Auditório da PMV recebe estudantes da rede municipal para uma manhã de sessão teatral
A manhã desta quarta-feira (12) foi marcada pela nova tradição da Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim, que tem, desde o final de 2022, transformado o auditório Zemar Moreira Lima, localizado sede da Prefeitura de Vitória (PMV), em palco para grandes apresentações teatrais. Trata-se da ação “Viver o Livro ao Vivo e em Cores”, do projeto “Viagem pela Literatura”.
Na sessão especial de hoje, que teve aproximadamente 60 minutos de duração, mais de 250 estudantes da rede municipal de ensino de Vitória, com idades entre 5 e 10 anos, puderam assistir ao espetáculo “Os Saltimbancos”, baseado no livro de Chico Buarque de Holanda com adaptação do clássico da literatura “Os músicos de Bremem”, com o Grupo Dourado Produções e Eventos.
“Nosso maior objetivo é aproximar os participantes dos livros por meio de textos teatrais produzidos por escritores da literatura infantil”, explica a bibliotecária Elizete Caser.
Participaram da atividade estudantes das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) Padre Anchieta, Amilton Monteiro da Silva, Regina Maria Silva, Oto Ewald Júnior e dos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) Lídia Rocha Feitosa e Professora Sophia Musengny Loureiro.
O espetáculo
O espetáculo “Os Saltimbancos”, baseado no livro de Chico Buarque de Holanda com adaptação do clássico conto da literatura dos Irmãos Grimm, “Os músicos de Bremem”, trata da união de um grupo de animais contra a exploração realizada por seus patrões.
Ao longo das canções é possível perceber que cada um dos animais canta as suas angústias quando decidem se reunir para ter a oportunidade de mudar o rumo de suas vidas.
Os protagonistas envolvidos são um jumento, um cachorro, uma galinha e uma gata. Questões como união, solidariedade, justiça e diversidade são alguns dos conceitos que a narrativa de “Os Saltimbancos” consegue transmitir ao público de todas as idades.
Fonte: Prefeitura de Vitória.