Calçadão Cariacica – Dona Silvia comemora 100 anos com satisfação em ver sua cidade transformada para melhor

Calçadão Cariacica – Dona Silvia comemora 100 anos com satisfação em ver sua cidade transformada para melhor

Dos 135 anos de história da cidade que ama a moradora, Dona Sílvia que nasceu em São Cristóvão, no Rio de Janeiro, e veio morar na cidade há 73 anos, depois de conhecer um pedreiro capixaba que conquistou seu coração e a trouxe para viver em Jardim América onde vive a cada dia mais feliz em ver sua cidade desenvolvida.

Ela gosta de andar bem vestida, cheia de acessórios e bem cheirosa. E hoje está bem feliz em ver a cidade que escolheu para criar sua família há 73 anos. Mulher de fibra e batalhadora, Sílvia Miranda de Oliveira comemorou 100 anos nesta terça-feira (16), bem próximo à data em que Cariacica festeja a chegada dos seus 135 anos.

Foi em uma casa, na Rua Hermes Santório, antiga Rua Colômbia, que o casal se instalou e onde ela mora até hoje. Na época, com 27 anos, Silvia cuidava de cinco crianças, filhas do seu marido, que era viúvo. O casal teve ainda outros oito filhos, sete deles ainda vivos.

Com 13 crianças para cuidar, ela sempre teve muito trabalho. “Era muita roupa para lavar e para passar com ferro de brasa. Era muita comida para fazer também. Acho que por isso que eu tenho tanta saúde, porque sempre trabalhei muito”, conta a aniversariante que adora conversar.

E ela não dispensa uma música.

“Eu amo seresta, já fui pé de valsa. Também adoro carnaval e sou fã do Alemão do Forró. Ouço muita música, mas hoje não consigo mais dançar”, detalha dona Sílvia, contando que assiste seus cantores preferidos pela televisão, que ganhou de presente.

Memória

Dona Silvia também tem uma ótima memória. O segredo ela ensina para quem quiser saber: “Eu adoro matemática. Todos os dias eu crio contas de somar, dividir e multiplicar e no final ainda tiro a prova dos noves (uma forma de conferir cálculos)”, contou a centenária.

A memória também não a deixa esquecer um passado não muito distante, quando ela sofria com os alagamentos que atingiam moradores da parte mais baixa de Jardim América, onde ela vive. Silvia mora numa residência que inicialmente era de tacos.

Parabenizou o Prefeito e o governador –

“Era um valão e antigamente aqui no bairro tinha muita casa de estuque. Agora a cidade está muito bonita”, elogiou.

Todas às vezes que chovia, ela perdia partes do revestimento de madeira do qual ela cuidava com todo orgulho e com tanto capricho. O piso foi substituído pelo cimento vermelhão e depois pela cerâmica mais moderna.

Mas, agora, a família já não sofre com a invasão da casa pelas águas da chuva, pois a Avenida América foi totalmente reformada e ganhou novas instalações. Em 1,2 quilômetro de intervenções, a via ganhou pista de rolamento, acostamento em ambos os lados, novas passagens para pedestres e nova drenagem.

Fonte: PMC – Comunicação Social.

Por Joviana Venturini
Fotos Álbum de família

———————————————————————-

Jornal Calçadão – Informe Ambiental .

Acesse: https://ipram-es.org.br/

No mês do Meio Ambiente em foco- conheça o IPRAM – INSTITUTO DE PESQUISA E REABILITAÇÃO DE ANIMAIS MARINHOS 

Acesse: https://ipram-es.org.br/

Relacionados