Calçadão Cidadania – Cursos de especializações visam qualificar moradores da cidade em desenvolvimento

Calçadão Cidadania – Cursos de especializações visam qualificar moradores da cidade em desenvolvimento

Mais oportunidades para os cariaciquenses! O prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio, sancionou a Lei 6.757, aprovada pela Câmara de Vereadores do município, que institui o programa "CariaciCAPACITA", com o objetivo de promover a qualificação profissional dos moradores em situação de vulnerabilidade social e empreendedores. A informação foi divulgada no Diário Oficial desta terça-feira (17).

“O nosso trabalho principal é cuidar de pessoas e melhorar as condições de vida da nossa população. Cariacica é assim, uma cidade construída a várias mãos, cuidando do presente e de olho no futuro”, falou o prefeito da cidade, Euclério Sampaio.

O programa tem como objetivo capacitar profissionalmente cidadãos em situação de vulnerabilidade social, visando à sua inserção no mercado de trabalho e à geração de renda, além de reduzir as desigualdades sociais e promover a qualidade de vida da população, atendendo às demandas do mercado local, com ênfase no setor de serviços, que representa o maior segmento econômico do município.

A vice-prefeita e secretária de Governo, Shymenne de Castro, ressaltou a importância da iniciativa. “A gestão do prefeito dá mais um passo importante para a cidade, criando o programa de qualificação profissional para inserir jovens, famílias e pequenos empreendedores no mercado de trabalho, promovendo autonomia, dignidade e geração de renda”, disse ela.

O CariaciCAPACITA será coordenado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semdei), que poderá estabelecer parcerias com instituições como o SENAC e outras do Sistema “S” para a implementação das ações previstas.

“O programa é uma iniciativa de capacitação profissional para pessoas em vulnerabilidade social e para os empreendedores da cidade. Essa ação vai contribuir para a formação de diversas pessoas da nossa cidade. Com a oferta destes cursos, o moradorador vai se qualificar e atender às demandas do mercado de trabalho”, destacou o secretário de Desenvolvimento, Sandro Heleno.

A iniciativa visa oferecer cursos presenciais, semipresenciais e à distância, conforme a necessidade e o perfil dos beneficiários, além da utilização de metodologias ativas de ensino, promovendo a participação efetiva dos alunos no processo de aprendizagem.

Confira os cursos

Durante a capacitação, os alunos vão realizar oficinas práticas e estudos de caso para contextualizar o conteúdo teórico. O conteúdo programático dos cursos será definido de acordo com as demandas do mercado local. Os cursos e áreas ofertadas serão:

I – Ambiente e Saúde:

a) Manipulação de alimentos; b) Cuidador de idosos; c) Socorrista e Atendimento de urgência; d) Higienização hospitalar.

II – Desenvolvimento Educacional e Social:

a) Inglês básico; b) Educador social; c) Libras – Língua Brasileira de Sinais; d) Auxiliar de creche.

III – Estética e Beleza: a) Barbeiro;

b) Cabeleireiro e Design de sobrancelhas; c) Manicure e Pedicure; d) Maquiagem profissional.

IV – Administração e Vendas:

a) Atendimento ao cliente; b) Técnicas de vendas e marketing; c) Empreendedorismo e Gestão de pequenos negócios; d) Operador de Caixa.

V – Tecnologia da Informação:

a) Informática básica; b) Edição de vídeos e imagens; c) Suporte e manutenção de computadores; d) Marketing digital e Redes sociais.

VI – Construção Civil e Indústria:

a) Pedreiro e Assentador de pisos; b) Eletricista residencial; c) Pintor de obras; d) Marcenaria e carpintaria.

VII – Turismo e Hospitalidade:

a) Recepcionista de hotel; b) Garçom e Atendimento em bares e restaurantes; c) Cozinha básica e Gastronomia; d) Guia de turismo local.

VIII – Transporte e Logística:

a) Motorista de transporte de passageiros; b) Estoquista e Gestão de almoxarifado; c) Logística e distribuição; d) Motofrete e delivery.

Também serão ofertados cursos de iniciação ao mercado de trabalho, cuja carga horária mínima corresponderá à necessidade de cada curso, de forma individualizada. Os cursos ofertados pelo programa terão carga horária mínima de 120 horas e máxima de 240 horas.

Será oferecido auxílio transporte aos cidadãos participantes do Programa Municipal “CariaciCAPACITA”, que estejam matriculados e frequentando regularmente o curso, desde que residentes no município de Cariacica e que atendam aos requisitos exigidos.

Fonte: PMC – comunicação Social.

Por Mariana Santos
Fotos Arnaldo Peruzo/PMC


Jornal Calçadão – Informe Ambiental .

Acesse: https://ipram-es.org.br/

No mês do Meio Ambiente em foco- conheça o IPRAM – INSTITUTO DE PESQUISA E REABILITAÇÃO DE ANIMAIS MARINHOS ,

Acesse: https://ipram-es.org.br/

Relacionados