Calçadão ES – Decreto define novas regras para Carteira de Identidade nacional

Calçadão ES – Decreto define novas regras para Carteira de Identidade nacional

O procedimento inclui agendamento no órgão emissor, registro da solicitação, coleta de foto e biometria. Dependendo do estado, a nova carteira pode ser enviada pelos Correios ou retirada pessoalmente. É importante lembrar que a primeira via da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) é gratuita em todo o país.

Com o Decreto nº 10.977, de 23/02/2022, o Espírito Santo passou a adotar o novo modelo da Carteira de Identidade Nacional. Uma das principais novidades é que o documento adota o número de inscrição no CPF como registro geral nacional, e não mais o antigo número do RG estadual.

A carteira de identidade, popularmente conhecida como RG (Registro Geral), é considerada o principal documento do cidadão, pois representa a identidade de cada pessoa registrada no Brasil. Sua emissão, no Espírito Santo, é de competência do Instituto de Identificação da Polícia Científica.

Até quando vale o RG antigo?

O RG antigo é válido até 28 de fevereiro de 2032 , mas você pode perder utilidade antes de se a foto estiver muito desatualizada ou precisar de serviços que desativem o novo modelo, a Carteira de Identidade Nacional (CIN), que unifica o CPF e tem validade por idade (5, 10 ou indeterminada). Você pode solicitar um CIN a qualquer momento, sendo a primeira via gratuita. 
Prazos para o RG Antigo:
  • Até 2032: Prazo final para uso do RG tradicional, conforme o Decreto nº 10.977/2022. 

Foto Desatualizada: Se a imagem não permite o reconhecimento do titular.

Dúvidas sobre a Identidade: Para atos notariais ou situações de segurança, pode ser solicitado outro documento ou atualização para o CIN.

Viagens: Em alguns casos, como viagens ao Mercosul, podem ser utilizadas a identificação mais recente. 

Ainda com o RG antigo