Vitória recebe dia de ação social e global na Ilha de Santa Maria e Monte Belo
Serviços como vacinação, cadastro e encaminhamento ao mercado de trabalho, atendimento do Procon, atividades de educação para o trânsito, orientações sobre os serviços de atendimento a mulheres em situação de violência e informações sobre o Programa Jovem Aprendiz marcaram a sanção da Lei nº 9.943, que institui o Dia da Ação Social e Global do Condomínio Maçônico da Ilha de Santa Maria e Monte Belo, na manhã deste sábado (24).
O evento, realizado na Praça Oscarino Alves Maciel, no bairro Ilha de Santa Maria, contou com a presença do prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, e diversas outras autoridades.
“É unindo o nosso povo, trazendo as pessoas para perto e criando oportunidades de uma vida digna que nós vamos continuar reescrevendo a história dessa cidade. Vitória hoje é uma das cidades com maior índice de desenvolvimento humano do país e é a cidade entre as três melhores qualidades de vida para se viver. Isso é fruto não somente do trabalho da prefeitura, mas da união de todos, parlamento, sociedade civil organizada, polícias Civil e Militar e a comunidade. Tenho a grata satisfação de estar à frente de um município que é modelo de gestão, de responsabilidade social, de responsabilidade fiscal, mas, principalmente, onde as pessoas têm empatia, alegria e orgulho de viver”, declarou o prefeito.
A animação ficou por conta da Banda da Guarda Municipal e atividades esportivas e de recreação, como o campeonato de futebol society e de xadrez.
Parcerias
A Polícia Civil participou da ação, atendendo 100 pessoas com a emissão da segunda via da Carteira de Identidade (para maiores de 12 anos de idade).
Outras organizações, como Hemoes, Corpo de Bombeiros, Sebrae e a Universidade Estácio de Sá também participaram da 1ª Ação Social Global do Condomínio Maçônico.
Primeiro emprego
Quem não perdeu tempo foi a jovem Bianca Dias de Oliveira, de 15 anos de idade, que aproveitou os serviços oferecidos pela PMV para se informar sobre a Carteira de Trabalho e também sobre encaminhamento ao mercado de trabalho.
“Estou nova, mas não posso perder tempo, né”, disse, esperançosa.
Vacinação
Já dona Silvia Fontes, de 64 anos, foi à ação para colocar o cartão de vacinação em dia. Vestida com uma camisa do evento, disse estar agradecida pela oportunidade.
“Acabei de tomar a vacina da gripe. Agora estou protegida e em dia com a vacinação”, declarou orgulhosa.
Exercício dos direitos
A aposentada Laura Bispo Dell Antônio, de 73 anos, foi em busca de documentação.
“Meus documentos estão todos picotadinhos, quero tirar tudo novo, inclusive resgatar meu CPF, que perdi. É com os documentos na mão que a gente exerce os direitos de cidadão, né?”, indagou.
A seguir, dona Laura aproveitou o serviço da Saúde (Semus) e aferiu a pressão arterial e verificou o nível de glicose.
“Pelo visto está tudo bem comigo. Passei no teste”, comemorou.
Fonte: Prefeitura de Vitória.