Dia Mundial do Diabetes: informações são essenciais para a prevenção e controle
Nesta terça-feira (14), é celebrado o Dia Mundial do Diabetes. A data, instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS), procura alertar sobre formas de prevenção da doença e de controle para quem vive com diabetes. Por isso, a Secretaria Municipal de Saúde de Vitóriapromove, no próximo sábado (18), consultas de promoção do cuidado de hipertensão e diabetes em 10 Unidades Básicas de Saúde (UBS): Itararé, Maruípe, Consolação, Grande Vitória, Ilha das Caieiras, Conquista, Vitória, Maria Ortiz, Jardim Camburi e Jardim da Penha.
Em Vitória, todas as 29 Unidades Básicas de Saúde (UBS) realizam uma série de ações de educação em saúde orientando a população sobre sinais e sintomas da doença, formas de prevenção, adoção de hábitos e comportamentos saudáveis, bem como a prática de atividade física. Em diversas ações, busca-se parcerias com a comunidade e equipamentos do territórios como escolas, igrejas, associações.
“Com educação e informação, é possível melhorar muito a vida de quem vive com diabetes, evitando complicações que, em sua maioria, acontecem devido ao mau controle da glicemia”, explica a referência técnica em Diabetes de Vitória, Aline Segato.
Para a investigação do diagnóstico de diabetes são ofertados exames laboratoriais e consultas médicas. A partir do diagnóstico confirmado as pessoas são cadastradas no serviço de saúde, tem seu tratamento definido e são acompanhadas por uma equipe multidisciplinar, conforme sua estratificação de risco, avaliação da evolução da doença e a adesão ao plano terapêutico.
Se houver necessidade, a pessoa com diabetes é encaminhada para especialistas no Centro Municipal de Especialidades para acompanhamento e controle.
Os medicamentos para o tratamento das pessoas com diabetes são fornecidos conforme padronização da Relação Municipal de Medicamentos Essenciais de Vitória (REMUME) que, aliados às orientações em saúde, garantem resultados concretos e melhoria da qualidade de vida dessa população.
As consultas são parte das ações realizadas dentro da programação do Dia D do Novembro Azul.
Orientações
Segundo os profissionais de saúde, as principais orientações para quem convive com o diabetes são:
- Realizar exame diário dos pés para evitar o aparecimento de lesões;
- Manter uma alimentação saudável;
- Fazer uso correto dos medicamentos prescritos;
- Praticar atividades físicas;
- Manter um bom controle da glicemia, seguindo corretamente as orientações dos profissionais de saúde.
Dados
Segundo a vigilância de fatores de risco e proteção para doenças crônicas por inquérito telefônico (Vigitel 2023), 9,6% dos adultos de Vitória vivem com diabetes. Atualmente, 25.179 pessoas estão cadastradas na rede municipal de saúde da capital com a doença.
Editor-chefe, publicitário, jornalista e especialista em marketing político, com vasta experiência em gestão editorial, desenvolvimento de estratégias de comunicação e campanhas políticas de alto impacto.