um projeto diferenciado com acessibilidade e aparelhos para deficientes físicos. O SESC está desenvolvendo este projeto e o apresentará à comunidade em um futuro muito próximo. Dessa forma, os recursos da obra da Praça Misael Pena foram redirecionados para investimentos no Parque Moscoso.

Além disso haverá um investimento no valor total de 23 milhões de reais na sede do SESC , que servirá para construção de um núcleo de atendimento de especialidades para portadores de deficiência.”

Igreja Nossa Senhora do Rosário – Projeto Visitar

– Com relação ao Centro Histórico, qual visão o senhor tem?

“Hoje, o Centro de Vitória necessita de um novo significado. Está sendo elaborado um planejamento estratégico jamais visto na capital. A continuação e ampliação do trabalho que iniciamos são essenciais para fazer a diferença no Centro Histórico, ampliando seu potencial turístico econômico e trazendo mais qualidade de vida aos moradores da região.

O prefeito Lorenzo Pazolini tem sido um grande parceiro da nossa comunidade, realizando consideráveis investimentos no Centro de Vitória. Um exemplo é a Praça Misael Pena, antiga rodoviária de Vitória. Inicialmente, havia uma ordem de serviço e as obras foram iniciadas pelo prefeito, com o objetivo de melhorar a praça, seguindo o padrão das melhorias realizadas em todas as praças do Centro.

No entanto, o SESC apresentou uma proposta mais avançada de melhorias, incluindo um projeto diferenciado com acessibilidade e aparelhos para deficientes físicos. O SESC está desenvolvendo este projeto e o apresentará à comunidade em um futuro muito próximo. Dessa forma, os recursos da obra da Praça Misael Pena foram redirecionados para investimentos no Parque Moscoso.

Além disso haverá um investimento no valor total de 23 milhões de reais na sede do SESC , que servirá para construção de um núcleo de atendimento de especialidades para portadores de deficiência.”

Catedral Metropolitana de Vitória – Cidade Alta – Centro Histórico.

 

Edição e texto – Mário Antônio Berardinelli Bernabé