Praça da Ciência: diversão, conhecimento e bate-papo com pesquisadores
Os animais marinhos e as algas já fazem parte do dia a dia de quem vive nas cidades litorâneas, como é o caso de quem reside em Vitória. Mas você conhece a importância ecológica desses seres vivos? Uma exposição, que será realizada nesta terça-feira (25), às 14h, na Praça da Ciência, um dos Centros de Ciência, Educação e Cultura (CCEC) da capital, vai trazer muita informação sobre os seres vivos marinhos mais comuns nos costões rochosos de nosso litoral.
Banners informativos serão expostos na Praça, com os resultados da pesquisa “A biodiversidade marinha em costão da Ilha do Boi”, que foi realizada por pesquisadores da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Os trabalhos foram produzidos na disciplina de Biologia de Campo I, sob a orientação das Professoras Maria do Carmo Pimentel Batitucci, Tânia Mara Guerra e Valeria de Oliveira Fernandes, e serão apresentados pelos estudantes do curso de Bacharelado em Ciências Biológicas.
Além disso, às 15h, haverá a apresentação do “Sistema Solar”, um dos equipamentos que compõem o acervo da Praça da Ciência, com realidade aumentada, por meio de um aplicativo desenvolvido pelo físico Alerf Donel, em pesquisa realizada pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes).
O equipamento “Sistema Solar” foi projetado pelo Museu de Astronomia e Ciências Afins, localizado no Rio de Janeiro, na década de 1980, e está instalado desde sua inauguração, em 12 de outubro de 1999. Representando a nossa casa cósmica em escala, o equipamento apresentava baixa procura pelo público geral e escolar.
Como forma de estabelecer novas interações com os estudantes e o público geral, foi proposta a implantação da realidade aumentada no equipamento, projeto do hoje físico Alerf Dornel, que à época era estagiário da Praça da Ciência, como recurso tecnológico inovador para a comunicação entre o acervo e o usuário.
Universo no parque
O programa de palestras “Universo no Parque” busca aproximar o público de cientistas e já é tradição na Praça da Ciência. Neste sábado (28), o encontro será com o pesquisador Jorge E. Horvath, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG –USP), com o tema “Do que é feito o universo?”.
O pesquisador adiantou um pouco do que os visitantes irão encontrar: “As ideias da Ciência Ocidental se originaram e desenvolveram de forma complexa e intermitente por mais de 20 séculos, muitas vezes reaparecendo e se transformando para chegar ao estado da arte que hoje conhecemos. Esta palestra passa revista a estes processos de forma integrada. Especial atenção será dada ao conhecimento da microfísica – o átomo e muito além -, indissoluvelmente ligada à existência do Cosmos e sua evolução. Em soma, nos colocaremos desde a perspectiva dos praticantes das Ciências contemporâneas, e com um olhar para o futuro do conhecimento”, ressaltou.
Venha participar desse universo científico e divertido!
Onde: Praça da Ciência. Avenida Américo Buaiz, s/n, Enseada do Suá (próximo à praia da Guarderia). Não é necessário inscrição. Entrada gratuita. Fonte: Prefeitura de Vitória.